Enem 2023: Professores apontam quais são os temas mais cotados para a Redação
Trabalho remoto, guerra de informações e trabalho escravo são algumas das opções divulgadas no Portal Nacional da Educação
Escute essa reportagem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e os candidatos seguem estudando a todo vapor. Na última semana, dando uma direção para quem for fazer a prova, o Portal Nacional da Educação (PNE) divulgou uma nova lista sobre possíveis temas da redação.
Nela, estão citados mais de 40 assuntos, sendo alguns deles trabalho remoto, homofobia, guerra de informações, trabalho escravo e políticas públicas na segurança em escolas e universidades.
Renan Andrade, professor de Redação do Darwin, afirmou que essa última temática é bastante pertinente.
“O meu top um de aposta é o de caminhos para combater a cultura da violência nas escolas, sendo impulsionado pela questão dos atentados. Envolve bullying, desrespeito ao professor e destruição de patrimônio da escola”.
O tema saneamento básico também foi listado pelo PNE. “É outro tema que aposto, com a ideia dos desafios para o acesso devido ao fato que algumas doenças estão voltando como fruto do deficitário saneamento básico brasileiro”.
De acordo com Rayza Fontes, professora de Língua Portuguesa e Redação, o Enem trabalha com temáticas que tenham impacto social, sejam atuais e não polêmicos. “Dificilmente vai cair legalização do aborto ou descriminalização das drogas”, exemplificou.
A professora de Redação do UP, Ana Paula de Oliveira, comentou que orienta seus alunos a estudarem por eixos, e que dentro deles existem vários temas possíveis. “O aluno tem que saber organizar entre eixos e ter repertório para cada um deles. Esse repertório vale para vários temas”.
Neste ano, ela acredita que os eixos tecnológico, cultural e ambiental são mais os prováveis de caírem. Para repertório cultural, o estudante deve fazer um texto que dialogue com outras áreas do conhecimento (Sociologia, Filosofia, entre outros), podendo também recorrer à literatura nacional.
Lúcio Manga, professor do Centro Educacional Leonardo Da Vinci e da Escola Monteiro, disse que é importante ter bagagem cultural. “É fundamental o aluno se informar, ler jornais e revistas e assistir a documentários e séries sobre comportamento, sociedade e tecnologia”.
As estudantes Lorena Pimenta Valbão e Carolina Burlamacchi estão se dedicando bastante para o Enem e seguindo todas as dicas do professor Lúcio. O Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.
ALGUNS POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO
Impactos da pandemia de covid-19 na educação
A pandemia impactou de forma bastante negativa a educação. O candidato pode abordar o abandono escolar e o déficit de conteúdos, afinal, muitos estudantes não tiveram acesso a aulas, principalmente aqueles de escola pública.
A indústria e o meio ambiente
Indústrias têm adotado cada vez mais práticas sustentáveis. O estudante pode trabalhar a argumentação da ideia de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Violência infantil
A violência infantil é uma realidade no Brasil. O tema abre espaço para abordar canais de denúncia e a educação sexual nas escolas. Esta é fundamental para que as crianças consigam entender quando elas estão sendo abusadas e, assim, saber como denunciar.
Novas tecnologias e inteligência artificial (consequências)
A sociedade está na era da tecnologia. O candidato pode trabalhar a ideia de necessidade de orientação do uso delas e argumentar sobre o processo de educação e conscientização sobre o limite dos usos.
Demência digital
O candidato pode trabalhar a necessidade de incentivo à leitura e conhecimento. Há uma banalização de conteúdos na internet, com o grande volume de imagens e vídeos que não acrescentam na bagagem cultural de jovens e adolescentes.
Consumo exagerado
O consumo exagerado faz parte da vida de cidadãos brasileiros. O candidato pode abordar a necessidade de educação e conscientização dessa prática.
Cultura do cancelamento
A cultura do cancelamento foi potencializada na pandemia, em que as pessoas ficaram isoladas e passaram a fazer maior uso de canais digitais. O candidato pode abordar o lado de que há punição para o que é publicado na internet, e que ela não é “terra sem lei”.
Uso de cigarro eletrônico
O cigarro eletrônico faz sucesso principalmente entre os jovens. Por não conter as mesmas substâncias que o cigarro comum, usuários podem acreditar que ele não traz prejuízos. Candidatos podem trabalhar no texto a cultura do modismo, imediatismo e como o cigarro eletrônico pode ser utilizado como ferramenta de socialização.
TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade afeta diversos brasileiros. O candidato pode trabalhar no texto as dificuldades que a pessoa com TDAH enfrenta no meio educacional, em que a escola não está preparada em relação a provas adaptadas, questão metodológica.
Cobertura e importância do esquema vacinal
Por conta da não vacinação, determinadas doenças que não apareciam com frequência voltaram à tona. O candidato pode abordar sobre a propagação de notícias falsas e discutir a respeito de como elas criaram o movimento antivacina e anti- ciência.
Valorização do trabalho voluntário
o trabalho voluntário é realizado por diversas pessoas no Brasil. No texto, o candidato pode trabalhar a questão da empatia, razão para viver e a necessidade que as pessoas têm de criar um propósito.
Os desafios para diminuir crimes ligados à orientação sexual
É um tema atual. No texto, é importante abordar o papel da escola e da família e como a sociedade civil se insere nesse contexto, trabalhando em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs).
Aumento das infecções sexualmente transmissíveis (ist)
Elas acontecem principalmente entre os jovens. O candidato pode abordar a negligência e a falta de educação sexual nas escolas. Citar séries no desenvolvimento do texto é interessante. Uma famosa da Netflix é a “Sex Education”.
Identificação de pessoas desaparecidas
O brasil tem um índice alto de pessoas desaparecidas e isso é pouco falado. É possível abrir uma discussão a respeito do assunto.
Trabalho remoto
A sociedade atual passa por mudanças no mercado de trabalho. O candidato pode trabalhar a reconfiguração da capacidade produtiva e a necessidade de qualificação de mão de obra voltada para a tecnologia.
Fonte: Os temas foram apontados pelo Portal Nacional da Educação. Já as considerações sobre eles, feitas por especialistas consultados.
Comentários