Crescimento no hábito da leitura impulsiona recorde na Biblioteca Transcol
Projeto retornou em julho de 2025 e tem 10 mil leitores cadastrados
Vinte mil empréstimos de livros e 10 mil leitores cadastrados. Esses são os números alcançados pela Biblioteca Transcol, projeto que retornou em julho de 2025 e que registra aumento no número de livros emprestados a cada mês.
LEIA TAMBÉM: Hábito de leitura ganha força entre diversas gerações
Usuários do Sistema Transcol podem pegar livros emprestados gratuitamente nas unidades do projeto, que conta atualmente com nove em funcionamento em terminais rodoviários de Vila Velha, Serra e Cariacica.
A estudante e menor aprendiz Sandra Picinatti conta que, desde setembro do ano passado, já pegou cinco livros emprestados, e que já influenciou amigos na leitura.
“Depois da escola e antes do trabalho, eu ficava esperando meus amigos na biblioteca. Depois de muito perguntar, eles já sabiam que me encontrariam lá, com algum livro. Tenho três amigos que me viram lendo e agora pegam livros emprestados também, todo mundo fica curioso para saber como funciona”, disse Sandra.
O estímulo à leitura contagia quem convive com leitores assíduos, destaca o secretário da Cultura do Estado, Fabricio Noronha.
“É comum vermos um frequentador do projeto criar o hábito de ler livros e trazer familiares, o tio, a mãe, às vezes até o vizinho que também começam a frequentar as bibliotecas. A leitura é muito importante na formação cidadã do jovem, além de combater a evasão escolar”, explicou o secretário.
Estão em funcionamento as bibliotecas dos terminais de Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica; Itaparica, São Torquato e Vila Velha, em Vila Velha; Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe, na Serra. A biblioteca do Terminal de Laranjeiras registrou 4.063 empréstimos, o maior número do projeto até então.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários