X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Cidades do interior têm as melhores notas do ensino básico. Veja a lista


Ouvir

Escute essa reportagem

Enquanto as aulas presenciais do ensino básico não são retomadas no Estado, as cidades com escolas públicas de melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 comemoram o resultado.

Entre os destaques, estão escolas de cidades como Venda Nova do Imigrante, Mantenópolis e Marechal Floriano.

Os dados foram divulgados na terça-feira (15) pelo Ministério da Educação e levam em consideração a taxa de aprovação dos estudantes, somada às notas dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Nesse caso, foram avaliados os conhecimentos dos estudantes em Português e Matemática no 5º e 9º anos do ensino fundamental, ou seja, nas séries finais e iniciais desta etapa, além dos alunos do ensino médio.

Entre os bons resultados na rede estadual, nos anos iniciais do ensino fundamental, estão as escolas de Venda Nova do Imigrante, que teve índice de 7,5. Já na rede municipal, a cidade de Mantenópolis teve a melhor média, com 7,6.

No final do ensino fundamental, na rede estadual, a cidade com escolas de melhor desempenho foi Domingos Martins, com 6,3. Já na rede municipal, foram as escolas de Marechal Floriano, com 6,1.

Entre as cidades da Grande Vitória, Guarapari e Viana ficaram com a mesma pontuação entre os municípios com escolas de melhor desempenho: 6.

Para a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, o resultado é fruto do Inova Escola, um programa municipal criado em 2014.

“Estamos há alguns anos desenvolvendo toda uma prática pedagógica, metodologia voltada para a melhoria da aprendizagem. Adquirimos equipamentos, materiais didáticos e investimos na formação dos professores”, afirma Luzian, que está no cargo desde 2013.

A capacitação dos professores também foi um dos destaques.

Fundamental
No País, nove estados alcançaram Ideb maior ou igual a 6 nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo teve o melhor desempenho, com 6,7 pontos, seguido por Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Dedicação para mudar comportamento

Imagem ilustrativa da imagem Cidades do interior têm as melhores notas do ensino básico. Veja a lista
Professora do 4º ano do ensino fundamental, Tatyana Braga Rogers |  Foto: Dayana Souza/ AT

Depois de seis anos, a Escola Gislene Silva Queiroz, no bairro Caxias do Sul, em Viana, voltou a ser a melhor colocada do município, de ensino fundamental, no Ideb.

Professora do 4º ano do ensino fundamental, Tatyana Braga Rogers acompanhou por três anos a turma que fez a Prova Brasil no ano passado, que tinha Gabriel Nelis, de 10 anos, como um dos alunos.

“Quando comecei a dar aula para eles, no 3º ano, a maioria não sabia ler e o comportamento era muito difícil. Então foi feito todo um trabalho, de muita dedicação, também da diretora (Maria da Penha), até chegar a esse resultado. E isso é muito gratificante. Não é salário, nem nada. É saber que deu certo. Estou muito feliz” disse Tatyana.

Imagem ilustrativa da imagem Cidades do interior têm as melhores notas do ensino básico. Veja a lista
|  Foto: Reprodução/ Jornal A Tribuna

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: