X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Candidatos a reitor contam o que querem mudar na Ufes


Imagem ilustrativa da imagem Candidatos a reitor contam o que querem mudar na Ufes
Campus da Ufes: há chances para professores efetivos nos cursos de Medicina, Administração e Arquivologia. |  Foto: Leone Iglesias -- 30/09/2019

A lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor de Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) será definida pelos conselheiros da instituição nesta quinta-feira (5), às 13h30, no prédio da reitoria, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Após a escolha dos três nomes, o documento será enviado a Brasília, nos próximos dias, para que o presidente Jair Bolsonaro possa escolher, até 14 de março do ano que vem, quem vai comandar a instituição de 2020 a 2023.

Cinco nomes estão na disputa e, entre as propostas para a Ufes, estão a criação de uma secretaria para garantir políticas de inclusão dos estudantes, a otimização dos recursos e até o combate às drogas nas unidades da universidade.

Os candidatos são os professores Surama Freitas, Ethel Leonor Noia Maciel, Gláucia Rodrigues de Abreu, Paulo Sérgio de Paula Vargas e Rogério Faleiros. O Presidente pode ainda escolher outra pessoa que não esteja na lista tríplice.

Disputa

Atual vice-reitora, Ethel venceu a consulta feita com professores, alunos e servidores da Ufes, em novembro, alcançando 67,5% dos votos válidos (5.879 votos).

“Propomos a criação da Secretaria de Promoção à Saúde e da Secretaria de Inclusão Social e Acessibilidade, ambas pautas fundamentais do nosso programa de gestão”.

Embora a eleição tenha cinco candidatos, além de Ethel, apenas Gláucia participou da consulta com a comunidade acadêmica.

Gláucia teve 32,5% dos votos (1.867 votos) e lamentou que os demais candidatos não tenham participado. Entre suas propostas está a otimização dos recursos da universidade. “Vamos trabalhar uma aproximação da universidade com a sociedade capixaba. A universidade tem um potencial fabuloso e pode ajudar no desenvolvimento de todas as áreas”, disse ela.

Já a professora Surama destacou a descentralização de cada campus e o combate ao tráfico de drogas. “Queremos colocar maior efetivo da Polícia Militar armada para coibir a presença, o tráfico e o uso de drogas, e ampliar o monitoramento”.

A reportagem tentou contato com Paulo Sérgio e Rogério, mas, por meio da assessoria da Ufes, informaram que não falariam antes da eleição.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: