Até “delivery de dever de casa” no ES para evitar reprovação
Essa é uma das estratégias da escola para ajudar o aluno faltoso a fazer as atividades perdidas
Escute essa reportagem
Imprevistos acontecem e, por algumas vezes, faltar aula durante o ano pode ser inevitável. Mas é preciso tomar cuidado para que as faltas excessivas não levem à reprovação do aluno.
Por isso, em busca de soluções efetivas para combater a reprovação por faltas e garantir o sucesso acadêmico dos estudantes, escolas da Grande Vitória têm adotado várias estratégias, como ligar para as famílias, controle eletrônico e até mesmo “delivery de dever de casa”, para evitar a reprovação por faltas.
No Centro Educacional Sonho Meu (Cesm), a coordenadora da escola Susany Kelly Santana Moraes e a equipe pedagógica estão sempre atentas aos alunos que apresentam muitas faltas.
Segundo a diretora do colégio, Edna Tavares, uma das estratégias para ajudar os alunos é levar as atividades perdidas até eles em casa.
“As superintendências de educação orientam as escolas a buscarem todas as possibilidades para auxiliar o aluno faltoso. Aqui na escola, em alguns casos, para evitar a reprovação por falta , enviamos tarefas para casa e, quando necessário, a escola leva a tarefa até o aluno”, explica.
No Centro Educacional Praia da Costa do Ensino Fundamental e Médio, o índice de alunos faltantes é pequeno devido ao monitoramento e estratégias que a escola adota, segundo o coordenador Rodrigo Uliana Sarmento.
“Todo aluno que falta na escola, a família recebe um e-mail informando a falta. Caso ocorra por dois dias e a família não informe a escola o motivo da ausência, ligamos para os pais para saber o motivo. Em caso de necessidade, chamamos a família para uma conversa. Esse acompanhamento da escola ajuda muito a evitar faltas sem motivo”, diz o coordenador.
Desde 2019, a Lei 13.803 determina a notificação imediata aos conselhos tutelares no caso de faltas escolares de alunos do ensino fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% das horas-aula dadas no ano letivo.
“A estratégica básica é a prevenção. A equipe pedagógica manda e-mail ou liga para saber porque está faltando. No entanto, o aluno faltoso acaba tendo dificuldades para ter notas suficientes para conseguir passar de ano. O que fazemos para evitar a chegar nesse limite é o contato diário com as famílias”, afirma o diretor da Escola Múltipla Leonardo Gama.
OPINIÕES
"A estratégica tem de ser a prevenção. Verificação diária dos alunos e famílias", Leonardo Gama, diretor da Escola Múltipla.
"A coordenação faz conversas diárias com alunos para saber como eles estão na escola e em casa”, Rodrigo Uliana, coordenador do CECP.
SAIBA MAIS
Colégio Salesiano Vitória
- Nos primeiros casos de faltas não justificadas, o setor pedagógico das unidades busca o contato com os familiares para saber o motivo e entender como intervir para que o aluno não seja prejudicado pelo número de faltas ou pelo conteúdo administrado em sala.
CESM
- Em alguns casos, para evitar a reprovação por faltas, a escola envia tarefas para casa, e quando necessário, até mesmo leva a tarefa até o aluno. Mas, em alguns, casos a reprovação se torna inevitável, pois a família corta vínculos com a escola, impossibilitando qualquer ação por parte da escola.
Centro Educacional Leonardo da Vinci
- A escola não tem como objetivo reprovar alunos e sim de promover o ser humano, sustentação dos alunos em suas necessidades, buscando sempre o crescimento deles.
- O foco é identificar, ao longo de todo o ano, lacunas e limitações, trabalhando-as individual ou coletivamente, conforme cada situação.
- A escola trabalha durante todo ano aquilo que é necessário para o aluno se recuperar, revisitando conteúdos para que ele tenha um melhor rendimento. Isso é feito, por exemplo, com aulas extras de apoio pedagógico.
Escola Múltipla
- A Estratégia da escola é a prevenção. Todos os dias a equipe pedagógica liga para os alunos que faltaram e enviam comunicado para casa, seja por e-mail ou por telefone, para que essa falta seja justificada.
CEPC
- Quando o aluno falta devido a atestado médico, se o tempo de afastamento for grande, a escola disponibiliza aulas gravadas na plataforma, atendimento com relação a dúvidas de conteúdos e atividades direcionadas.
- Em caso de questões psicológicas, a escola o monitora para que o problema não se torne grande. E trabalha o material de inteligência emocional ao qual os alunos têm aulas uma vez na semana. Ainda assim, disponibiliza psicólogo para alunos e famílias.
- Todo aluno que falta na escola a família recebe um e-mail informando a falta. Caso ocorra por dois dias e a família não informe a escola o motivo da ausência, a escola liga para os pais para saber o motivo.
Darwin
- A escola tem um controle de presença on-line que pode ser acompanhado pelas famílias por meio do celular, assim que os estudantes usam a carteirinha nos horários de entrada e de saída.
- Logo que é verificada a ausência do aluno no início das aulas, a escola entra em contato com os responsáveis. Dessa forma, evita-se casos de reprovação por faltas.
Fonte: Instituições consultadas.
Comentários