X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Até “delivery de dever de casa” no ES para evitar reprovação

Essa é uma das estratégias da escola para ajudar o aluno faltoso a fazer as atividades perdidas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Até “delivery de dever de casa” no ES para evitar reprovação
A coordenadora de escola Susany Kelly Santana mostra a atividade que é encaminhada para a casa do aluno |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Imprevistos acontecem e, por algumas vezes, faltar aula durante o ano pode ser inevitável. Mas é preciso tomar cuidado para que as faltas excessivas não levem à reprovação do aluno. 

Por isso, em busca de soluções efetivas para combater a reprovação por faltas e garantir o sucesso acadêmico dos estudantes, escolas da Grande Vitória têm adotado várias estratégias, como ligar para as famílias, controle eletrônico e até mesmo “delivery de dever de casa”, para evitar a reprovação por faltas.

No Centro Educacional Sonho Meu (Cesm), a coordenadora da escola Susany Kelly Santana Moraes e a equipe pedagógica estão sempre atentas aos alunos que apresentam muitas faltas. 

Segundo a diretora do colégio, Edna Tavares, uma das estratégias para ajudar os alunos é levar as atividades perdidas até eles em casa. 

“As superintendências de educação orientam as escolas a buscarem todas as possibilidades para auxiliar o aluno faltoso. Aqui na escola, em alguns casos, para evitar a reprovação por falta , enviamos tarefas para casa  e, quando necessário, a escola leva a tarefa até o aluno”, explica.

No Centro Educacional Praia da Costa do Ensino Fundamental e Médio, o índice de alunos faltantes  é pequeno devido ao monitoramento e estratégias que a escola adota, segundo o coordenador Rodrigo Uliana Sarmento.

“Todo aluno que falta na escola, a família recebe um e-mail informando a falta. Caso ocorra por dois dias e a família não informe a escola o motivo da ausência, ligamos para os pais para saber o motivo. Em caso de necessidade, chamamos a família para uma conversa. Esse acompanhamento da escola ajuda muito a evitar faltas sem motivo”,  diz o coordenador. 

Desde 2019, a Lei 13.803 determina a notificação imediata aos conselhos tutelares no caso de faltas escolares de alunos do ensino fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% das horas-aula dadas no ano letivo.

“A estratégica básica é a prevenção. A equipe pedagógica manda e-mail ou liga para saber porque está faltando. No entanto, o aluno faltoso acaba tendo dificuldades para ter notas suficientes para conseguir  passar de ano. O que fazemos para evitar a chegar nesse limite é o contato diário com as famílias”, afirma o  diretor da Escola Múltipla Leonardo Gama.

OPINIÕES

"A estratégica tem de ser a prevenção. Verificação diária dos alunos e famílias", Leonardo Gama, diretor da Escola Múltipla.

"A coordenação faz conversas diárias com alunos para saber como eles estão na escola e em casa”,   Rodrigo Uliana, coordenador do CECP. 

SAIBA MAIS

Colégio Salesiano Vitória

- Nos primeiros casos de faltas não justificadas, o setor pedagógico das unidades busca o contato com os familiares para saber o motivo e entender como intervir para que o aluno não seja prejudicado pelo número de faltas ou pelo conteúdo administrado em sala.

CESM

- Em alguns casos, para evitar a reprovação por faltas, a escola envia tarefas para casa, e quando necessário, até mesmo leva a tarefa até o aluno. Mas, em alguns, casos a  reprovação se torna inevitável, pois a família corta vínculos com a escola, impossibilitando qualquer ação por parte da escola. 

Centro Educacional Leonardo da Vinci

- A escola não tem como objetivo reprovar alunos e sim de promover o ser humano, sustentação dos alunos em suas necessidades, buscando sempre o crescimento deles. 

- O foco é identificar, ao longo de todo o ano, lacunas e limitações, trabalhando-as individual ou coletivamente, conforme cada situação.

- A  escola trabalha durante todo ano aquilo que é necessário para o aluno se recuperar, revisitando conteúdos para que ele tenha um melhor rendimento. Isso é feito, por exemplo, com aulas extras de apoio pedagógico.

Escola Múltipla

- A Estratégia da escola é a prevenção. Todos os dias a equipe pedagógica liga para os alunos que faltaram e enviam comunicado para casa, seja por e-mail ou por telefone, para que essa falta seja justificada.

CEPC

- Quando o aluno falta  devido a atestado médico, se o tempo de afastamento for grande, a escola disponibiliza aulas gravadas na plataforma, atendimento com relação a dúvidas de conteúdos e atividades direcionadas.

- Em caso de questões psicológicas, a escola o monitora para que o problema não se torne grande.  E trabalha o material de inteligência emocional ao qual os alunos têm aulas uma vez na semana. Ainda assim, disponibiliza psicólogo para alunos e famílias.

- Todo aluno que falta na escola a família recebe um e-mail informando a falta. Caso ocorra por dois dias e a família não informe a escola o motivo da ausência, a escola liga para os pais para saber o motivo. 

Darwin

- A escola tem um controle de presença on-line que pode ser acompanhado pelas famílias por meio do celular, assim que os estudantes usam a carteirinha nos horários de entrada e de saída.

- Logo que é verificada a ausência do aluno no início das aulas, a escola entra em contato com os responsáveis. Dessa forma,  evita-se casos de reprovação por faltas.

Fonte: Instituições consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: