Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Alunos de escolas públicas vão fazer teste para avaliar aprendizagem

| 01/03/2021 12:48 h

Os alunos da rede municipal e estadual de ensino vão passar por uma avaliação on-line ou presencial para diagnosticar como foi a aprendizagem dos estudantes em 2020. O anúncio foi feito em pronunciamento do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, na manhã desta segunda-feira (1ª).

“Para 2021, nos organizamos para fazer uma grande Avaliação Diagnóstica. A ideia é que neste primeiro trimestre possamos fazer a avaliação dos alunos que estão matriculados e frequentando as aulas. Com esse resultado, a gente espera fazer as intervenções pedagógicas para o segundo e terceiro trimestre. Fazemos um apelo para que todos façam essa avaliação”, explicou o secretário.

A subsecretária de Avaliação e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Isaura Nobre, também participou do pronunciamento e afirmou que “buscamos mediar a aprendizagem escolar com a Avaliação Diagnóstica e identificar as deficiências ao longo de 2020, pensando na radiografia para que possamos traçar políticas mais efetivas dessas aprendizagens defasadas”.

Estudantes em sala de aula
Estudantes em sala de aula |  Foto: Freepik

As avaliações foram elaboradas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Elas começam a ser aplicadas nesta segunda e vão até o dia 14.

“O formato impresso será aplicado para todos os alunos das séries iniciais (3º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Já a avaliação digital será aplicada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio Regular que tenham acesso à internet, em casa ou na escola”, explicou a Sedu.

O estudante poderá ter acesso às avaliações por meio da plataforma Google Sala de Aula ou pelo Aplicativo EscoLAR. O link ficará disponível na sala de aula.

A Sedu divulgou o cronograma da aplicação das avaliações:

  • Ensino Fundamental - Anos Iniciais (3º ao 5º ano)

01/03 a 14/03: Língua Portuguesa e Matemática

  • Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano)

01/03 a 07/03: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia
08/03 a 14/03: Matemática, História e Inglês

  • Ensino Médio Regular (1ª à 3ª série)

01/03 a 07/03 : Língua Portuguesa, Física e Geografia, Filosofia e Sociologia (somente para 2ª e 3ª série)
08/03 a 14/03 : Matemática, Biologia, Química, História e Inglês
 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS