Alunos da rede pública pioram em português e matemática
Indicadores têm como base a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo
Depois de quase dois anos de pandemia de covid-19, as perdas também chegaram à educação. Estudantes da rede pública estadual tiveram piora no aprendizado de Português e Matemática.
Os indicadores têm como base a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
Os dados apontaram o índice dos estudantes e os níveis de desempenho de cada série e disciplina, sendo eles: abaixo do básico, básico, proficiente e avançado.
A queda no desempenho foi registrada, principalmente, no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Em Português, nos dois primeiros anos, os estudantes que estavam em patamares avançados, em 2018 e 2019, caíram em 2020, chegando ao nível proeficiente, ou seja, um nível abaixo.
Também foram avaliados estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
Nas etapas finais, a queda não foi acentuada. No entanto, no último ano do ensino médio os alunos já vinham ao longo dos últimos anos em níveis básicos, o que significa que não atingiram habilidades essenciais para a etapa.
Sobre a queda no desempenho, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, salientou que não causou surpresa, pois as crianças menores, do 1º ao 3º do ensino fundamental, têm pouca autonomia para o ensino remoto.
Ele também afirmou que, nas avaliações anteriores à pandemia, o Estado vinha conseguindo aumentar os índices de aprendizado.
Para Vitor de Angelo, os resultados poderiam ser ainda mais preocupantes se não fossem por ações como a abertura das escolas em outubro de 2020.
O secretário da Educação ainda demonstrou preocupação com a aprendizagem e reprovação e equidade na rede.
Além disso, ele afirmou que não pode acontecer de os estudantes de uma região estarem aprendendo mais do que em outra.
A partir dos resultados, as equipes e os gestores escolares irão realizar o planejamento de ações para melhoria da educação.
A prova foi realizada em outubro de 2021 para alunos das redes estadual, municipais e particulares, que aderiram ao programa. A Sedu só divulgou ontem os resultados da rede própria.
Desafio ficou maior
Uma das alunas da rede estadual que enfrentou dificuldades com o ensino remoto foi Hillary Rodrigues Naitzel, 16 anos. A estudante contou que o ensino de Matemática sempre foi desafiador para ela, mas que, na pandemia, foi ainda mais difícil e que passou a ter problemas também com Português.
Apesar de não ter realizado o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) no último ano, por estar no 2º ano do ensino médio, ela ficou preocupada com a situação. “Pode ser que isso me atrapalhe no 3º ano e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, comentou.
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