A Tribuna no Enem 2025: cadernos vão ajudar alunos na reta final dos estudos
Os 9 fascículos serão distribuídos ao longo deste mês, às terças e quintas, e contemplam as quatro áreas de conhecimento da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, e para dar um suporte nos estudos dos candidatos, está sendo publicada no jornal A Tribuna uma série de cadernos com questões simuladas que ajudam na revisão dos conteúdos mais cobrados na prova.
Os fascículos serão distribuídos ao longo deste mês, às terças e quintas, e contemplam as quatro áreas de conhecimento do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
São nove cadernos, incluindo um exclusivo de revisão. O início das publicações ocorreu na quinta-feira (2), com o Fascículo 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Todas as questões têm respostas com explicações sobre a alternativa correta.
“São cadernos que trazem temas direcionados para a prova. É para o aluno recordar algo que viu ao longo ano, até relembrar de algo que precisa focar mais porque às vezes não está tão seguro”, comentou Daniel Rojas, professor e diretor do Madan.
“Ou mesmo porque é um assunto que cai muito na prova e ele tem que ter certeza que está dominando o conteúdo”, completou.
Beatriz Pereira de Marchi, professora de Redação e coordenadora de Processos Acadêmicos do Madan, afirmou que é possível fazer uma boa revisão com os cadernos disponibilizados.
“Destaco, ainda, que não se trata de estudar em excesso, mas de manter um ritmo constante e equilibrado de preparação”.
Os alunos do Madan Gabriel Arrabal, 17, Hana Foerste, 18, e Vitória Zanon, 17, fazem parte dos leitores que já conferiram o primeiro caderno publicado.
Na reta final, além de organizar um cronograma de revisão, destacando as áreas que exigem mais atenção de acordo com as próprias dificuldades, Beatriz disse ser importante o aluno cuidar da saúde física e mental, além de treinar a resolução de provas em tempo real, simulando o dia do exame, que será em 9 e 16 de novembro.
Fique por dentro
Próximas publicações
07/10 - Fascículo 2: Ciências humanas e suas tecnologias.
09/10 - Fascículo 3: Matemática e suas tecnologias.
14/10 - Fascículo 4: Ciências da Natureza e suas tecnologias.
16/10 - Fascículo 5: Linguagens, códigos e suas tecnologias.
21/10 - Fascículo 6: Ciências humanas e suas tecnologias.
23/10 - Fascículo 7: Matemática e suas tecnologias.
28/10 - Fascículo 8: Ciências da Natureza e suas tecnologias.
30/10 - Fascículo 9: Revisão.
Dicas de Linguagens
O Fascículo 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foi publicado ontem e professores da área deram dicas importantes para a prova desse campo.
O que esperar da prova de Linguagens?

Segundo a professora de Redação Beatriz Pereira de Marchi, a prova deve seguir o mesmo padrão observado nos últimos anos, priorizando habilidades de interpretação textual em vez de mero conteúdo teórico.
Embora o conhecimento teórico seja importante para compreender corretamente os textos, o foco principal está na capacidade de inferir informações e identificar aspectos que não estão explicitamente mencionados, mas que contribuem para o sentido ou objetivo do texto.
Qual assunto com certeza deve cair na prova?
De acordo com Marcos Roberto Machado, professor de Língua Portuguesa, serão variação linguística, figuras de linguagem e funções da linguagem.
Na reta final, o que estudar e revisar?
Marcos Roberto Machado sugeriu: gêneros textuais e discursivos, variação linguística, funções da linguagem, figuras de linguagem, intertextualidade, Modernismo, literatura afro-brasileira e indígena.
Para a redação, além da prática constante da escrita e reescrita, ele sugeriu a leitura de editoriais de diferentes jornais. É um gênero muito útil para a apreensão de estratégias argumentativas.
O que os alunos mais costumam errar?
Beatriz disse que os alunos devem ficar atentos aos comandos presentes nos enunciados, para não caírem em respostas “distratoras”, ou seja, alternativas que estão corretas isoladamente, mas não respondem exatamente ao que foi solicitado.
Uma boa estratégia é selecionar a resposta que parece correta e, em seguida, retornar ao enunciado para verificar se há correspondência exata entre o pedido da questão e a alternativa escolhida.
De acordo com Marcos Roberto Machado, os alunos costumam errar em relação à compreensão e interpretação de textos, principalmente quando há questões que versam sobre a ideia principal do texto e as ideias secundárias.
Muita atenção também com os elementos não verbais. É importante ler todos os textos totalmente, pois a resposta correta depende da interpretação integrada de todos os elementos apresentados na questão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários