X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

6.933 vagas na Ufes e no Ifes com nota do Enem

Sisu disponibiliza vagas a partir da próxima segunda-feira (22)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 6.933 vagas na Ufes e no Ifes com nota do Enem
Ufes terá 5.026 vagas distribuídas entre os campi de Vitória, São Mateus e Alegre |  Foto: Thiago Coutinho - Arquivo/AT

A partir da próxima segunda-feira (22), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai disponibilizar 6.933 vagas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

A Ufes, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é a instituição capixaba com o maior número de oportunidades, com 5.026. Destas, 2.551 serão destinadas à reserva legal de vagas. As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos nos campi de Vitória, São Mateus e Alegre.

Leia mais sobre Educação

Na sequência, está o Ifes, que oferecerá 1.907 vagas.

O período para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A inscrição é gratuita, e podem realizá-la os estudantes que participaram do Enem 2023. Além disso, é preciso que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Para este ano, há uma mudança no Sisu: a edição terá uma única etapa de inscrição às vagas ofertadas pelas instituições participantes para todo o ano. Serão oferecidas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024.

“Se antes a gente tinha duas edições do Sisu, nós temos este ano uma única edição para oferta de todas as vagas e as matrículas sendo feitas no mesmo momento, primeiro garantindo as vagas dos ingressantes de primeiro semestre e depois concluindo a dos que vão iniciar no segundo semestre”, explicou Anita Lacerda, diretora de Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da Ufes.

Os candidatos devem estar atentos, de acordo com Anita, as modalidades de vagas que estão se inscrevendo. “Isso para certificar que eles têm o direito a ocupar àquela vaga. Recomendamos a leitura do edital regulamentador da Ufes que está publicado no site, que fala dos critérios para o enquadramento em cada modalidade de vaga e antecipa o rol de documentos que os candidatos devem apresentar no ato da matrícula”.

O resultado do Sisu deve ser divulgado no dia 30 de janeiro, segundo cronograma do MEC. Na Ufes, o 1º semestre letivo de 2024 terá início no dia 11 de março e o 2º semestre, em 12 de agosto.

Ingressar na Emescam é a 1ª opção

Imagem ilustrativa da imagem 6.933 vagas na Ufes e no Ifes com nota do Enem
Apesar de ter a Emescam como primeira opção, Leonardo não descarta a possibilidade de tentar ingressar na Ufes através do Sisu |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

Com o sonho de cursar Medicina, o estudante Leonardo Xavier Mozer, de 18 anos, tirou 980 na Redação. Sua faculdade de interesse é a Emescam, mas ele não descarta, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), tentar uma vaga na Universidade Federal do Espírito (Ufes).

“Estou bem satisfeito com a nota, embora avalie que posso melhorar, sempre. A esperança está alta! O Sisu é uma montanha-russa de emoções e colocações; a fé deve permanecer intacta”, afirma o estudante, que desde o 1º ano do ensino médio participa da turma de medicina do UP.

“A rotina de realizar exercícios de revisão é, na minha opinião, um dos pilares para uma boa aquisição de conhecimento e preparação para uma prova como o Enem”.

Bolsa para alunos de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira (16) a lei que cria um programa de incentivo financeiro para a permanência de estudantes de baixa renda no ensino médio. A proposta também prevê o pagamento mensal para estudantes e uma poupança, cujo saldo poderá ser sacado após a conclusão do ensino médio.

Segundo dados do Ministério da Educação, 8,8% dos alunos deixam a escola no 1º ano do ensino médio. A estimativa é de que o programa possa beneficiar 2,5 milhões de estudantes. A proposta foi aprovada pelo Senado em 20 de dezembro do ano passado.

Os valores das bolsas e o próprio desenho do incentivo não são detalhados no projeto de lei aprovado pelo Congresso, agora sancionado por Lula.

Durante a tramitação, governistas divulgavam que o governo trabalhava inicialmente com um formato com o pagamento de R$ 200 mensais durante dez meses e mais uma poupança de R$ 1.000 por ano, até o 3º ano.

“Um ato conjunto dos ministros da Educação e da Fazenda vai definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em conta a ser aberta em nome do estudante. O tipo de conta a ser aberta poderá ser a poupança social digital”, informou a Presidência da República, em nota.

Segundo o ministro Camilo Santana (Educação), a bolsa será paga a alunos que já estão atualmente no ensino médio, do primeiro ao último ano. A previsão é que os primeiros pagamentos sejam feitos em março.

Para ter acesso ao incentivo, os estudantes devem ter frequência escolar mínima de 80% do total de horas letivas, concluir o ano letivo com aprovação e participar nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Enem, entre outras condicionalidades.

O ministro havia divulgado, ontem, que o governo pagará um valor em dinheiro a estudantes de baixa renda do 3º ano do ensino médio que fizerem a prova do Enem deste ano.


Entenda

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir os resultados individuais na Página do Participante.

As notas podem ser visualizadas na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.

Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”.

Sisu

O período para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita, e podem realizá-la os estudantes que participaram do Enem 2023. Além disso, é preciso que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de Redação.

O resultado sai no dia 30 de janeiro e a matrícula vai do dia 1º de fevereiro ao dia 7 daquele mês.

A edição terá uma única etapa de inscrição às vagas ofertadas pelas instituições para todo o ano.

Vagas

O Sisu vai disponibilizar 6.933 vagas na Ufes e no Ifes, sendo 5.026 só na universidade federal.

Fonte: MEC e Inep.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: