Ônibus se destacam na segurança no transporte de cargas fracionadas
Águia Branca Encomendas reforça aposta em ônibus, apontando avanços em tecnologia, gestão e sustentabilidade
Diante do avanço dos furtos de cargas no Brasil, o transporte rodoviário por ônibus tem se mostrado uma solução mais segura e eficiente para encomendas, especialmente as fracionadas. Dados da Nstech revelam que os crimes noturnos cresceram de 15,6% em 2023 para 45,2% em 2025, com as cargas fracionadas respondendo por 44,1% das ocorrências em trajetos urbanos e curtos. Na contramão dessas estatísticas, a Águia Branca Encomendas se destaca por não registrar nenhum incidente em embarques feitos por ônibus nos últimos 20 anos, apostando em rotas regulares e fiscalização intensa.
Segundo Michel Matos, gerente executivo da empresa, essa segurança é garantida por um sistema robusto de monitoramento 24 horas por GPS e câmeras, controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO). “O monitoramento 24 horas via GPS e câmeras de segurança, supervisionado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Viação Águia Branca, garantem o acompanhamento de cada viagem em tempo real. Além disso, investimos continuamente em processos digitais e metodologias de gestão avançadas que fortalecem nossa operação e a experiência do cliente”, afirma.
A solução logística também investe em rastreabilidade, com conferências rigorosas no embarque e desembarque das encomendas, e atendimento automatizado por WhatsApp com Inteligência Artificial, agilizando contatos com clientes. Nos últimos três anos, a companhia transportou 48 mil toneladas de encomendas por meio dos bagageiros dos ônibus, chegando a mais de 3 mil cidades brasileiras, incluindo regiões fora dos grandes centros urbanos.
Práticas de sustentabilidade também são destaque na operação da Águia Branca Encomendas. O uso do modal ônibus contribui para a redução de emissões de gases poluentes ao evitar a inserção de novos veículos de carga nas rodovias. A adoção da Cultura Lean, inspirada no Sistema Toyota, busca aprimorar produtividade e eficiência, alinhando a operação à agenda ESG da empresa e à demanda por soluções mais sustentáveis.
“Acreditamos que pequenas mudanças geram grandes resultados. Ao otimizar o uso dos recursos que já temos, conseguimos avançar em direção a uma operação mais sustentável, segura, consciente e integrada às demandas do futuro, alinhando eficiência logística e compromisso ambiental em todas as etapas da jornada”, conclui Michel Matos.
Comentários