Vitória lidera o ranking do Índice de Transparência e Governança Pública
Levantamento foi elaborado pela Transparência Brasil Internacional e avaliou diversos quesitos
Escute essa reportagem
A cidade de Vitória ficou em primeiro lugar, com classificação "Ótimo", entre todas as capitais do país no Índice de Transparência e Governança Pública, elaborado pela instituição Transparência Brasil Internacional. Apenas Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ficou de fora do levantamento, elaborado com dados de 2024.
De acordo com o ranking, Vitória aparece na liderança com 98,6 pontos e é a única com a classificação "Ótimo". "A capital do Espírito Santo regulamentou a Lei Anticorrupção e destaca-se por ser uma das poucas capitais que contam com uma norma municipal que oferece proteção aos denunciantes", afirma o instituto.
O ranking também destaca a divulgação de dados sobre incentivos fiscais e emendas parlamentares na capital capixaba, além da plataforma para divulgação de dados sobre obras públicas. "Vitória pode, enfim, ampliar suas oportunidades de participação aos cidadãos da capital com consultas e audiências públicas", sugere a análise.
Espírito Santo lidera ranking de transparência de estados
O Espírito Santo também foi destaque no ranking que avalia o Poder Executivo dos estados brasileiros. O Estado ocupa a 1ª posição entre os 27 governos avaliados com 90.4 pontos — sendo classificado como "Ótimo".
Na avaliação, o Estado recebeu a nota máxima em Administração e Governança, Plataformas e Dados Abertos.
Legislativo também é destaque
No ranking do Poder Legislativo, o Espírito Santo ocupa a 2ª colocação entre as 27 assembleias avaliadas. "Entre os pontos positivos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) estão a assistente virtual no site e a divulgação de informações em formatos abertos, acessíveis e livres", diz o levantamento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Outras cinco capitais aparecem com a classificação "Bom": Recife-PE (79,6 pontos), São Paulo-SP (78,9 pontos), Rio de Janeiro-RJ (76,2 pontos), Belo Horizonte-MG (72,6 pontos) e João Pessoa-PB (70,5 pontos).
O Índice levou em consideração itens como marcos legais, administrativo e governança, obras públicas e transparência financeira e orçamentária, atribuindo notas de 0 a 100.
A Transparência Brasil Internacional destacou que Vitória regulamentou a Lei Anticorrupção e que é a cidade é "uma das poucas capitais que contam com uma norma municipal que oferece proteção aos denunciantes". Destacou ainda que a cidade "conta com uma plataforma para divulgação de dados sobre obras públicas, que pode ser aprimorada com a publicação de dados e íntegras das licenças ambientais para as obras".
Comentários