X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Vila Velha é a 1ª em imóveis e vai ganhar novo atacarejo

Município é o que mais recebe construções no ES e terá, ainda, investimento em saneamento e nova loja na Barra do Jucu


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vila Velha é a 1ª em imóveis e vai ganhar novo atacarejo
Imóveis na Praia da Costa: Vila Velha vive “boom” no turismo, conforme explicou o presidente da Assevila |  Foto: Leone Iglesias/AT

Vila Velha é o município onde mais se constroem novos imóveis no ES. A cidade tem recebido uma série de novos negócios, incluindo mais um “atacarejo”, além de investimento no saneamento básico em 2025.

Os negócios no município estão entre os assuntos discutidos no 24º Café Empresarial Assevila, realizado pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) no Shopping Praia da Costa.

As regiões de Jockey de Itaparica, Vale Encantado e Barra do Jucu são as que mais vão receber novos condomínios nos próximos anos. A cidade, que recebeu 48% do total de unidades do ES ano passado, tem a previsão de lançar mais 2.679 apartamentos em 2025 — 38% do total na Grande Vitória.

“A Praia de Itaparica ainda deve aumentar a população em 50%, com o Jockey também recebendo vários moradores. Já na região de Vale Encantado, serão os condomínios horizontais, de casas e lotes, para as classes média e alta”, diz o diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges.

Os novos moradores têm atraído investimentos nos setores do comércio e serviços, segundo o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. “A construção civil segue aquecida e temos no nosso projeto de longo prazo fomentar os setores atacadistas e logístico”, diz.

Já o novo “atacarejo” será na Barra do Jucu e abrirá as portas no segundo semestre deste ano. É o Sempre Tem, do Grupo Carone, que passa pelas últimas etapas antes do início das operações. Quando começar a funcionar, serão 400 empregos diretos e indiretos.

O diretor do Grupo Carone, Wilian Carone Júnior, disse que escolheu a região devido ao crescimento no número de habitantes e ao atrativo industrial. “É a região que mais cresce, com investimentos em infraestrutura como as rodovias ES-388 e ES-477, além da ponte do Rio Jucu, ligando ao porto.”

A cidade ainda vive um “boom” no turismo, segundo o presidente da Assevila, Thomaz Tommasi.

No setor da infraestrutura urbana, cinco bairros da cidade vão ganhar 6 mil novas ligações de esgoto que vão beneficiar 15 mil moradores neste ano. O projeto será apresentado durante o evento.

“Serão 130 mil beneficiados em sete anos, com 50 mil novas ligações de esgoto e 46 estações de tratamento desses resíduos”, conta o diretor executivo da Aegea Saneamento, Valdir Júnior.

O investimento é importante para o crescimento habitacional, um dos pontos principais do desenvolvimento do município.

Negócios em Vila Velha

Investimento do Grupo Carone

Atacarejo

O Grupo Carone vai abrir uma nova unidade do atacarejo Sempre Tem na Barra do Jucu no segundo semestre.

Serão 9.900 metros quadrados de área construída, com 5.000 m destinados a vendas, além de estacionamento para 374 automóveis.

As contratações começam nos próximos três meses, segundo o diretor do grupo. Serão 400 empregos diretos e indiretos.

Saneamento

Uma das palestrantes no evento da Assevila, a Aegea Saneamento vai criar seis mil novas ligações de esgoto domiciliares em 2025, que vão beneficiar pelo menos cinco bairros: Ibes, Jardim Colorado, Jardim Asteca, Vista da Penha e Brisamar.

Serão 38 mil metros quadrados de rede coletora e quatro novas estações de bombeamento de esgoto.

O planejamento, porém, é ampliar ainda mais nos próximos seis anos, alcançando o máximo e 2031.

No final do período, serão 315 mil m de rede de esgoto criados, 50 mil ligações residenciais e 46 novas estações de bombeamento de resíduos sólidos, com 130 mil beneficiados.

Até mesmo o Farol de Santa Luzia vai ter mudanças, recebendo uma nova tecnologia nos próximos 10 dias.

Motor econômico

Para o secretário de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, Vila Velha está recebendo investimentos significativos que impulsionam seu desenvolvimento econômico.

Fontes: Assevila, Carone e Aegea Saneamento.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: