X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Veja dicas de como aproveitar as promoções da Black Friday sem comprometer o bolso

Mesmo com as ofertas que aparecem nesta época do ano, especialista recomenda evitar o endividamento e quitar dívidas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja dicas de como aproveitar as promoções da Black Friday sem comprometer o bolso
Lojas já começaram a oferecer promoções e descontos |  Foto: Canva

A Black Friday, marcada para 29 de novembro, promete agitar tanto o comércio físico quanto o online. Uma pesquisa recente indica que cerca de 85% dos consumidores já estão se preparando para as compras, consolidando essa data como uma das mais importantes do ano em vendas. 

A pesquisa, intitulada "Panorama do Consumo Black Friday 2024", foi realizada pelo Mercado Livre/Mercado Pago e ouviu 27 mil pessoas, revelando a disposição dos brasileiros em gastar durante essa época.

Para atrair esse público, as lojas já começaram a oferecer promoções e descontos. Entretanto, especialistas em finanças alertam sobre a necessidade de cautela para evitar golpes e garantir compras conscientes, prevenindo o endividamento.

Imagem ilustrativa da imagem Veja dicas de como aproveitar as promoções da Black Friday sem comprometer o bolso
Jair Luiz Trés Júnior, gerente de Operações e Negócios do Sicoob Central ES |  Foto: Divulgação / Assessoria

Jair Luiz Trés Júnior, gerente de Operações e Negócios do Sicoob Central ES, enfatiza a importância de planejar as compras para não cair em armadilhas financeiras. “É fundamental evitar o endividamento, principalmente em um período em que há um apelo tão forte para o consumo e tendo em vista que as dívidas feitas agora vão comprometer o orçamento de 2025, que ainda nem começou”, alerta. 

O especialista, que possui a Certificação CFP (Certified Financial Planner), uma validação internacional para planejadores financeiros pessoais, destaca que o 13° salário deve ser utilizado de forma consciente, e não apenas como um recurso extra para gastar.

“Se há dívidas, esse dinheiro pode ser usado nas negociações que precisam de entrada. Ou, se não há dívidas, essa é uma ótima oportunidade de investimento em renda fixa, por exemplo, em que há opções de aplicações mais seguras e com liquidez, em que o recurso poderá estar à disposição em caso de emergências”, sugere.

Para evitar fraudes e assegurar que os descontos sejam reais, Jair recomenda que os consumidores pesquisem os preços com antecedência, observando a variação dos valores antes do dia 29, ou utilizem sites comparadores de preços disponíveis gratuitamente na internet.

"Assim, o consumidor tem uma base de comparação e evita cair em falsas promoções", explica Jair. Além disso, ele reforça a importância de fazer compras em sites confiáveis e conhecidos, especialmente em um período no qual o risco de golpes aumenta.

“Como última orientação, aconselho que, sempre que possível, o consumidor priorize as compras à vista. Além de reduzir o risco de endividamento, muitas lojas oferecem condições melhores para quem paga de imediato, com descontos adicionais que ajudam a economizar”, finaliza o especialista.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: