X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Veja como aposentado pode renegociar com banco

Ampliação em um ano do prazo para pagar as parcelas do consignado do INSS permitem renegociar com banco e pegar mais dinheiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Após o anúncio de ampliação do tempo para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quitem empréstimos consignados, bancos e instituições financeiras explicaram como créditos podem ser contratados ou renegociados em até oito anos.

O anúncio da alteração do prazo foi feito essa semana, pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. O prazo máximo para pagamento passou de sete para oito anos e também beneficia quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o prazo já era praticado nos empréstimos para servidores públicos. A ideia, com isso, é que eles possam renegociar empréstimos para ampliar o número de parcelas e, com isso, reduzir o valor mensal delas.

Em todo o País, há hoje mais de 15 milhões de empréstimos consignados.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que o aumento de prazo das operações de crédito consignado para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS poderão ser oferecidos pelas instituições financeiras que operam com o convênio a partir do momento em que estiverem com seus sistemas adaptados.

“Operações novas e contratos em andamento podem ser renegociados para até 96 meses (prazo máximo de vencimento). A contratação do produto se dará pelos canais disponíveis por cada banco, sendo a contratação por meio eletrônico vedada ao público que reside no Estado da Paraíba, conforme Lei”, disse a Febraban.

A diretora executiva da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) ressaltou que o cliente que já tem um empréstimo em andamento vai ter que renegociar para ampliar o prazo.

“Para fazer a renegociação, ele pode ir buscar um correspondente bancário ou buscar direto a instituição financeira na qual ele tem o empréstimo. Ele pode ser feito de forma eletrônica, sim, mas o INSS possui uma regra específica para contratos eletrônicos, que é o uso obrigatório da biometria para dar segurança e não ter contratações fraudulentas”.

Com relação ao prazo, ela aponta que a instrução normativa foi publicada com vigência imediata, então ela já está valendo”.

Bancos mantém suspensão do consignado

Mesmo com o aumento da taxa de juros do crédito consignado para 1,80% ao mês, a maior parte dos bancos ainda não retomou a oferta de empréstimos e cartões de crédito com desconto em folha para aposentados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio de correspondentes bancários.

O levantamento, feito pelo jornal Extra, aponta que de nove instituições financeiras questionadas, apenas Bradesco e Banrisul voltaram a operar o consignado por meio de seus correspondentes bancários.

Já Itaú, Banco Pan, Nubank e Mercantil seguem com a suspensão da oferta nessa modalidade terceirizada.

Esses bancos afirmam, no entanto, que continuam concedendo empréstimos e liberando cartões de crédito consignados diretamente em suas agências e em seus canais digitais.

Algumas instituições justificam a manutenção da suspensão alegando que a nova taxa de juros ainda é baixa.

Mesmo com a suspensão em grande parte dos bancos, o INSS informou que 15.450.087 beneficiários estavam com contratos de empréstimo consignado ativos na última quinta-feira. Segundo o Banco Central, mais de R$ 103 bilhões foram liberados por meio dessa modalidade em 2024.

ENTENDA

Mudança no prazo para os consignados

> O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicaram essa semana uma instrução normativa que amplia o número de parcelas de empréstimos consignados de 84 meses (7 anos) para 96 meses (8 anos).

> A medida vale para aposentados, pensionistas e titulares dos benefícios de prestação continuada (BPC), que terão mais tempo para quitar seus empréstimos consignados.

> Com a medida, esses beneficiários passam a ter o mesmo prazo dos consignados para funcionários públicos.

Margem

> Apesar da ampliação do prazo de pagamento, o limite máximo de endividamento dos aposentados e pensionistas não foi alterado.

> Atualmente, os beneficiários podem comprometer até 45% do valor da aposentadoria ou pensão com o consignado, sendo:

> 35% para empréstimos consignados diretos; 5% para consignado via cartão de crédito e 5% para consignado por cartão de benefícios.

Taxa de juros

O aumento no prazo ocorre um mês após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovar o aumento no teto de juros no crédito consignado do INSS.

As taxas para os empréstimos pessoais passaram de 1,66% para 1,8% ao mês.

Como renegociar os empréstimos

Quem já tem um empréstimo consignado em andamento vai ter que renegociar com a instituição financeira o seu empréstimo para ampliar o prazo.

Para fazer a renegociação, ele pode ir buscar um correspondente bancário ou buscar direto a instituição financeira na qual ele tem o empréstimo.

Os canais de contratação se dará pelos canais disponíveis por cada banco, podendo ser de forma presencial ou eletrônica.

O Bradesco, por exemplo, informou que os clientes podem realizar a renegociação e ampliação do prazo do crédito consignado do INSS através dos canais presenciais e digitais pelo app e Internet Banking.

No Banestes, o aposentado/pensionista do INSS pode se dirigir a qualquer agência do Banestes para a contratação ou renovação de seu contrato. Ele também pode entrar em contato com o seu gerente e solicitar que a proposta seja enviada para o seu aplicativo Banestes.

Fonte: instituições financeiras consultadas e governo federal

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: