X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Três grandes empresas vão deixar o Espírito Santo


Imagem ilustrativa da imagem Três grandes empresas vão deixar o Espírito Santo
Unidade da Tangará: empresa vai transferir produção para Minas, mas irá manter parte da operação no Estado |  Foto: Divulgação

A decisão de três empresas encerrarem parte de suas operações do Estado pode ocasionar a demissão de até 1.400 trabalhadores de forma direta. Indiretamente, mais de 5.000 pessoas podem perder os empregos.

A última a confirmar que vai sair é a Tangará Alimentos. Antes, já tinham anunciado no mesmo sentido a Technip e a Transpetro. A presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes) Cristhine Samorini, afirmou que essas decisões fazem parte do mercado.

“As empresas procuram a redução de custo e reposicionamento do mercado, estamos em momentos diferentes e isso faz parte do jogo do mundo empresarial. São empresas grandes e que trabalham com a questão de custeio. Caminhamos para um modelo de indústria mais automatizada”, ressaltou.

Ela destacou que a decisão da Tangará não foi surpresa. Segundo a presidente, a empresa vai manter uma parte das operações funcionando na Serra. Porém, não foi possível passar detalhes.

A Tangará vai transferir suas atividades para Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, com intenção de investir R$ 65 milhões na nova fábrica até fevereiro de 2021.

“A suspensão de parte da operação está ligada a bacia leiteira deles, porque Minas Gerais tem mais possibilidades, é um reposicionamento”, disse Samorini.

Fernando Otávio Campos, presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) da Findes, estimou que até 300 pessoas podem perder o emprego somente na Tangará. “A economia do Estado perde muito, mais que apenas os salários destes trabalhadores, perde renda de serviços como padarias, supermercados, academias, médicos e outros”.

Os postos de trabalho perdidos com o encerramento de parte das atividades da Technip serão cerca de 1.000, destacou Fernando. Já Cristhine ressaltou que as duas empresas vão tentar evitar a demissão de parte dos trabalhadores.

“A Tangará está ofertando a transferência de alguns trabalhadores para irem para Serra ou serem transferidos para Minas. Há uma recolocação. A mesma condição foi feita pela Technip”.

Já o encerramento das atividades da Transpetro pode ocasiona cerca de 100 demissões.


SAIBA MAIS Fábrica de alimentos fica em Vila Velha


Tangará

  • Especializada em alimentos lácteos, a Tangará Foods transferiu as atividades industriais de Vila Velha, no Espírito Santo, para Manhuaçu, na Zona da Mata mineira.
  • A estimativa da Federação das Indústrias do Estado (Findes) é de que pelo menos 300 trabalhadores percam seus postos de trabalho no Espírito Santo.
  • A Tangará, entretanto, está oferecendo aos trabalhadores de Vila Velha a possibilidade de transferência, para trabalhar na unidade em Serra ou mesmo serem transferidos para trabalhar em Minas Gerais.

Technip

  • A Technipfmc produz em Vitória tubos flexíveis para exploração de petróleo e gás, mas encerrará as atividades na fábrica até dezembro.
  • A empresa tem cerca de mil funcionários, e fontes do setor afirmam que parte deles devem ser transferidos para o Açu, no Rio de Janeiro, onde a empresa concentra operações.

Transpetro

  • A subsidiária da Petrobrás perderá em Novembro o direito de operar o Píer das Barcaças, por opção da Vale, proprietária do local, que era utilizado pela Transpetro para abastecer navios atracados nos portos de Vitória.
  • A estimativa do Sindicato dos Petroleiros do Estado (Sindipetro-ES) é de que o fim das atividades causará a demissão de pelo menos 100 funcionários de empresas terceirizadas que prestavam serviço a Transpetro.
  • A Transpetro foi procurada, mas não retornou até o fechamento da edição.

Fonte: Empresas citadas, Jornal Hoje em Dia, Findes e Sindipetro-ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: