Suíços assumem nesta sexta-feira o aeroporto de Vitória
Escute essa reportagem

A partir desta sexta-feira (3), o Aeroporto de Vitória (VIX) – Eurico de Aguiar Salles – será administrado pela Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB), subsidiária da multinacional suíça Zurich Airport, criada para gerir o terminal aeroportuário da capital, bem como o de Macaé, no Norte Fluminense.
A Zurich arrematou os aeroportos em conjunto no ano passado, por cerca de R$ 441 milhões. O contrato de concessão, com validade de 30 anos, foi assinado em setembro, e, no dia 20 de dezembro, a companhia assumiu as operações do Aeroporto de Macaé.
A solenidade de transição das operações do Aeroporto de Vitória, que passa da Infraero para a AseB, será realizada às 9 horas, em espaço anexo ao aeroporto.
A princípio, os capixabas e turistas que transitam pelo aeroporto não serão afetados. Em novembro do ano passado a ASeB havia anunciado que, após iniciar as operações em Vitória, iria fazer somente algumas pequenas mudanças relacionadas à comunicação visual e à fachada do terminal de passageiros da capital.
Na época, o diretor executivo da ASeB, Matthias Poeter, afirmou que a empresa pretende trabalhar na imagem do aeroporto. “A Infraero já nos entregou um terminal em excelentes condições. Vamos pretendemos alterar algumas placas de sinalização e adequar toda comunicação para o padrão da AseB”, afirmou.
Além disso, a AseB informou ainda que pretende realizar algumas alterações solicitadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “São adequações pequenas, como mudanças na iluminação vertical para pilotos avistarem melhor a pista, e limpezas de valões de escoamento lateral”, explicou.
A empresa articula ainda para atrair novos voos ao Estado, e informou, em nota, que está trabalhando para trazer o seu padrão internacional em administração em aeroportos ao Aeroporto de Vitória, e que quer torná-lo referência nacional.
A ASeB esclareceu também que está constantemente atenta às demandas e comprometida em oferecer o melhor serviço aos passageiros. “Vamos assegurar que não sejam impactados com a mudança e se sintam ainda mais confortáveis no Aeroporto de Vitória.”
Empregos
Desde setembro, a empresa vem realizando contratações pontuais para trabalhar no aeroporto. E ainda há vagas em aberto! Oportunidades são para os cargos de coordenador real state, técnico em segurança do trabalho, advogado júnior e coordenador de operações de logística de cargas.
SAIBA MAIS
Administração privada
- O grupo suíço Zurich Airport assinou em setembro do ano passado o contrato para administrar o Aeroporto de Vitória (VIX).
- Junto com o terminal da capital, a empresa também irá dirigir o Aeroporto de Macaé (MEA), no Rio de Janeiro.
- Para administrar os dois terminais, foi criada a subsidiária Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A. ( AseB).
- No dia 20 de dezembro, a ASeB assumiu as operações do Aeroporto de Macaé.
- Já as operações do terminal aeroportuário de Vitória serão assumidas hoje.
- Uma solenidade para celebrar a transição da gestão do aeroporto, até então feita pela Infraero, será realizada às 9 horas, em espaço anexo ao aeroporto.
Mudanças
- O aeroporto receberá pequenas alterações, como a inscrição do logotipo da empresa na fachada.
- A empresa trabalha agora para aumentar o número da voos partindo da capital, além de aumentar o número de passageiros e fluxo de cargas.
- A ASeB informou que está trabalhando para trazer o seu padrão internacional em administração em aeroportos para o Aeroporto de Vitória e “quer torna-lo referência nacional, como modelo de eficiência, precisão, transparência e transparência.”
Melhor aeroporto do Brasil
- Em 2019, o Aeroporto de Vitória foi considerado, pela terceira vez consecutiva, o melhor aeroporto do Brasil, na categoria de até 5 milhões de passageiros por ano. O aeroporto recebeu nota 4,65.
- A satisfação dos passageiros é avaliada em oito indicadores, entre eles: limpeza geral, velocidade de restituição de bagagem e qualidade da sinalização.
Emprego
- Contratações: coordenador real state, técnico em segurança do trabalho, advogado júnior e coordenador de operações de logística de cargas.
- Cadastro e mais informações: jobs.kenoby.com/aseb
Fonte: ASeB e pesquisa AT.
Comentários