X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Sinal da internet 5G é autorizado para Serra e Vila Velha

O sinal da nova internet pode começar a ser oferecido ainda este ano nas duas cidades, após antecipação de procedimento


Imagem ilustrativa da imagem Sinal da internet 5G é autorizado para Serra e Vila Velha
Antenas da internet 5G: “limpeza” do serviço que opera na faixa do 5G permite a ativação do serviço nas cidades |  Foto: Kadidja Fernandes — 22/08/2022

Depois de Vitória, agora Vila Velha e Serra podem ter o sinal de 5G ativados ainda este ano. A situação se dá após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar a antecipação do procedimento que permite a ativação do sinal.

Todas as 27 capitais já estão com o novo sinal de internet móvel liberado. O edital do 5G prevê que cidades com mais de 500 mil habitantes sejam autorizadas para o uso do 5G de 3,5GHZ em janeiro de 2023.

Recentemente, no entanto, o grupo da Anatel que acompanha as interferências causadas pelo sinal 5G na TV parabólica autorizou a antecipação do procedimento de limpeza da faixa que ele irá funcionar nas cidades das regiões metropolitanas das capitais e adjacentes.

“Assim, pode ser que tais municípios sejam liberados (para uso do 5G) antes do prazo editalício. Vila Velha e Serra são cidades cuja a antecipação da limpeza foi autorizada”, confirmou em nota a Anatel.

Professor e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Marcelo Zuffo explicou que será “desligado” o serviço que operava na faixa do 5G.

“O sinal 5G que vai ser ativado tinha sua faixa utilizada por outros serviços, no caso TV por satélite. Se tiver os dois serviços na mesma faixa, você tem a interferência. Limpar a faixa significa desligar o serviço anterior e remanejá-lo” 

Cariacica e Guarapari não foram citadas pela Anatel entre as que cidades que estão com a antecipação da limpeza autorizada. Apesar disto, elas fazem parte do grupo das “cidades adjacentes às cidades com mais de 500 mil habitantes” e, por tanto, também podem ser beneficiadas pela decisão.

Questionadas, a Claro e a Vivo não confirmaram a data da ativação do 5G nas cidades citadas. “A expansão da rede 5G é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações municipais para instalações de antenas”, afirmou a Vivo em nota.

A Prefeitura de Vila Velha informou que a legislação atual permite a instalação de antenas 5G, mas que um projeto envolvendo a gestão do sinal está tramitando na Câmara dos Vereadores. Já a Prefeitura da Serra afirmou que o projeto de implantação está sendo finalizado e será enviado para Câmara em novembro.

Claro e Tim não responderam até o fechamento da edição.

Especialistas apontam instabilidade

Imagem ilustrativa da imagem Sinal da internet 5G é autorizado para Serra e Vila Velha
João Paulo Chamon disse que o 5G ainda engatinha: “Pouca utilidade” |  Foto: Leone Iglesias — 31/07/2018

A quinta geração de internet móvel teve o seu sinal ativado em agosto na capital do Estado. Apesar disto, mais de dois meses depois, o serviço sofre com instabilidades de sinal e baixa disponibilidade, consideram especialistas da área de tecnologia.

Professor de computação e engenharia da Faesa, Daniel Oliveira considera que as operadoras agem com “letargia” quanto a disponibilização democrática do sinal pela cidade. Apesar disto, ele relata que em determinados momentos o 5G oferece velocidade maior.

“O sinal dele está muito instável nas áreas onde supostamente teriam 5G. As operadoras cumpriram apenas o papel básico da letra da diretriz da Anatel. Ainda se vê o sinal com muitas intercorrências, mas em alguns momentos você consegue taxas bem interessantes”, contou.

Professor especialista em Segurança da Informação da UCL, João Paulo Chamon afirma que o 5G está engatinhando e por enquanto há pouca utilidade.

“A cobertura segue capenga. A velocidade não chega ao todo seu potencial. A cobertura ainda está muito baixa. Em determinados pontos de um mesmo bairro pega e em outros não”, relata.

Segundo a Conexis Brasil, instituição representativa das empresas de telefonia móvel, o motivo é a pouca disponibilidade de antenas de transmissão do sinal 5G na cidade. Ela relata que a legislação de Vitória não estabelece prazos para a autorização de instalação de antenas 5G e que o procedimento tem levado até 180 dias.


Entenda


O 5G

É a internet móvel de quinta geração que as empresas de telefonia começaram a implantar em diversas partes do mundo a partir de 2018

É o sucessor da rede 4G, que é o padrão de internet para celulares e smartphones da atualidade.

A velocidade da internet 5G é prevista para ser 20 vezes maior que a do 4G

Já a velocidade dos downloads deve ser de até 20 gigabytes por segundo;

Ativação do sinal tem ocorrido conforme critérios demográficos das cidades, que foram estabelecidos pela Anatel.

As capitais dos estados foram as primeiras a ter o sinal ativado.

Em Vitória

Na capital, a nova internet teve seu sinal ativado pelas operadoras no dia 22 de Agosto.

Algumas semanas antes a rede já vinha sendo alvo de testes para a implementação.

Em Vitória, os primeiros pontos escolhidos para a instalação de antenas forma em bairros das regiões centrais e da orla da capital.

Instabilidades

Desde a sua ativação, a rede vem enfrentando dificuldades de disponibilidade de sinal e de instabilidade da rede.

As operadoras alegam que a situação ocorre devido à gradual ativação de antenas em determinados pontos da cidade.

Segundo a Conexis Brasil, entidade representativa das operadoras, é aguardada a autorização para a instalação de antenas.

Expansão da cobertura pela Grande Vitória

O edital de licitação da faixa de operação do 5G prevê a ativação do sinal em cidades com população de 500 mil habitantes em janeiro de 2023.

No Estado, Vila Velha e Serra estão aptas para ativação do sinal daqui há dois meses.

Recentemente, a Anatel autorizou a limpeza da faixa 3,5 GHZ, que é a que será utilizada pelo 5G.

Este é o primeiro passo para que o sinal da nova internet seja ativado.

Imagem ilustrativa da imagem Sinal da internet 5G é autorizado para Serra e Vila Velha
Aparelho de celular com acesso à internet 5G: velocidade 20 vezes maior do que o do sinal 4G |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Limpeza da faixa

A faixa de frequência de 3,5 Ghz, usada atualmente para receber a TV parabólica na Banda C (3,6 a 4,2 GHz), será utilizada pelo 5G, daí a necessidade de “limpá-la”

”A limpeza da faixa consiste em desativar os serviços que eram transmitidos nela e remanejá-lo”, explicou o professor de engenharia elétrica da USP, Marcelo Zuffo

Se houver os dois serviços operando na mesma faixa, haverá interferência no sinal.

Crime: a transmissão de um serviço não autorizado em faixa já ocupada é algo ilegal, considerado crime de gerar interferência de sinal.

Fonte: Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: