Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Samarco recebe licença unificada do Ibama para a reativação de minerodutos

| 12/05/2020 18:09 h | Atualizado em 12/05/2020, 18:21

A Samarco, "joint-venture" formada entre Vale e BHP Billiton, recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na segunda-feira (11) a licença de operação de três minerodutos.

Eles serão usados para o futuro transporte da polpa de minério de ferro entre os complexos de Germano, em Minas Gerais, e de Ubu, no Espírito Santo, de forma gradual, quando a empresa retomar suas operações.

A licença de operação (LO) tem validade de dez anos e unifica as licenças dos três minerodutos da empresa, além de incorporar as torres de transmissão e as estações de bombas existentes ao longo do trajeto, anteriormente licenciados pelo órgão estadual

Instalações da Samarco em Ubu, onde irão atuar 19 dos estudantes contratados pela mineradora
Instalações da Samarco em Ubu, onde irão atuar 19 dos estudantes contratados pela mineradora |  Foto: Roberta Bourguignon — 17/11/2019

O início da retomada das operações da Samarco está mantido para dezembro, apesar da pandemia da covid-19, garantiu recentemente o diretor executivo de finanças da Vale, Luciano Siani.

As atividades da pelotizadora estão paradas desde novembro de 2015, quando ocorreu a tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.

Em outubro de 2019, a Samarco recebeu a Licença Operacional Corretiva (LOC) para o retorno das operações em Germano e, atualmente, concentra seus esforços na implantação de um novo sistema de disposição de rejeitos, com sistema de filtragem para empilhamento a seco de 80% do rejeito a ser gerado.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS