X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Samarco reativa mais uma usina de pelotização em Ubu

Antecipação do início da operação faz parte do processo de retomada gradual da empresa


Imagem ilustrativa da imagem Samarco reativa mais uma usina de pelotização em Ubu
Usina da Samarco em Ubu, Anchieta |  Foto: Divulgação / Samarco

A Samarco iniciou, nesta sexta-feira (23), a operação de mais uma usina de pelotização no Complexo de Ubu, em Anchieta. A empresa, que celebra 47 anos neste sábado (24), passa a operar com duas usinas.

De acordo com a empresa, a reativação da usina - conhecida como P3 - faz parte da consolidação do plano ne negócios da empresa, visando alcançar 60% da capacidade produtiva até o final de 2024, operando de forma segura e sustentável. 

Para atingir 60% desta capacidade de produção, a Samarco está investindo cerca de R$ 1,6 bilhão. A retomada da P3 estava previsto para março de 2025, mas foi antecipada para operar com o excedente de outra usina, conhecida como P4.

"A expansão inclui ainda a construção de uma nova planta de filtragem de rejeitos e a reativação de mais um concentrador no Complexo de Germano, em Mariana e Ouro Preto (MG). Quando estiver operando com essa capacidade, a produção será ampliada para cerca de 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro por ano", afirmou a empresa, em nota oficial.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Neste processo de expansão, a empresa anunciou que está gerando cerca de 3 mil postos de trabalho no Espírito Santo e em Minas Gerais, sendo cerca de 600 empregos diretos.

Ainda segundo a Samarco, após a retomada da P3, a empresa espera atingir 100% de produção até 2028. 

"A usina de pelotização que está sendo reativada recebeu atualização tecnológica e manutenção dos equipamentos de instrumentação e automação, e está entre as mais modernas do mundo, a exemplo da P4, até então a única das quatro usinas da Samarco em operação desde a retomada gradual da produção em dezembro de 2020", completa a nota.

"Reativar mais uma usina, a P3, no mês do nosso aniversário é simbólico. Esse retorno antes do prazo previsto, representa o compromisso que temos com todos os nossos empregados e contratados e, sobretudo, o compromisso com a nossa função social nos territórios onde atuamos", afirmou o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: