X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Saiba se você está entre os 200 mil do ES com dinheiro a receber do governo

Termina neste sábado o prazo para quem trabalhou entre 1971 a 1988 para sacar a cota a que tem direito do PIS/Pasep


Trabalhadores com direito à cota do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem fazer o saque dos valores até este sábado (05). O dinheiro da cota — que é diferente do abono salarial — foi liberado em junho.

No Estado, cerca de 200 mil têm dinheiro a receber, segundo o economista Sebastião Demuner. Em todo o País, estão sendo disponibilizados R$ 25,4 bilhões para 10,5 milhões de profissionais.

Imagem ilustrativa da imagem Saiba se você está entre os 200 mil do ES com dinheiro a receber do governo
Aplicativo é usado para o trabalhador consultar se tem direito à cota do Pis/Pasep e solicitar o saque |  Foto: Luis Lima Jr. / Agência Estado

Tem direito à cota do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público entre 1971 e 1988 e que ainda não tenha retirado o dinheiro de sua cota. Os valores também são pagos aos herdeiros.

O dinheiro pode ser retirado por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), disponível no Google Play e na App Store.

O valor médio das cotas é de R$ 2.300, mas o saldo individual de cada um vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou no período e qual era o salário naquele momento. Demuner explica que o ideal é que esse dinheiro extra seja destinado a organização das finanças do trabalhador.

Veja mais notícias de Economia aqui

As cotas do PIS/Pasep que não forem sacadas até hoje serão destinadas ao Tesouro Nacional, conforme determinação aprovada em dezembro do ano passado, na emenda constitucional 126, derivada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, e reforçada em reunião do Conselho Curador do FGTS em junho.

No entanto, o trabalhador poderá requerer o dinheiro de volta no prazo de até cinco anos. Os procedimentos para a solicitação do ressarcimento serão divulgados em portaria conjunta dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Fazenda e do Planejamento e Orçamento a ser publicada.

O pagamento da cota é feito pela Caixa, de forma on-line, sem precisar ir à agência do banco. Segundo a estatal, a data-limite foi estabelecida para atender a edital do Ministério do Trabalho e Emprego.

Se o contribuinte morreu, ainda é possível retirar o valor. Um herdeiro ou beneficiário conseguirá resgatar a verba com a documentação necessária.

Veja a reportagem completa na edição do Jornal A Tribuna deste sábado (05)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: