Quarentões viram os preferidos das empresas na disputa por emprego
Profissionais com idade acima de 40 anos têm sido escolhidos devido a experiência, comprometimento e resiliência no trabalho
Escute essa reportagem
Preferidos por muitas empresas, os quarentões têm se destacado nos processos de recrutamento e seleção e garantido vagas no mercado de trabalho.
Essa realidade foi confirmada por empresários e especialistas responsáveis pelas contratações ouvidos pela reportagem.
Ludmilla Ribeiro, gestora da área de talent e hunting da Rhopen Consultoria disse que em algumas empresas os profissionais com mais de 40 anos têm se tornado uma opção valorizada na disputa por empregos, especialmente em organizações que possuem programas voltados para diversidade e inclusão.
No entanto, ela ressalta que essa realidade não é universal e não se aplica a todas as empresas. “A justificativa para essa realidade pode ser baseada em vários fatores, como candidatos com mais experiência, mais estáveis e reduzindo o turnover (rotatividade) das empresas, além da valorização das ações dos programas de diversidade e inclusão”.
Segundo ela, candidatos com mais 40 anos têm ocupado posições de consultores, gestão em seus diversos níveis.
O gerente de engenharia, manutenção e projetos da Vports, Anderson Polido, confirma que o perfil de profissionais dessa faixa etária está em alta em alguns setores e cargos, a exemplo da construção civil e portuários avulsos.
“Eles são muito procurados, valorizados, sobretudo pela disciplina, regularidade e pelo nível de entrega que têm. Também por ser um profissional mais senior, que conta com experiência diferenciada em relação aos mais novos”.
Vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, explica que não há idade de corte no mercado de trabalho e destaca que há oportunidade para todos, inclusive jovens.
Mas ele compara algumas situações. “O perfil que se propõe a trabalhar como balconista, por exemplo, é de idade menor, entre 30 e 35 anos. Já na indústria, a oferta é de público acima dessa idade que é, também, a faixa que preferimos por serem mais estáveis e permanecem mais tempo nos empregos”.
Ele lembra que as empresas possuem custos elevados para treinar e adaptar o profissional e se ele não permanecer há prejuízo tanto na produtividade como financeiro.
“Também, devido a escassez de mão de obra as empresas passaram a selecionar faixas com mais idade e até aposentados para suprir a falta. O que já acontecia no primeiro mundo passa a ser realidade também, no Brasil: cada vez mais teremos pessoas grisalhas laborando, nos atendendo”.
SAIBA MAIS
Perfil
PELA PERCEPÇÃO de empresários e especialistas em recrutamento e seleção ouvidos pela reportagem, profissionais nessa faixa etária trazem uma combinação valiosa de experiência, habilidades refinadas e estabilidade, que muitas vezes resulta em um desempenho superior,
Estabilidade emocional e profissional também foram lembrados, uma vez que profissionais mais experientes costumam ser mais centrados e resilientes, o que os torna aptos a tomar decisões mais assertivas e com menos impulsividade.
Eles têm Perfil de liderança, sobretudo aqueles que já passaram por processos de gestão de equipes e desenvolvimento de estratégias.
Possuem disciplina na tarefa de cumprir metas
Tem visão ampla do negócio e buscam conhecimento e habilidades
Cargos mais procurados
Gestores e diretores
Consultores e até executivos de alto escalão (CEO, CFO, COO)
Profissionais especializados em áreas como finanças, marketing, recursos humanos, operacionais e gerenciais
Gerente
Portuários avulsos (sem vínculo empregatício)
Carpinteiros, pedreiros de acabamento, encarregados, armadores (forma metálica)
Algumas vagas abertas
Center RH
Vagas: 29
Cargos: analista de RH, assistente administrativo I, assistente de almoxarifado, auxiliar de expedição, auxiliar de reversão/retenção, consultor (a) comercial, consultor de vendas interno - produtos hospitalares, consultor (a) de vendas, coordenador de operações comerciais, cozinheiro(a), encarregado de padaria, enfermeiro (a) assistencial, lavador de veículos, líder de almoxarifado, operador de empilhadeira e operador de estacionamento.
Cadastro: pode ser feito no site www.centerrh.com.br.
Psico Store
Vaga: 1
Cargo: gerente de gente e gestão para atuar em Maringá (PR) e gestor executivo no Estado
Cadastro: pelo site www.psicostore.com.br
Simulações reais de mercado
Na Construção civil
No universo de aproximadamente 400 profissionais contratados no pico das obras realizadas pela Vports, como reformas dos armazéns no Porto de Vitória, no Centro; da ferrovia; das edificações do Terminal de Capuaba, em Vila Velha, e de dois armazéns graneleiros, grande parte dos profissionais tinha acima de 40 anos. Confira:
Profissionais que tinham entre 20 a 30 anos: 25,67%
Entre 30 a 40 anos: 41,33%
Entre 40 a 50 anos: 24,67%
Acima de 50 anos: 8,33%
Trabalhador Portuário Avulso
7% - 30 anos:
16% -entre 30 a 40 anos
16% - entre 40 a 50 anos
25% - entre 50 a 60 anos
29% - entre 60 a 70 anos
7% - acima de 70 anos
Comentários