Quadrinhos para combater o assédio no trabalho
Gibis são ferramenta do Ministério Público para informar de forma lúdica sobre temas gerais dentro do ambiente profissional
Escute essa reportagem
Uma iniciativa com o objetivo de conscientizar, esclarecer a sociedade sobre temas relacionados ao trabalho e combater o assédio no ambiente profissional. Esse é um resumo do projeto “MPT em Quadrinhos”, idealizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES).
Segundo a procuradora do Trabalho Fernanda Barreto Naves, o MPT tem entre suas atribuições promover direitos humanos e a conscientização, e os quadrinhos são uma forma de difundir informações sobre os direitos dos trabalhadores em geral.
“Muitos sequer têm consciência dos seus direitos. Então, os HQs trazem essas informações de uma forma lúdica. As revistas trazem temas gerais dentro do ambiente profissional. O objetivo é que todos tenham ciência dos seus direitos e saibam a importância de denunciar”, explicou.
Os quadrinhos são utilizados em palestras em empresas, sindicatos e em escolas, por exemplo. Os temas, de acordo com a procuradora, são definidos a partir das áreas prioritárias, a exemplo de trabalho escravo e infantil.
“As coordenadorias propõem os temas que acreditam ser mais pertinentes. Recentemente, lançamos a edição sobre o assédio eleitoral, que é um tema do momento, já que estamos em ano eleitoral, e os casos, inclusive, devem ter uma alta em relação a outros anos eleitorais”, afirmou Fernanda.
Ela destacou que o projeto tem um site — www.mptemquadrinhos.com.br — que disponibiliza todas as 78 edições já publicadas. Os interessados podem acessar e baixar as edições dos HQs que fazem parte do projeto.
A publicação possui edições especiais sobre trabalho escravo, aprendizagem, trabalho seguro, assédio e muito mais. Cada edição traz personagens que enfrentam e superam desafios relacionados a esses temas, oferecendo uma narrativa envolvente e educativa.
As últimas edições publicadas têm como temas: “assédio eleitoral”, “trabalho em frigoríficos” e “amamentação: um direito da mulher trabalhadora”.
Além dos quadrinhos, Fernanda Barreto Naves destacou que o MPT, na aba “imprensa”, no pé do site institucional (mpt.mp.br), disponibiliza diversas publicações e artigos, por exemplo, de livre acesso à população.
Saiba mais
O projeto
A série “MPT em Quadrinhos” teve início em junho de 2012, no âmbito do projeto “O MPT, a Sociedade e o Cidadão”, vinculado à Coordenadoria Nacional de Estágio do MPT, coordenada, à época, pelas doutoras Guadalupe Louro Turos Couto (MPT-PRT Rio de Janeiro-RJ) e Daniele Corrêa Santa Catarina (à época no MPTPRT Vitória-ES e atualmente no TRT-ES).
O projeto possui um site — www.mptemquadrinhos.com.br — que disponibiliza todas as 78 edições já publicadas de forma digital.
Os interessados podem acessar e baixar todas as edições dos HQs que fazem parte do projeto. A publicação possui edições especiais sobre trabalho escravo, aprendizagem, trabalho seguro, assédio, entre outros temas.
Conscientização
Utilizando o poder lúdico e educativo das histórias em quadrinhos, o projeto busca conscientizar toda a sociedade sobre os direitos trabalhistas, promovendo uma sociedade mais informada e responsável desde a base.
O “MPT em Quadrinhos” é composto por uma série de histórias ilustradas, cuidadosamente elaboradas para abordar temas como trabalho infantil, segurança no ambiente de trabalho, igualdade de oportunidades, entre outros.
Cada edição traz personagens que enfrentam e superam desafios relacionados a esses temas, oferecendo uma narrativa envolvente e educativa. HQs são uma ferramenta poderosa e transmitem essas mensagens de forma acessível e impactante.
Fonte: Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES).
Comentários