Projeto bilionário vai ligar portos e indústrias e criar 50 mil empregos
Integração entre portos e indústrias será o maior investimento em infraestrutura desde o Complexo de Tubarão e criará 50 mil empregos
Escute essa reportagem

Um projeto ambicioso para interligar os portos e as indústrias do Espírito Santo, com ferrovias, rodovias, aeroportos, além da Zona de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que será implantada em Aracruz. Esse é Parque Logístico Espírito Santo (Parklog ES).
Definido pelo vice-governador Ricardo Ferraço como o “maior projeto de infraestrutura da história do Espírito Santo depois do Complexo Industrial Portuário do Tubarão”, a iniciativa vai criar ao menos 50 mil empregos diretos no Estado. Com os indiretos, a previsão é de dobrar a quantidade ao longo dos próximos 10 anos.
O lançamento oficial do Parklog será na segunda-feira, no Palácio Anchieta, em Vitória, às 10 horas. O evento contará com a presença de autoridades estaduais, prefeitos dos 10 municípios da região de influência (Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama), além de representantes de empresas e instituições parceiras.
A iniciativa, como destaca o governo, é resultado de um amplo trabalho técnico, envolvendo diagnóstico de ativos e serviços, mapeamento de oportunidades, definição de modelo de governança e planejamento de ações conjuntas para o período de 2025 a 2035.
“O Complexo Portuário, com essa dimensão, que reúne investimentos públicos e privados dessa magnitude, é uma coisa que vai colocar o Espírito Santo em pé de igualdade com o que há de melhor em termos de competitividade e infraestrutura na atração de investimentos para o Estado”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, explicou que o Parklog ES é uma parceria público-privada composta por conjunto de ativos entre portos, rodovias, ferrovias e outros que estão sendo organizados para dar competitividade diferenciada ao comércio exterior.
“Seu impacto já está acontecendo com grandes investimentos sendo realizados e novos prospectados na região. Teremos em breve um novo porto seco em Fundão, indústrias chegando em Aracruz e outros investimentos importantes. Estamos também construindo e melhorando estradas, ferrovias, portos e seus acessos”.
De acordo com ele, os investimentos públicos passam de R$ 1 bilhão”. Já os investimentos privados, mais de 10 bilhões, dos quais pelo menos R$ 4 bilhões já foram realizados nos últimos anos”.
Saiba mais
Infraestrutura do entorno
Conta com uma rede integrada intermodal de acessos e uma estrutura moderna de suporte a atividades industriais e de comércio exterior.
Ao lado do complexo, em Aracruz, está localizada a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil, concebida com um modelo dinâmico, competitivo e que já atrai muitas empresas dos segmentos voltados para a exportação.
Próximos às infraestruturas portuárias do Parklog ES estão os aeroportos de Linhares e Aracruz, que reforçam a infraestrutura intermodal de transporte do complexo.
A região norte do Estado foi incluída na área da Sudene, recebendo investimentos que aceleram a implantação de um parque industrial.
A cadeia de gás e petróleo está consolidada e a região conta com enorme potencial para geração de energias renováveis, garantindo ao parque a disponibilidade imediata de energia e a consistência de uma transição energética sustentável. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor do Brasil.
O complexo conta com uma importante e estratégica malha ferroviária já implantada, que possibilita sua conexão logística intermodal com Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Estrada de Ferro Vitória a Minas. uma das ferrovias mais eficientes do país, permite que o Complexo esteja conectado à malha já implantada até a região metropolitana de Belo Horizonte, na primeira etapa da formação do Corredor Centro-Leste.
Existe também a conexão em desenvolvimento da EF-118, que conecta o Parklog ES a Vitória, Cariacica e Anchieta, seguindo até o Rio de Janeiro.
Custos e competitividade

A construção e operação das conexões entre o Parklog e a região produtora de grãos é a primeira etapa para chegar ao cerrado com acesso ao noroeste mineiro com resultados estratégicos.
O novo trecho retoma a competitividade do corredor ferroviário, que liga as regiões produtoras de Minas Gerais e do Centro-Oeste à Ferrovia Vitória a Minas e aos portos capixabas.
A nova infraestrutura aumenta a velocidade operacional ferroviária dos atuais 12 a 16km/h para mais de 45km/h, ritmo compatível com a operação na Ferrovia Vitória a Minas.
Com a variante, haverá uma redução de mais de 30% no consumo de combustível, colaborando para a redução de emissões na logística nacional.
Nesse novo conceito, a infraestrutura ferroviária a ser implantada eleva imediatamente a capacidade da via, hoje ociosa por falta de competitividade em seus custos, dos atuais 10 milhões de toneladas para mais de 25 milhões de toneladas/ano.
Parklog ES
Localizado no litoral norte do Estado, em Aracruz, abrangendo uma região que envolve 10 municípios (Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama), o Parklog ES, é um complexo logístico que está no centro da nova rota estratégica do Brasil.
O Parklog ES reúne três portos: Portocel, Imetame e Vports, com áreas para crescimento e integração multimodal.
A região conta ainda com conexões viárias, além de infraestrutura de apoio como os portos secos em Colatina e Fundão, que poderão ampliar a eficiência aduaneira e logística.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários