X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Prefeitos eleitos no ES já planejam novos concursos

Oito prefeitos eleitos confirmaram abertura de vagas efetivas a partir do ano que vem. Criação de guardas civis é um dos motivos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitos eleitos no ES já planejam novos concursos
Prefeitura de Vitória: seleção do magistério e da Guarda em fase final |  Foto: Thiago Coutinho / AT

Dias após a vitória nas urnas, prefeitos eleitos e reeleitos no Estado já começam a planejar ações para os próximos quatro anos, como a realização de concursos públicos para aumento do servidores efetivos.

Em Cariacica, além da previsão de publicar, no mês que vem, o edital para 452 vagas para servidores do quadro geral, ainda tem dois editais previstos para 2025.

Segundo a prefeitura, entre os concursos que devem ser abertos no próximo ano estão o de fiscal agropecuário, ambiental, de defesa do consumidor, obras, posturas, transportes e vigilância sanitária, além de outro para procurador municipal.

Em Vila Velha, o prefeito reeleito Arnaldinho Borgo informou que será realizado um concurso público a partir do ano que vem.

“Já solicitei às equipes que façam o levantamento em todas as áreas, para que possamos definir os setores e os profissionais que precisamos ter nos quadros da prefeitura. Esse levantamento será encaminhado à Secretaria de Administração para definir o impacto financeiro. Dessa forma, ainda não há como prever o quantitativo de vagas nem as áreas que serão contempladas”, destacou.

O prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também falou sobre a possibilidade de abertura de novos concursos públicos na capital. “Estamos avaliando ainda as áreas e a demanda”.

Pazolini pontuou que, neste momento, estão em andamento na cidade quatro concursos públicos.

Os certames do magistério e da Guarda Municipal estão em andamento, em fase final. Também já foram lançados editais dos concursos para cargos administrativos e da Procuradoria, que estão em fase de provas”.

Em Linhares, no Norte do Estado, o prefeito eleito Lucas Scaramussa destacou que até o final do primeiro ano do mandato vai abrir concurso público para a Guarda Municipal.

“A equipe de transição, que assumirá em breve, deve apresentar as diretrizes de cada área. No entanto, algo que está claro é a necessidade de reforço na segurança pública. A Guarda de Linhares está há 12 anos sem concurso e 25% do quadro tem mais de 60 anos. Então vamos analisar, a partir de agora, o número de vagas necessárias”.

Em Colatina, Guarapari e Cachoeiro também há previsão de concurso público.

QUEM CONFIRMA CONCURSOS

Vitória

Há possibilidade de abertura de concurso público no próximo ano, segundo o prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

As áreas, no entanto, ainda serão avaliadas, já que estão em andamento ainda quatro concursos.

Os certames do magistério e da Guarda Municipal estão em fase final.

Também já foram lançados editais dos concursos para cargos administrativos e da procuradoria, que terão provas aplicadas amanhã.

Vila Velha

O prefeito reeleito, Arnaldinho Borgo, confirmou a realização de concurso público, mas com quantitativo e áreas a serem definidas.

Ele solicitou às equipes que façam o levantamento em todas as áreas da prefeitura, para definir os setores e os profissionais necessários nos quadros.

O levantamento, posteriormente, será encaminhado à Secretaria de Administração, para definir o impacto financeiro.

Cariacica

Para o próximo ano, está prevista a publicação de dois editais: um para fiscal agropecuário, ambiental, de defesa do consumidor, obras, posturas, transportes e vigilância sanitária e outro para procurador municipal. Serão 17 vagas, além de formação de cadastro de reserva.

Além desses, a prefeitura está com um edital aberto para 137 vagas para o magistério, com inscrições de 16 de outubro a 14 de novembro e salários de até R$ 4.779,23 e tíquete-alimentação no valor de R$ 600.

Outro Edital para quadro geral está com a previsão do edital ser publicado em novembro, com 452 vagas e formação de cadastro de reserva. Haverá vagas para auxiliar veterinário, agente administrativo, técnico de enfermagem, farmacêutico, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiro, cirurgião dentista, médicos de diferentes especialidades, analista de tecnologia da informação, engenheiro, entre outras áreas. 

Viana

A Prefeitura está em fase de análise de propostas dentro de processo de contração de empresa especializada na organização e realização de concursos públicos e processos seletivos.

Para este ano, as áreas de atuação previstas são magistério e administrativo. Já para 2025, há previsão para a área da Saúde e Guarda Municipal.

Guarapari

O prefeito eleito, Rodrigo Borges, disse que há previsão de realização de concurso público a partir do próximo ano. Um dos destaques é o concurso para criação da Guarda Municipal. Serão avaliadas necessidades em outros setores.

Linhares

o prefeito eleito, Lucas Scaramussa, destacou que até o final do primeiro ano do mandato vai abrir concurso para a Guarda Municipal.

Ele explicou que a equipe de transição, que assumirá em breve, deve apresentar as diretrizes de cada área e avaliar a necessidade de prorrogação de contratos, seleções ou abertura de concurso.

Cachoeiro

O prefeito eleito, Theodorico Ferraço, destacou que o que foi feito será analisado, mas respeitado. Salientou, no entanto, que se sabe que não será suficiente. Por isso, será estudado mais um concurso público.

“Neste momento, o que nos preocupa é o contrato dos professores DT’s, que se encerra em dezembro deste ano e não pode ter mais uma renovação. Será necessário, assim, um processo seletivo com urgência”, pontuou Ferraço.

Colatina

O prefeito eleito de Colatina, Renzo Vasconcelos, deverá abrir concurso público durante a sua gestão.

No entanto, ele aguardará um diagnóstico das áreas em que há a necessidade de ampliação do quadro, que deve ser elaborado pela equipe de transição.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: