Porto em Vila Velha é ampliado para enviar navios gigantes ao exterior
Terminal de Vila Velha está em ampliação para permitir embarques de longo curso, reduzindo dependência do Porto de Santos
O porto logístico da Log-In, no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), está sendo ampliado para permitir o recebimento de navios maiores e mais pesados. O investimento vai permitir que cargas que embarcam no Espírito Santo sejam enviadas diretamente ao exterior.
Atualmente, a maioria dos contêineres que são embarcados em navios pela administradora logística precisam ser transportados para o Porto de Santos, em São Paulo, onde são realocados em uma embarcação de maior porte para, então, atravessar o Oceano Atlântico, por exemplo.
Uma das alterações que estão em curso pela Log-In é o aumento da largura de um dos berços — estrutura onde o navio atraca — em 20 metros.
“Hoje, consigo atracar um (navio) de 226 metros e um de 211 metros. Com esses 20 metros que a gente ganhou, obviamente contando com a manutenção da rotina de avanço para dentro da Vports, eu conseguiria atracar dois navios de 226 metros”, conta o diretor geral Gustavo Paixão.
 
	A empresa logística ainda analisa, junto à administradora portuária Vports, o alargamento da boca de entrada para os navios, o que permitiria receber embarcações de maior largura e peso. “Foi colocada uma ordem de prioridade dentro desses projetos. O próximo passo é a gente retomar essas discussões para a gente trazer a boca do nosso canal para 37 metros.”
Paixão ressalta que as alterações não serão drásticas e podem ser feitas de forma simples, com a retirada de rochas do canal e mudança de boia. “Não há dragagem muito grande para a gente fazer. Ou seja, é algo possível”, afirma.
Com as mudança, o porto passa a ter 100% da frota própria, da Log-In, com permissão para atracar no terminal. Ela é composta por navios que vão de 1.700 TEUs (Unidade Equivalente a Vinte Pés, na sigla em inglês) a 3.150 TEUs.
“Hoje, temos, basicamente, duas rotas de longo curso. Grimaldi, para a Europa, e as linhas da Cosco, que são muito mais voltadas para o mercado chinês. Com essa ampliação, certamente nós podemos atrair, de novo, serviços de longo curso para Vitória”, afirma.
Os investimento fazem parte da estratégia da empresa para lidar com a reforma tributária e o crescimento da concorrência. Para o diretor financeiro e de Relação com Investidores, Pascoal Gomes, não há motivo para temer a competição.
A Log-In vai inaugurar ainda, no próximo dia 24, uma área de 65 mil metros quadrados, para armazenar até 1.500 contêineres.
Saiba mais
Nova área
A Log-In planeja inaugurar, em 24 de novembro, uma nova área para abrigar até 1.500 contêineres. A expansão física comporta uma área de 65 mil metros quadrados, sendo 25 mil metros para armazenar os compartimentos de carga.
Isso dá uma capacidade agregada de mais 40%, ampliando em 2.480 TEUs.
Em relação à área de armazenagem, a empresa vai ampliar em 13 mil metros quadrados o espaço atual, de 15 mil m, ou seja, quase 100% de expansão da capacidade.
Infraestrutura
Três guiantes automatizados e ultramodernos, com sistemas de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), estão sendo implementados, ampliando fluidez e rastreabilidade.
Dois reach stackers para movimentação de contêineres, quatro empilhadeiras, quatro semirreboques para movimentação interna e acessórios push-pul para operação sem pallet também fazem parte do investimento visando o contrato de concessão dos próximos cinco anos.
Portêineres
Com um investimento de R$ 42 milhões, os três portêineres do terminal foram totalmente modernizados e equipados com Sistemas de Operação Remota (RCOS), câmeras de alta definição e visão 3D.
A tecnologia permite aos operadores conduzirem as manobras a partir de uma estação dedicada, localizada em área segura do terminal. O modelo é inédito na América Latina.
Novas cargas
Embora ainda seja uma proposta em estudo, a Log-In planeja expandir a diversidade de cargas a serem recebidas no terminal portuário, especialmente na nova área de armazenagem.
Há a possibilidade, inclusive, de que cargas de café passem a ser movimentadas — e exportadas — diretamente no porto, afirma Gustavo Paixão.
Fonte: Log-In Logística Integrada
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