Polo de inovação em Vila Velha será lançado hoje no Café Empresarial da Assevila
Será o Vila Valley, na Prainha, cujo lançamento ocorre no evento da associação. Previsão é de iniciar a operação em março
A Prainha, em Vila Velha, passará a ter um polo de inovação: o Vila Valley. O projeto será lançado nesta terça-feira (09), no Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila). Em sua 28ª edição, o encontro reúne lideranças, empresários, gestores públicos e representantes das principais instituições do Estado.
O polo — ou hub — de inovação terá como epicentro da governança o espaço Casa Amarela, no mesmo bairro. Thomaz Tommasi, presidente da Assevila, explicou que será uma concepção moderna da gestão do ecossistema local de inovação que considera a cidade inteira como um hub, integrando “atores, recursos e oportunidades em uma lógica colaborativa”.
“Trata-se de um ecossistema que terá uma base na Prainha, mas com várias ações voltadas para a cidade como um todo. A ideia é criar várias bases de inovação em diferentes temas. Por exemplo, teremos uma base voltada para o mercado imobiliário, construída junto às empresas do setor. Também vamos desenvolver projetos nas escolas, com apoio das universidades. A UVV é uma das idealizadoras, assim como o Sebrae”.
Segundo o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Júnior, o espaço cedido pela prefeitura já existe e passará por adaptações internas após a assinatura da parceria. A expectativa, diz ele, é que o hub funcione a partir de março.
Para Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae no Espírito Santo, o ecossistema de negócios de Vila Velha tem contado, já há alguns anos, com a atuação decisiva da Assevila. “A entidade tem sido um ponto de convergência, articulando proposições e mobilizando empresários, instituições e o poder público em direção ao crescimento econômico da cidade”, destaca.
Ele salienta que conectar-se a essa agenda será fonte de grandes oportunidades para novos empreendedores, pesquisadores, pequenas empresas e toda a cadeia produtiva — não apenas de Vila Velha, mas de todo o Espírito Santo.
No seu entendimento, entre os papéis mais relevantes de uma entidade representativa está a capacidade de promover colisões de ideias: criar momentos de conexão, troca e aprendizado mútuo que geram iniciativas colaborativas de impacto para a cidade.
O Café da Assevila contará com a participação de diversas organizações mantenedoras e patrocinadoras que compõem o ecossistema econômico de Vila Velha e região, fortalecendo a integração entre setor privado, academia (liderada pela UVV) e poder público.
O QUE ELES DIZEM
Projeto transversal
“Estamos falando de um projeto transversal, que dialoga com todos os públicos e que tem como objetivo impulsionar a economia local. Esse ecossistema é idealizado e articulado pela cadeia produtiva, via Assevila, pela UVV, pelo Sebrae e outras instituições, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e, sobretudo, da prefeitura, que está cedendo, a longo prazo, o espaço.
Por que é necessário esse espaço? Vila Velha é uma cidade enorme, a segunda maior do Estado em população, e, mesmo tão próxima da capital, ficou distante dos ecossistemas de inovação, que sempre se concentraram em Vitória”.
Thomaz Tommasi, presidente da Assevila
Poder das ideias
“Vila Velha decidiu ocupar com força seu lugar no mapa da inovação. Quando assumimos, a cidade estava afastada desse debate, mas avançamos com a digitalização dos serviços, a melhoria do ambiente de negócios e ações como o Vila Velha Ágil, que desburocratizou licenças e alvarás. Agora, damos mais um passo importante ao ceder a Casa Amarela para transformá-la no nosso hub de inovação, o 'Vila Valley', um espaço vivo de conexão entre empreendedores, universidades, investidores e o setor público.
A Casa Amarela, parte da memória da Prainha, passa também a simbolizar nosso futuro. Estamos preparando Vila Velha para atrair ainda mais investimentos, criar empregos qualificados e fortalecer o ecossistema que já pulsa na cidade, em parceria com quem acredita no poder das ideias”.
Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha
Evolução
“Uma das premissas para o desenvolvimento do ambiente de negócios de um território é a existência de uma governança sólida. A atuação organizada, sistematizada e consistente de lideranças que compartilham objetivos comuns é fundamental para sustentar um ciclo contínuo de evolução.
É nesse contexto que ganham força as associações empresariais. Elas viabilizam uma atuação transversal entre diversos segmentos do mercado, ampliam a pluralidade de pensamentos e reúnem diferentes visões sobre desafios e oportunidades”.
Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae no Espírito Santo
Momento decisivo
“No último Café Empresarial da Assevila de 2025, Vila Velha se apresenta em um momento decisivo, ou seja, quando a cidade mostra que seu futuro passa pela força do conhecimento e pela capacidade de transformar ideias em soluções concretas para empresas, governo e sociedade.
Com o Vila Valley, a cidade assume o seu papel como protagonista, com um modelo de desenvolvimento inspirado na hélice quíntupla: governo, empresas, academia, sociedade civil e sustentabilidade atuando de forma articulada e alinhada à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
Esse arranjo fortalece políticas públicas inovadoras, capacita empreendedores, atrai investidores e estimula projetos de impacto social reais”.
Alessandro Coutinho, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da UVV
Mundo moderno
“Amanhã (hoje) nós faremos um ato de assinatura. Depois disso, seguem os processos físicos e documentais. Acreditamos que, a partir de março (2026), teremos um pontapé inicial real de funcionamento.
O ecossistema de um hub de inovação serve para potencializar e alavancar renda. O desenvolvimento econômico é um fator central. Vila Velha está se integrando a esse mundo moderno.
Vamos realizar eventos, palestras, ações culturais e criar um ambiente onde as pessoas possam ter contato com as criações que estarão sendo desenvolvidas lá”.
Roberto Patrício Junior, secretário de Cultura de Vila Velha
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários