Poder de decisão da compra de imóveis nas mãos delas
Pesquisa aponta que as mulheres são mais atentas ao lazer, à segurança e à proximidade da família, além de serem maioria na compra e locação
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As mulheres são as que mais pesquisam para comprar ou alugar imóveis, de acordo com dados do DataZap+, empresa de inteligência imobiliária que analisa o mercado.
Para o estudo, foram entrevistadas 7.623 mulheres, sendo 2.519 compradoras e 5.104 locatárias, em todo o País. Os dados foram colhidos de janeiro a dezembro do ano passado.
Entre os pontos que elas consideram importantes para a escolha estão as características do imóvel, segurança da região e do imóvel, estrutura do empreendimento, proximidade de familiares e amigos e opções para lazer.
O diretor de vendas da Argo Construtora, Emerson Lima, destacou que as mulheres priorizam mais se a nova moradia está próxima de familiares e amigos e se a localização oferece acesso fácil para locomoção.
“Outros diferenciais que elas buscam são os espaços que os edifícios dedicam para o lazer, home office e cuidado com os pets, sem contar a proximidade ao comércio, serviços e faculdades.”
A pesquisa aponta que as mulheres são quem mais adquirem imóveis. Na compra, 45% do público é masculino e 55% é feminino. Já na locação, 33% do público é masculino e 67% é feminino.
Em relação à forma de pagamento para a compra de imóvel, 53% das mulheres pretendem pagar com financiamento imobiliário, 36% planejam pagar à vista, 20% por meio de permuta ou troca, 16% por meio de programas habitacionais, 8% por consórcio ou carta de crédito.
“A participação da mulher é extremamente ativa na compra do imóvel. Ela é o maior agente decisor”, disse o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), Leandro Lorenzon.
Quando a decisão vai ser feita por um casal, segundo ele, percebe-se claramente a influencia da mulher na decisão de compra, seja para morar ou para os filhos.
“Talvez por a mulher se ater mais aos detalhes, ela faz avaliação mais prática do imóvel. Muitas vezes, o homem não tem essa percepção tão refinada”, observou.
Muitas vezes, por uma questão de composição da renda do casal, ela pode ser ou não a titular do imóvel. “Mesmo não sendo ela, certamente ela influenciou na decisão de compra”, garantiu.
Chance de investimento
“Nesse período de análise sobre o mercado imobiliário, percebi que adquirir um imóvel novo seria uma oportunidade para investimento, para além de ser meu próprio empreendimento”, comenta a servidora pública Juliana Dantas dos Santos, de 44 anos.
Para investir, Juliana comprou um apartamento de dois quartos no Jockey de Itaparica, em Vila Velha. “Consegui encontrar o imóvel ideal para mim e para os meus objetivos devido ao padrão de acabamento e à localização que eu desejava”, afirmou.
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Metodologia
O estudo perfil do lead, do DataZap+, é feito por meio de abordagem on-line. A pesquisa quantitativa realizada a partir de questionário estruturado e de autopreenchimento foi realizada de janeiro a dezembro do ano passado. Para o estudo, foram entrevistadas 7.623 mulheres, sendo 2.519 compradoras e 5.104 locatárias, em todo o País.
Busca
No ano passado, o público que buscou imóveis no portal ZAP+ foi em sua maioria mulheres.
Na compra, 45% do público é masculino e 55% é feminino.
Já na locação, 33% do público é masculino e 67% é feminino.
Geração
Compradoras: em sua maioria são da geração X. Nesse perfil, a média de idade é de 48 anos.
Locatárias: cerca de 4 em cada 10 fazem parte da geração X. No entanto, esse perfil tende a ser mais jovem, uma vez que há uma concentração de 31% na geração Y. A média de idade é de 43 anos.
Público
Geração Z: nascido até 1996
Geração Y: nascido entre 1984 e 1995
Geração X: nascido entre 1964 e 1983
Geração BB: nascido até 1963
Renda
Classe A: a partir de R$ 16.768,01
Classe B: De R$ 4.458,01 a R$ 16.768
Classe C: de R$ 1.378,01 a R$ 4.458
Classe D/E: Até R$ 1.378
Perfil
Compradora
Geração Z: 3%
Geração Y: 19%
Geração X: 55%
Geração BB: 22%
Locatária
Geração Z: 11%
Geração Y: 31%
Geração X: 42%
Geração BB: 16%
Estado Civil
Compradora
Solteira: 25%
Casada: 54%
Divorciada: 17%
Viúva: 4%
Locatária
Solteira: 37%
Casada: 42%
Divorciada: 16%
Viúva: 4%
Fonte: DataZap+
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