X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Poder de decisão da compra de imóveis nas mãos delas

Pesquisa aponta que as mulheres são mais atentas ao lazer, à segurança e à proximidade da família, além de serem maioria na compra e locação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Poder de decisão da compra de imóveis nas mãos delas
Na foto, a servidora pública Juliana Dantas dos Santos, de 44 anos. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

As mulheres são as que mais pesquisam para comprar ou alugar imóveis, de acordo com dados do DataZap+, empresa de inteligência imobiliária que analisa o mercado. 

Para o estudo, foram entrevistadas 7.623 mulheres, sendo 2.519 compradoras e 5.104 locatárias, em todo o País. Os dados foram colhidos de janeiro a dezembro do ano passado. 

Leia mais sobre Economia aqui

Entre os pontos que elas consideram importantes para a escolha estão as características do imóvel,  segurança da região e do imóvel, estrutura do empreendimento, proximidade de familiares e amigos e opções para lazer. 

O diretor de vendas da Argo Construtora, Emerson Lima, destacou que as mulheres priorizam mais se a nova moradia está próxima de familiares e amigos e se a localização oferece acesso fácil para locomoção. 

“Outros diferenciais que elas buscam são os espaços que os edifícios dedicam para o lazer, home office e cuidado com os pets, sem contar a proximidade ao comércio, serviços e faculdades.”

A pesquisa aponta que as mulheres são quem mais adquirem imóveis. Na compra, 45% do público é masculino e 55% é feminino. Já na locação, 33% do público é masculino e 67% é feminino.

Em relação à forma de pagamento para a compra de imóvel, 53% das mulheres pretendem pagar com financiamento imobiliário, 36% planejam pagar à vista, 20% por meio de permuta ou troca, 16% por meio de programas habitacionais, 8% por consórcio ou carta de crédito.

“A participação da mulher é extremamente ativa na compra do imóvel. Ela é o maior agente decisor”, disse o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), Leandro Lorenzon.

Quando a decisão vai ser feita por um casal, segundo ele, percebe-se claramente a influencia da mulher na decisão de compra, seja para morar ou para os filhos. 

“Talvez por a mulher se ater mais aos detalhes, ela faz avaliação mais prática do imóvel. Muitas vezes, o homem não tem essa percepção tão refinada”, observou.  

Muitas vezes, por uma questão de composição da renda do casal, ela pode ser ou não a titular do imóvel. “Mesmo não sendo ela, certamente ela influenciou na decisão de compra”, garantiu.

Chance de investimento

“Nesse período de análise sobre o mercado imobiliário, percebi que adquirir um imóvel novo seria uma oportunidade para investimento, para além de ser meu próprio empreendimento”, comenta a servidora pública Juliana Dantas dos Santos, de 44 anos.

Para investir, Juliana comprou um apartamento de dois quartos no Jockey de Itaparica, em Vila Velha. “Consegui encontrar o imóvel ideal para mim e para os meus objetivos devido ao padrão de acabamento e à localização que eu desejava”, afirmou.

Leia mais

Dinheiro esquecido por clientes em bancos chega a R$ 7 bilhões

Banco do Brasil, Bradesco e Itaú anunciam adesão ao Desenrola Brasil


Saiba mais

Metodologia 

O estudo perfil do lead, do DataZap+, é feito por meio de abordagem on-line. A pesquisa quantitativa realizada a partir de questionário estruturado e de autopreenchimento foi realizada de janeiro a dezembro do ano passado. Para o estudo, foram entrevistadas 7.623 mulheres, sendo 2.519 compradoras e 5.104 locatárias, em todo o País.

Busca

No ano passado, o público que buscou imóveis no portal ZAP+ foi em sua maioria mulheres.

Na compra, 45% do público é masculino e 55% é feminino. 

Já na locação, 33% do público é masculino e 67% é feminino. 

Geração

Compradoras: em sua maioria são da  geração X. Nesse perfil, a média de idade é de 48 anos. 

Locatárias: cerca de 4 em cada 10 fazem parte da geração X. No entanto, esse perfil tende a ser mais jovem, uma vez que há uma concentração de 31% na geração Y. A média de idade é de 43 anos.

Público 

Geração Z: nascido até 1996 

Geração Y: nascido entre 1984 e 1995 

Geração X: nascido entre 1964 e 1983 

Geração BB: nascido até 1963

Renda 

Classe A: a partir de R$ 16.768,01 

Classe B: De R$ 4.458,01 a R$ 16.768

Classe C: de R$ 1.378,01 a R$ 4.458 

Classe D/E: Até R$ 1.378

Perfil

Compradora 

Geração Z: 3%

Geração Y: 19%

Geração X: 55%

Geração BB: 22%

Locatária 

Geração Z: 11%

Geração Y: 31%

Geração X: 42%

Geração BB: 16%

Estado Civil 

Compradora

Solteira: 25%

Casada: 54%

Divorciada: 17%

Viúva: 4%

Locatária

Solteira: 37%

Casada: 42%

Divorciada: 16%

Viúva: 4%

Fonte: DataZap+

Leia mais

Metade do dinheiro "esquecido" nos bancos ainda não foi resgatado

Projeto prevê imposto maior para produto que faz mal

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: