Petrobras fecha com a dona da Jurong para construção de navios
Contrato entre estatal e a Seatrium é de R$ 58 bi e prevê construção de duas embarcações. Chance de parte de um ser fabricado em Aracruz é grande
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A Petrobras assinou contratos de aquisição dos navios-plataforma P-84 e P-85, com a Seatrium Limited, de Singapura. O negócio foi fechado pelo valor de US$ 11 bilhões (R$ 58,3 bilhões na cotação atual). E tem grandes chances de uma das plataformas ser construída no Espírito Santo.
As duas unidades serão próprias da Petrobras e instaladas, respectivamente, nos campos de Atapu e Sépia, em águas ultraprofundas, no pré-sal da Bacia de Santos, com início de produção previsto entre 2029 e 2030, segundo a estatal.
As duas novas plataformas são do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) e serão instaladas em profundidade de água superior a 2 mil metros. As plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sépia) terão, cada uma, capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
As construções de P-84 e P-85 serão realizadas em estaleiros do Brasil, China e Singapura, e atingirão os percentuais de conteúdo local de 20% na P-84 e 25% na P-85, segundo comunicado da Petrobras.
A Seatrium é dona de três estaleiros no Brasil, incluindo o Estaleiro Jurong Aracruz, além do Estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), e o Seatrium Singmarine Brasil, em Navegantes (SC).
CEO da DVF Consultoria, Durval Vieira de Freitas, destacou que as possibilidades são grandes de um dos navios-plataforma serem construídos no Estaleiro Jurong.
“Sem dúvida nenhuma (sobre a construção ser em Aracruz). Essa é uma grande notícia para o País. E o Estaleiro Jurong está preparado. Os cascos devem ser feitos em Singapura, e depois vir para o acabamento detalhado no Brasil”, disse.
Sobre conteúdo local, Freitas explicou que os 20% e 25% citados pela Petrobras, são da porcentagem que será fabricada no País. “Inclui a compra de materiais e a mão de obra. Pode parecer pouco, mas é de uma grande importância para a indústria nacional”.
Segundo ele, é uma obra de longa duração com grandes chances de negócios para fornecedores locais e abertura de empregos diretos e na cadeia de abastecimento.
A reportagem entrou em contato com o Estaleiro Jurong ontem, que encaminhou para avaliação da diretoria, mas até o fechamento da edição, não houve retorno oficial.
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Contrato
A Seatrium, estaleiro de Singapura, irá construir duas novas plataformas para a Petrobras, P-84 e P-85, após contrato assinado entre as empresas.
As duas unidades serão instaladas nos campos de Atapu (P-84) e Sépia (P-85), em águas ultraprofundas (mais de 2 mil metros), no pré-sal da Bacia de Santos, com início de produção previsto entre 2029 e 2030. Terão, cada uma, capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Seatrium
A Seatrium Limited surgiu após fusão das empresas Sembcorp Marine e Keppel Offshore & Marine, no início do ano passado. Seatrium é a combinação das palavras “mar” e “átrio”, segundo a empresa. A Sembcorp Marine foi a responsável pela construção do Estaleiro Jurong em Aracruz, inaugurado em 2014.
Empregos
Até 3 mil empregos podem ser criados para a construção das plataformas, caso realmente ocorra no Estado. São engenheiro mecânico, eletricista, automação, tubulação, planejamento, meio ambiente, segurança, coordenação, entre outros.
Serão necessários ainda técnicos e profissionais de nível médio, para trabalhar como montador, soldador, operador de máquinas, ajustador, eletricista, especialista em robótica, segurança, meio ambiente, pintor, bombeiro e outros.
Na cadeia de abastecimento, a estimativa é que serão no mínimo 12 mil empregos, envolvendo todos os segmentos de serviços e comércio.
Os navios-plataforma
Os projetos da P-84 e P-85 têm a previsão de redução de 30% na intensidade de emissões de gases de efeito estufa por barril de óleo equivalente produzido, colocando-os entre os FPSOs mais eficientes a entrar em operação no Brasil.
A redução se deve aos benefícios da configuração All Electric, de otimizações na planta de processamento para o aumento da eficiência energética e da incorporação de diversas tecnologias, tais como: zero ventilação de rotina e captação profunda de água do mar.
Fonte: Petrobras, Seatrium e Durval Freitas.
Carros chegam ao Porto de Vitória
Na tarde desta quarta-feira (05), foram desembarcados centenas de veículos importados no Porto de Vitória, no terminal da capital capixaba, administrado pela Vports.
Como publicado por A Tribuna no último sábado (1º), a previsão é que cheguem ao Estado, 30 mil veículos, a maioria de elétricos, somente neste mês, um número recorde, segundo fontes portuárias.
Para se ter ideia, no primeiro trimestre deste ano, 43 mil automóveis foram importados, contra 14 mil no mesmo período de 2023, um aumento de 207%. São carros de marcas a exemplo de BYD, GWM, Honda, Mercedes e Volvo.
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