Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel
Edital para contratar a obra foi divulgado e prevê estrutura com o dobro do espaço atual, além de área para hotel e centro comercial
Escute essa reportagem

Começam no início de 2026 as obras para a construção do novo Pavilhão de Carapina, na Serra, rebatizado como Centro de Convenções de Carapina. O espaço será erguido próximo à estrutura atual, na mesma área.
Com 28 mil metros quadrados de área construída, o espaço terá o dobro do tamanho do atual e será focado nos eventos de negócio, como a perspectiva de movimentar o segmento do turismo no Estado.
O edital para a construção foi publicado nesta sexta-feira (25), e o leilão para escolha da empreiteira deve ocorrer em julho. A obra terá investimento de R$ 228 milhões, pagos pelo governo do Estado. O projeto ficou sob responsabilidade da prefeitura.
Serão cerca de três campos de futebol de área total, sendo dois deles dedicados às exposições. Além disso, a estrutura terá cobertura para desembarque de visitantes, produção de energia fotovoltaica, tratamento de esgoto próprio e sistema de filtragem de água.



Haverá também a possibilidade de exploração do espaço por marca, com a negociação de direitos de nome — conhecidos como naming rights, em inglês. O modelo permite que marcas apliquem o próprio nome no título do estabelecimento, explorando a visibilidade em troca de uma quantia em dinheiro.
Uma disputa pública será aberta para a concessão do espaço à iniciativa privada. O Bandes é quem ficará responsável por elaborar essa parte, que já foi iniciada, como adiantou o secretário de Estado do Desenvolvimento, Sergio Vidigal.
“O turismo está um pouco adormecido, mas está se preparando para crescer com o Estado. O Bandes já foi contratado para fazer a modelagem de PPP (Parceria Público-Privada) para fazer a gestão do novo centro”, destacou.
Anexa à estrutura, uma área de 12 mil m foi reservada para receber empreendimentos como hotel e centro comercial, adiantou o vice-governador Ricardo Ferraço.
A proposta é que o espaço atraia visitantes de outros estados e países, criando oportunidades de desenvolvimento do comércio e da rede hoteleira.
“Momento novo para o turismo do Espírito Santo. Compreendemos que o Estado precisa de um equipamento moderno, que sustente grandes eventos. Damos esse passo para um novo momento para o turismo”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Saiba mais
Projeto
O objetivo é que o novo Pavilhão de Carapina atenda à demanda por um espaço mais estruturado e com capacidade para sediar grandes eventos, nacionais e internacionais.
Com isso, serão movimentados setores como hotelaria, transporte, gastronomia e comércio.
Dimensões
O espaço terá uma área total construída de 29 mil m, sendo 23 mil para o pavilhão principal, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.
Ainda terá auditório, foyer, áreas externas de exposição, locais adequados para embarque e desembarque, bicicletário e ampliação do estacionamento, com mais de 1.800 vagas.
A obra está orçada em R$ 228,7 milhões, com execução em 36 meses.
Durante as obras, será implantada uma estrutura provisória no terreno, para manter a realização de eventos e minimizar impactos ao setor.
Prazo
Com o lançamento do edital hoje, a previsão é que o leilão para escolher a empreiteira ocorra em julho.
A construção do novo Pavilhão deve começar no primeiro semestre de 2026, “caso tudo se encaminhe bem”, como destacou o governador Renato Casagrande.
Hotel e centro comercial
Negócios próximos ao novo Centro de Convenções de Carapina podem se instalar, com a destinação de uma área na parte direita do espaço para a construção de locais relacionados à atividade turística e de negócios.
Cerca de 12 mil metros quadrados foram separados para que possam ser construídos hotéis e centros comerciais, adiantou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Agradecimento
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, agradeceu à ex-secretária de Estado Lenise Loureiro, “que iniciou todo esse processo”. “Com essa oportunidade, nós iremos aumentar o fluxo turístico de negócios, maior vertente de fomento do turismo capixaba. A Serra só tem a agradecer”, disse Weverson durante evento no Palácio Anchieta.
Fonte: Governo do Estado
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários