X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel

Edital para contratar a obra foi divulgado e prevê estrutura com o dobro do espaço atual, além de área para hotel e centro comercial


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel
Projeção do novo pavilhão, que terá 2/3 da área destinados a exposições, além de estacionamento ampliado |  Foto: Divulgação

Começam no início de 2026 as obras para a construção do novo Pavilhão de Carapina, na Serra, rebatizado como Centro de Convenções de Carapina. O espaço será erguido próximo à estrutura atual, na mesma área.

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o espaço terá o dobro do tamanho do atual e será focado nos eventos de negócio, como a perspectiva de movimentar o segmento do turismo no Estado.

O edital para a construção foi publicado nesta sexta-feira (25), e o leilão para escolha da empreiteira deve ocorrer em julho. A obra terá investimento de R$ 228 milhões, pagos pelo governo do Estado. O projeto ficou sob responsabilidade da prefeitura.

Serão cerca de três campos de futebol de área total, sendo dois deles dedicados às exposições. Além disso, a estrutura terá cobertura para desembarque de visitantes, produção de energia fotovoltaica, tratamento de esgoto próprio e sistema de filtragem de água.

  • Câmera 1/3
    Fullscreen
  • Câmera 2/3
    Fullscreen
  • Câmera 3/3
    Fullscreen
  • Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel
  • Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel
  • Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel
Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel Pavilhão de Carapina vai se tornar Centro de Convenções com hotel

Haverá também a possibilidade de exploração do espaço por marca, com a negociação de direitos de nome — conhecidos como naming rights, em inglês. O modelo permite que marcas apliquem o próprio nome no título do estabelecimento, explorando a visibilidade em troca de uma quantia em dinheiro.

Uma disputa pública será aberta para a concessão do espaço à iniciativa privada. O Bandes é quem ficará responsável por elaborar essa parte, que já foi iniciada, como adiantou o secretário de Estado do Desenvolvimento, Sergio Vidigal.

“O turismo está um pouco adormecido, mas está se preparando para crescer com o Estado. O Bandes já foi contratado para fazer a modelagem de PPP (Parceria Público-Privada) para fazer a gestão do novo centro”, destacou.

Anexa à estrutura, uma área de 12 mil m foi reservada para receber empreendimentos como hotel e centro comercial, adiantou o vice-governador Ricardo Ferraço.

A proposta é que o espaço atraia visitantes de outros estados e países, criando oportunidades de desenvolvimento do comércio e da rede hoteleira.

“Momento novo para o turismo do Espírito Santo. Compreendemos que o Estado precisa de um equipamento moderno, que sustente grandes eventos. Damos esse passo para um novo momento para o turismo”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Saiba mais

Projeto

O objetivo é que o novo Pavilhão de Carapina atenda à demanda por um espaço mais estruturado e com capacidade para sediar grandes eventos, nacionais e internacionais.

Com isso, serão movimentados setores como hotelaria, transporte, gastronomia e comércio.

Dimensões

O espaço terá uma área total construída de 29 mil m, sendo 23 mil para o pavilhão principal, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.

Ainda terá auditório, foyer, áreas externas de exposição, locais adequados para embarque e desembarque, bicicletário e ampliação do estacionamento, com mais de 1.800 vagas.

A obra está orçada em R$ 228,7 milhões, com execução em 36 meses.

Durante as obras, será implantada uma estrutura provisória no terreno, para manter a realização de eventos e minimizar impactos ao setor.

Prazo

Com o lançamento do edital hoje, a previsão é que o leilão para escolher a empreiteira ocorra em julho.

A construção do novo Pavilhão deve começar no primeiro semestre de 2026, “caso tudo se encaminhe bem”, como destacou o governador Renato Casagrande.

Hotel e centro comercial

Negócios próximos ao novo Centro de Convenções de Carapina podem se instalar, com a destinação de uma área na parte direita do espaço para a construção de locais relacionados à atividade turística e de negócios.

Cerca de 12 mil metros quadrados foram separados para que possam ser construídos hotéis e centros comerciais, adiantou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Agradecimento

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, agradeceu à ex-secretária de Estado Lenise Loureiro, “que iniciou todo esse processo”. “Com essa oportunidade, nós iremos aumentar o fluxo turístico de negócios, maior vertente de fomento do turismo capixaba. A Serra só tem a agradecer”, disse Weverson durante evento no Palácio Anchieta.

Fonte: Governo do Estado

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: