Passagens aéreas sem desconto para crianças até 12 anos
Empresas Gol e Azul não vão mais conceder benefício para clientes de 2 a 12 anos. Já os bebês vão continuar viajando de graça
Escute essa reportagem
As companhias aéreas Gol e Azul acabaram com o desconto em passagens emitidas para crianças com idades de 2 a 12 anos, que antes pagavam entre 20 a 25% mais barato nos bilhetes. A medida já está valendo e agora o valor cobrado para elas será igual à tarifa paga pelos adultos.
O anúncio foi feito há duas semanas, mas quem comprou a passagem com desconto anteriormente e ainda vai viajar pode ficar despreocupado, pois não haverá acréscimo de valor.
No entanto, se o passageiro desejar fazer uma remarcação da passagem, poderá haver nova cobrança. “No caso de remissões de bilhetes adquiridos antes desta data (12/9), passam a ser válidas as condições da nova tarifa. Poderá haver diferença tarifária em decorrência da nova tarifa ser superior ou inferior”, diz a Gol em comunicado.
Para os bebês que ainda não completaram dois anos, a regra não muda: eles podem viajar gratuitamente nos voos nacionais da Gol, viajando no colo, sem ocupar uma poltrona.
Para os voos internacionais da companhia, o desconto é de 90%. Segundo a companhia, os “descontos para crianças em voos operados por parceiras da Gol também permanecem inalterados”.
No caso da Azul, a companhia aérea informou que crianças com até 2 anos incompletos embarcam gratuitamente nos voos nacionais, mas devem viajar somente no colo do responsável.
Já nos voos internacionais da Azul, crianças com até 2 anos incompletos pagam 10% da tarifa do adulto. “Informamos, ainda, que a partir do dia 15 de setembro, clientes acima de 2 anos completos pagam a tarifa vigente de acordo com o voo escolhido”, dizia a nota enviada à reportagem.
Procuradas, Latam e a Avianca não comentaram suas políticas tarifárias para crianças.
Nas redes sociais, passageiros relataram outras cobranças feitas pelas companhias aéreas que mudam regras anteriores. A mais recente cobrança trata sobre a mudança de assentos. Quem tem filhos pequenos e quer garantir que eles estarão ao lado durante o voo, tem que pagar uma taxa pela troca.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que qualquer serviço adicional ao transporte é considerado acessório e não é regulado ou normatizado pela agência.
Mudança nas regras
As companhias aéreas Azul e Gol deixaram de oferecer descontos para crianças de 2 a 12 anos. Elas pagavam 25% e 20% a menos nas passagens aéreas das empresas, respectivamente. Os anúncios foram feitos neste mês e já são válidos. As vantagens para crianças de 0 a 2 anos foram mantidas, mas outras mudanças e cobranças também estão sendo aplicadas.
Agora escolher seu lugar na aeronave sai caro e, se tem escala, esse valor se multiplica. Garantir que menores de idade se sentem ao lado dos responsáveis também virou gasto extra. Tem até taxa para furar a fila de embarque e ter mais chance de levar a mala a bordo.
Fonte: Gol, Azul e agência O Globo.
Comentários