Páscoa: Ovos de chocolate com diferença de preço de até 80%
Pesquisa realizada pelo Procon estadual apontou produto que custava R$ 14,99 em uma loja e R$ 26,99 em outra, por exemplo
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Pesquisa realizada pelo Procon estadual apontou diferença de até 80% nos ovos de Páscoa vendidos em 12 estabelecimentos da Grande Vitória.
O levantamento de preços foi feito entre os dias 6 e 11, revelando o preço mínimo e máximo dos produtos. A maior diferença foi com o ovo Tesouro Perdido de 150g, da marca Roma. Em um supermercado, o produto é vendido por R$ 14,99, enquanto em outro estabelecimento ele custa R$ 26,99, segundo o Procon.
O objetivo dessa pesquisa é orientar o consumidor em suas decisões de compra para o período da Páscoa, ressaltando a importância da comparação de preços como a melhor forma de economizar, informou o Procon.
Foram coletados preços de 198 itens da Garoto, Nestlé, Lacta, Arcor, Delicce, Ferrero, Top Milk, Una Vitta, Montev, Top Mix, Kidoçura, Roma, Lindt, Cacau Show, Kopenhagen e Le Chocolatier.
Outra grande discrepância foi com o ovo Tortuguita Distorcedor de Voz com 100g, da Arcor, que apresenta variação de 65,27% entre o preço máximo e mínimo.
O Procon menciona o preço do ovo Laka de 175g, da marca Lacta. Em uma loja, o ovo é vendido por R$ 47,80, enquanto em outra ele custa R$ 74,99, variação de 56,88%. O ovo Crocante com 227g da Garoto apresentou variação de 52,26%, assim como o Classic, com 199g da Nestlé.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, explicou que os preços atuais nas lojas podem ser diferentes, especialmente devido a descontos especiais e promoções de Páscoa.
Ela destacou a importância da pesquisa antes de comprar, enfatizando que é a melhor maneira de economizar. Outra dica é não se deixar levar pelas estratégias das lojas para atrair os consumidores. “É preciso avaliar sua condição financeira e repensar seus hábitos de consumo”, frisou.
Cacau
A cotação do cacau em Nova Iorque já quase dobrou em menos de três meses para níveis recordes, em rali às vésperas da Páscoa.
Embora os fabricantes de chocolate comprem cacau com meses de antecedência, a recuperação começa a afetar os preços para o consumidor. Algumas barras de chocolate estão ficando mais caras, menores ou cheias de outros sabores para atenuar o impacto.
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