X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Ovo vira substituto da carne e fica mais caro


Consumidos como uma alternativa mais barata às demais proteínas animais (como carne de boi, de porco e de aves), os ovos vão ficar mais caros para o consumidor.

A alta dos grãos usados na alimentação dos frangos estão reduzindo as margens de lucros dos produtores. Com isso, o preço deve subir cerca de 25% para que a produção não fique no vermelho.

Imagem ilustrativa da imagem Ovo vira substituto da carne e fica mais caro
Nélio Hand: produtor em dificuldades |  Foto: Divulgação

De acordo com diretor executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), Nélio Hand, o ovo teve ajuste de preço nos últimos dias, mas não na mesma velocidade dos insumos usados para alimentar as galinhas.

“Em um ano, o milho subiu 48%. A soja teve aumento de 77%. Nesse mesmo período, o ovo teve um ganho de 16%. Isso está trazendo dificuldades para o produtor. O custo está acima da sua necessidade e o preço precisa de reajuste, que já deveria ter ocorrido porque muitos não estão aguentando”, disse.

Segundo Nélio, uma caixa com 30 dúzias (ou 360 ovos) é vendida pelo produtor por 125 reais. Com o aumento, o preço vai chegar a 156 reais. O preço para o consumidor, ele lembra, vai depender dos estabelecimentos comerciais.

“O ovo é um produto acessível para o consumidor e é claro que preocupa subir o preço. Mas a informação que temos do mercado é de que os insumos vão continuar em alta. Cabe a cada revendedor analisar de quanto vai ser o reajuste para o consumidor”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: