Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba
Outras novidades feitas no Estado são o barbecue de banana e os pães de açaí e de café, com baixo nível de carboidrato
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A criatividade está em alta na cozinha. Pastel de pão com linguiça, picles de quiabo, barbecue de banana, ovo líquido, pães de açaí e café estão entre as novidades.
O chef de cozinha Estevão Annechini Ruy criou um prato novo. Trata-se de uma linguiça que vai dentro de um pão de alho, que vai dentro de um pastel de vento, de 40 centímetros.
Ele foi fazer uma palestra em João Neiva e foi na volta que surgiu a ideia de criar o prato. “Resolvi comer um pastel e minha esposa um pão com linguiça na Parada Ibiraçu. Então pensei, porque não juntar os dois? Eu fiquei com vontade de comer o dela e ela o meu”.
Em homenagem ao negócio que inspirou o prato, ele se chama “Chora Ibiraçu”, contou o chef rindo. Segundo ele, o nome foi escolhido porque a criação ficou “melhor que o pastel de Ibiraçu”, nas palavras dele. A Parada Ibiraçu aprovou a brincadeira (a reação completa está no quadro abaixo).
Já Daniela Gurgel, moradora de Laranja da Terra, sempre foi criativa, mas a necessidade a fez inovar. Ela percebeu que para viver da roça teria que buscar uma forma de agregar valor aos produtos colhidos no campo.
“Temos plantação de quiabo. Em 2018, o quilo do quiabo estava custando 40 centavos. Comecei a pensar sobre o que fazer para ganhar mais com ele. Eu tinha estudado muito sobre geleias e conservas para a nossa agroindústria e testei o picles de quiabo, que ficou uma delícia”.
Ela também criou o barbecue de banana, após vender a caixa de 25 quilos da fruta por R$ 8, cujo lucro era pouco. “Fui para cozinha e fiz os testes e a gente tem vendido bastante”. Formada em gastronomia, ela explicou que defuma a banana nanica madura e usa outros condimentos.
Há ainda uma expectativa para comercialização de ovo líquido no Estado para pessoas físicas. Trata-se do ovo quebrado, vendido com clara e a gema separas. Praticidade que facilita a realização de receitas por exemplo. Atualmente esse produto é voltado para indústrias.
Parada Ibiraçu
A Parada Ibiraçu parabenizou o chef Estevão Annechini Ruy pela criatividade. “Sentimos o reconhecimento do nosso trabalho ao sermos inspiração para outros pratos”, destacou o sócio-proprietário das franquias Parada Ibiraçu, Thiago Pignaton.
“Estamos ansiosos para provar o pastel dele. E fica o convite para ele provar mais alguns dos nossos, porque nos comprometemos a criar novos sabores também”, adiantou.
Recheios Variados
Pães de açaí e café
A chef padeira Camila Ramos, 43 anos, criou pães de café e açaí. Além desses ingredientes, as massas levam farinha de grão-de-bico, de feijão-branco, de arroz, de psylliun, de linhaça, de fécula, além de azeite extravirgem, ovos, sal e água.
Os dois pães, segundo ela, são fofinhos, sem trigo, sem lactose e sem açúcar. “O pão de café ficou com cheiro e gosto como se fosse um cappuccino forte. Já o de açaí está com uma cor linda e você sente a diferença no sabor, puxando para o adocicado da fruta”, contou a dona da Be Leve.
Embalagem é ponto-chave para a venda, diz especialista
Além da curiosidade, vários outros fatores interferem na decisão de compra do consumidor, que é muito mais emocional do que racional, conforme lembrou o especialista em neuromarketing e doutor em neurociência, Elbert Oliveira.
Ele explicou que a embalagem é ponto chave. “Ela tem que fazer contato com os cinco sentidos do cliente. Tem que acionar a emoção. É o contato que o cliente tem com o produto antes de comprar”.
O posicionamento do produto é outro ponto que precisa ser pensado. Ele aponta as gôndolas de doces e balas que ficam perto do caixa, nos supermercados, como exemplo. E destaca que ela fica em uma posição estratégica, já que estará perto do cliente quando ele estiver cansado de fazer compras e seu cérebro racionando energia.
“Quando chega ao caixa, o cliente já está pensando menos, logo levar um doce é um impulso emotivo”. Além disso, o produto precisa estar onde o cliente em potencial está. “Nem todo produto é para todo cliente”.
SAIBA MAIS
Invenção x inovação
Invenção é criar algo novo, trazer ao mundo um produto que ainda não existe. Já inovação é juntar coisas que já existem para fazer algo novo. Consiste na melhoria de um serviço, produto ou processo.
Criatividade
É uma das habilidades humanas valorizadas atualmente. E tende a ser cada vez mais valorizada. Ela contribui para novas ideias, visão crítica e disrupção (mudança de curso).
A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Viajar, ler, conversar, participar de experiências diferentes e experimentar novidades contribuem para isso.
Memória afetiva
Para decidir se experimenta ou não um produto, o consumidor acaba utilizando sua memória afetiva. Aqueles produtos que têm ingredientes que o consumidor gosta, têm mais chance de ser aceito.
Fonte: pesquisa AT, especialistas citados na reportagem
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