X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba

Outras novidades feitas no Estado são o barbecue de banana e os pães de açaí e de café, com baixo nível de carboidrato


A criatividade está em alta na cozinha. Pastel de pão com linguiça, picles de quiabo, barbecue de banana, ovo líquido, pães de açaí e café estão entre as novidades. 

O chef de cozinha Estevão Annechini Ruy criou um prato novo. Trata-se de uma linguiça que vai dentro de um pão de alho,  que vai dentro de um pastel de vento, de 40 centímetros.  

Leia mais notícias aqui

Ele foi  fazer uma palestra em João Neiva   e foi na volta que surgiu a ideia de criar o prato. “Resolvi comer um pastel e minha esposa um pão com linguiça na Parada  Ibiraçu. Então pensei, porque não juntar os dois? Eu fiquei com vontade de comer o dela e ela o meu”.

Imagem ilustrativa da imagem Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba
Estevão com uma de suas criações, o pastel de pão de alho, linguiça e muito queijo: chef se inspirou em famoso pastel de Ibiraçu para batizar seu prato, no qual provocou. A resposta foi surpreendente e veio na forma de elogio e convite |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Em homenagem ao negócio que inspirou o prato, ele se chama “Chora Ibiraçu”, contou o chef rindo. Segundo ele,  o nome foi escolhido porque a criação ficou “melhor que o pastel de Ibiraçu”, nas palavras dele. A Parada Ibiraçu aprovou a brincadeira (a reação completa está no quadro abaixo). 

Já Daniela Gurgel, moradora de Laranja da Terra,  sempre foi criativa, mas a necessidade a fez inovar. Ela  percebeu que para viver da roça teria que buscar uma forma de agregar valor aos produtos colhidos no campo. 

“Temos plantação de quiabo. Em 2018, o quilo do quiabo estava custando 40 centavos. Comecei a pensar sobre o que fazer para ganhar mais com ele.  Eu tinha estudado muito sobre geleias e conservas para a nossa agroindústria  e testei o picles de quiabo, que ficou uma delícia”.  

Ela também criou o barbecue de banana, após vender a caixa de 25 quilos da fruta   por R$ 8, cujo lucro era pouco. “Fui para cozinha e  fiz os testes e a gente tem vendido bastante”.  Formada em gastronomia, ela explicou que  defuma a banana nanica madura e usa outros condimentos.

Há ainda uma expectativa para comercialização de ovo líquido no Estado para pessoas físicas.  Trata-se do ovo quebrado, vendido com clara e a gema separas. Praticidade que  facilita a realização de receitas por exemplo. Atualmente esse produto é voltado para indústrias.

Parada Ibiraçu

A Parada Ibiraçu parabenizou o chef  Estevão Annechini Ruy pela criatividade. “Sentimos o reconhecimento do nosso trabalho ao sermos inspiração para outros pratos”,  destacou o sócio-proprietário das franquias Parada Ibiraçu, Thiago Pignaton. 

“Estamos ansiosos para provar o pastel dele. E fica o convite para ele provar mais alguns dos nossos, porque nos comprometemos a criar  novos sabores também”, adiantou.

 Recheios Variados

Pães de açaí e café

A chef padeira Camila Ramos, 43 anos, criou  pães  de café e  açaí.   Além desses ingredientes,  as massas levam farinha de grão-de-bico, de feijão-branco, de arroz, de psylliun,  de linhaça,  de fécula, além de azeite extravirgem, ovos, sal e água.

Os dois  pães, segundo ela, são  fofinhos, sem trigo, sem lactose e sem açúcar.  “O pão de café ficou com cheiro e gosto como se fosse um cappuccino forte. Já o de açaí está com uma cor linda e você sente a diferença no sabor, puxando para o  adocicado da fruta”, contou a dona da Be Leve.

Embalagem é ponto-chave para a venda, diz especialista

Além da curiosidade, vários outros fatores interferem na decisão de compra do consumidor, que é muito mais emocional do que racional, conforme lembrou o especialista em neuromarketing e doutor em neurociência, Elbert Oliveira.

Ele explicou que a embalagem é ponto chave. “Ela tem que fazer contato com os cinco sentidos do cliente. Tem que acionar a emoção. É o contato que o cliente tem com o produto antes de comprar”. 

O posicionamento do produto é outro ponto que precisa ser pensado. Ele aponta as gôndolas de doces e balas que ficam perto do caixa, nos supermercados, como exemplo. E destaca que ela fica em uma posição estratégica, já que estará perto do cliente quando ele estiver cansado de fazer compras e seu cérebro racionando energia.

“Quando chega ao caixa, o cliente já está pensando menos, logo levar um doce é um impulso emotivo”. Além disso, o produto precisa estar onde o cliente em potencial está. “Nem todo produto é para todo cliente”.

SAIBA MAIS

Invenção x inovação 

Invenção é criar algo  novo, trazer ao mundo um produto que ainda não existe. Já inovação é  juntar coisas que já existem para fazer algo novo. Consiste na melhoria de um serviço, produto ou processo.

Criatividade

 É uma das habilidades humanas valorizadas atualmente. E tende a ser cada vez mais valorizada. Ela contribui para novas ideias, visão crítica e disrupção (mudança de curso).

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Viajar, ler, conversar, participar de experiências diferentes e experimentar novidades contribuem para isso.

Memória afetiva

Para decidir se experimenta ou não um produto, o consumidor acaba utilizando sua memória afetiva. Aqueles produtos que têm ingredientes que o consumidor gosta, têm mais chance de ser aceito.

Fonte: pesquisa AT, especialistas citados na reportagem

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: