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Opinião Econômica

Público encontra dificuldades em achar produtos e serviços

O público idoso encontra dificuldades em achar produtos e serviços adaptados para eles.


Imagem ilustrativa da imagem Público encontra dificuldades em achar produtos e serviços
Kleber Alves: acordo |  Foto: Divulgação

A população idosa tem crescido no Brasil e em outros países, representando uma parcela significativa da força de trabalho atualmente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050 e isso  representará um quinto da população mundial.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que os idosos representaram 14,7% da população brasileira em 2021.

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Em números totais, são 31,2 milhões de pessoas. Dados demográficos e econômicos dessa faixa etária mostram um aumento na expectativa de vida, isso significa que esse grupo ainda tem muitos anos produtivos pela frente. 

Porém esse público encontra dificuldades em achar produtos e serviços adaptados para eles.

Quando o assunto é diversão, esse público sabe muito bem como se divertir. Eles se juntam em grupo de atividades físicas, como caminhar, nadar, pedalar, dançar ou praticar ioga. 

Outros optam por contratar pacotes de turismo ou fazer viagens regulares em carros próprios. As empresas perdem uma grande oportunidade de olhar com atenção para atrair esse público.

A música pode ser um campo interessante para oferecer aulas. Afinal, eles carregam o repertório de uma vida, mas muitos ainda não tocam nenhum instrumento, e outros carregam o desejo de aprender a cantar. 

O que vemos é as escolas focando nas crianças, adolescentes e não dando atenção aos com mais de 60 anos. Cabe destacar que, embora algumas atividades possam exigir uma adaptação ou moderação, a maioria das opções de lazer e entretenimento continua disponível para esse grupo.

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Mesmo aquelas pessoas que cultivam boa saúde e tem alta mobilidade possuem aspectos por conta da idade que necessitam de adaptações. 

Pode ser o carro, a casa, o calçado ou as roupas. Cada vez mais, as empresas precisam estar atentas a esse público que só cresce. Oferecer produtos e serviços pode ser um bom negócio para quem vende e para quem compra.

Segundo Julia Schuwartz, fundadora de uma startup focada em cuidado de pessoas idosas, na Holanda existem condomínios exclusivos para pessoas acima de 60 anos, que são adaptados e oferecem serviços específicos para o cuidado da saúde e bem-estar.

Outro exemplo vem de São Paulo. Uma empresa criou um serviço profissional de transporte de idosos. A empresa se propõe a ajudar idosos e outras pessoas com necessidades especiais a ir a consultas médicas, fazer compras ou ir ao cinema. É um serviço que melhora a qualidade de vida destas pessoas.

O céu é o limite no uso da criatividade para criar produtos e serviços para essas pessoas que tanto fizeram e que agora merecem usufruir com conforto, praticidade e segurança.

Muitas vezes o idoso também está do outro lado, sendo o empreendedor, já que a experiência e a sabedoria ajudam a criar negócios bem-sucedidos. 

De acordo com dados do Sebrae, a proporção de empresários com mais de 60 anos tem crescido significativamente nos últimos anos, encontrando no empreendedorismo uma forma de gerarem renda e manter a mente ocupada.

No mercado também há aqueles  idosos que, mesmo depois de aposentados, precisam continuar trabalhando, tendo menos tempo dedicado ao lazer.

É importante que a sociedade e as empresas considerem maneiras de valorizar e aproveitar a experiência e as habilidades, oferecendo oportunidades de emprego, treinamento e acolhimento. 

É fundamental que sejam criadas políticas públicas que garantam a proteção social e econômica, ajudando-os a se manterem financeiramente estáveis e independentes.

Ser criativo na busca por emprego pode ser desanimador, especialmente para aqueles que estão na faixa dos 60 anos. O mais importante, é fundamental acreditar em si mesmo e em suas habilidades. A idade carrega muita experiência, conhecimento e sabedoria acumulada ao longo dos anos, e isso é um diferencial valioso para muitas empresas. 

Kleber Alves é empresário, mentor de carreira, consultor empresarial, sócio-fundador do Grupo Educavix

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