Previsão otimista para a economia capixaba
Boas notícias que potencializam as previsões de expansão econômica
Escute essa reportagem
Na comparação do 1º trimestre de 2023 com o 4º trimestre de 2022, o PIB do Brasil aumentou 1,9%, superando as previsões, de acordo com os dados do IBGE.
A economia do Espírito Santo cresceu 4,5% no 1º trimestre de 2023, desempenho duas vezes maior do que a média nacional, conforme as informações do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
O resultado acima das expectativas do PIB capixaba foi ocasionado, sobretudo, pelos bons desempenhos do comércio, serviços e indústria extrativa que na comparação interanual computaram ampliações de 9,9%, 8,8% e 2,3%, respectivamente.
Ademais, a economia capixaba se encontra equilibrada por um longo período de tempo e conta com mecanismos de estímulos ao desenvolvimento e atração de investimentos, como o Fundo Soberano.
Além de suas potencialidades, a economia do Espírito Santo provavelmente será beneficiada também pelos bons ventos que vêm do plano nacional.
Com base no IBGE, a inflação, medida pelo IPCA, ficou em 0,23 em maio, superando as expectativas de baixa. No acumulado de 12 meses, a inflação está em 3,94%, valor bem inferior aos 11,73% contabilizados em maio de 2022.
Conforme esperado, em fevereiro de 2023, os impostos federais sobre os combustíveis voltaram a ser cobrados, o que pressionou uma alta da inflação naquele momento. Nos meses de março e abril a inflação veio desacelerando.
Leia mais
Plano de saúde individual deve ter reajuste anunciado nesta segunda
Veja as áreas que lideram pedidos de demissão no ES
Em maio de 2023, a Petrobras implementou sua nova política de preço, a qual reduziu a influência das variações bruscas do preço internacional do barril de petróleo.
Vale destacar que essa estratégia foi adotada na 2ª quinzena de maio, logo, não explica por completo a queda da inflação naquele mês. Os desdobramentos dessa ação ainda vão influenciar uma desaceleração no IPCA nos próximos meses.
Como programado, está prevista para julho a retomada da cobrança do ICMS (alíquota única) sobre os combustíveis, o que deve puxar para cima a inflação, amenizando os efeitos da nova política de preços da Petrobras.
Essa medida tende a melhorar a arrecadação nos estados, uma vez que o ICMS é uma das principais fontes das receitas estaduais.
Com base na série histórica dos dados sobre o PIB, constata-se que, geralmente, quando o País vai bem, a economia do Estado tende a apresentar um desempenho ainda melhor.
Tomando isso como referência, as expectativas positivas de crescimento econômico no País e Estado são reforçadas para 2023. A economia capixaba provavelmente fechará o ano com crescimento acima da média nacional.
Para os próximos anos, as expectativas também são positivas.
Até 2026, mais de R$ 50 bilhões em investimentos públicos e privados estão previstos para serem realizados no território do Espírito Santo, segundo o estudo do IJSN. Boas notícias que potencializam as previsões de expansão econômica!
Pablo Lira, doutor em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da Universidade Vila Velha (UVV)
Leia mais
Mais de 15 mil trabalhadores por mês pedem demissão no ES
Conheça as abelhas “treinadas” para aumentar a produção de café no ES
Comentários