Obras nas rodovias federais e ferrovia vão gerar mais empregos no ES
A duplicação da 101 vai demandar novas vagas de trabalho, segundo subsecretário de Estado. Já o edital para obras da 262 sai no 1º semestre de 2026
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Os investimentos em rodovias e ferrovias no Estado vão transforma-lo em um grande “canteiro de obras” nos próximos anos, com a criação de milhares empregos, segundo o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Celso Guerra.

Ele destacou que, somando os postos de trabalho nas obras e na operação com a duplicação da BR-101 no Estado, “é estimada a necessidade de milhares trabalhadores”.
Após vencer o leilão para novo contrato de concessão da BR, depois da repactuação, em junho, a EcoRodovias permanece como concessionária e vai realizar as obras na malha viária de 478 km, da divisa com o Rio até a Bahia.
O novo contrato, válido até 2049, prevê um investimento de R$ 10,3 bilhões e inclui 172 km de duplicações, 41 km de faixas adicionais, 51 km de contornos urbanos e dois pontos de parada e descanso para caminhoneiros, e outras melhorias como passarelas e trevos.
O projeto é considerado fundamental para viabilizar outros investimentos logísticos no Estado, segundo Guerra: “No Norte da região metropolitana está se formando um grande hub logístico, o Parklog, que abrangerá 10 municípios e agregará 30 milhões de toneladas de carga transitando pelos modais ferroviário e rodoviário na região. Hoje, já há gargalos para o tráfego de veículos pesados”.
Já para a BR-262, o governo do Estado deve alocar R$ 2,3 bilhões para as obras, fruto do acordo de compensação pela tragédia em Mariana (MG) — o restante deve vir de emendas da bancada capixaba.
O projeto será realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), e atualmente está na fase final de planejamento e em processo de realização de estudos ambientais. A licitação da obra, diz Guerra, deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.
Conexões
Para o subsecretário, é preciso ainda viabilizar mais conexões com o Porto Central, em Presidente Kennedy. “Ainda que se concretizem os investimentos da nova ferrovia EF-118, que vai conectar a Vitória-Minas com o Sul capixaba, há previsão de implantação de terminais de contêineres e granéis, o que também trará grande movimentação no médio prazo”, diz.
Guerra reforça que a reforma tributária é um dos combustíveis dessa “corrida” para impulsionar o setor logístico no Estado.
Ampliação no sinal de celular nas rodovias
O governo federal quer obrigar operadoras a ampliarem o sinal de celular nas rodovias federais que cortam o País.
O Ministério dos Transportes apresentou uma nova “Política de Conectividade” com o objetivo de otimizar o acesso à internet e ao sinal de celular nas estradas.
A proposta, que está em consulta pública, pode mexer inclusive com as concessões em discussão, é o que dá a entender o secretário-executivo da pasta, George Santoro.
“Vocês do setor são responsáveis por isso. Não garantem só o ir e vir, mas também a mobilidade urbana das cidades por onde passam”, alertou.
Santoro afirma que o setor de concessões deve ser visto como uma plataforma multifuncional de serviços públicos, indo além da manutenção das estradas.
O sinal de internet é outro elemento que deve ser impulsionado pela medida. Dos 122 mil quilômetros de rodovias federais, concedidas e não concedidas, pouco mais de 60 mil contam com cobertura 4G, segundo o ministério.
“Se não conectarmos nossas rodovias, o Brasil vai ficar para trás”, defende.
A prioridade para o projeto, porém, serão as rodovias com maior volume de tráfego e maior número de acidentes, diz a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse. Ou seja, pode incluir a BR-101, que passa pelo Estado.
SAIBA MAIS
Ferrovias
> Prioridade no Ministério dos Transportes, o destravamento dos planos para a logística ferroviária inclui, como primeiro projeto, a construção do Anel Ferroviário Sudeste (EF-118), conectando Espírito Santo e Rio.
> O trecho inicial prevê investimentos de R$ 4,6 bilhões nos 170 km entre Anchieta (ES) e São João da Barra (RJ). O ministério trabalha para levar a leilão o trecho ferroviário em dezembro, mas considera como mais provável que ocorra em março de 2026.
BR-262
> A rodovia terá um novo trecho de 23 km entre Viana e Marechal Floriano, com traçado mais favorável e obras de duplicação no traçado atual.
> Estão previstos a construção de um túnel, viadutos e novos trechos duplicados, ou seja, novas vias.
> Entre Marechal Floriano e a divisa com Minas Gerais, a duplicação ocorrerá no mesmo traçado atual.
> O alto fluxo de veículos, particularmente no verão, intensificado pelo turismo de montanha, faz necessário investimento na melhorias na rodovia no trecho que conecta o Estado a Minas, segundo Guerra.
> O impacto das obras, esclarece ele, vai se refletir principalmente na facilitação da logística para o Estado.
BR-101
> O novo contrato de concessão, que se estende até 2049 para a EcoRodovias, prevê investimento de R$ 10,3 bilhões e criação de aproximadamente 100 mil empregos ao longo do período de construção e operação.
> O plano inclui 172 km de duplicações, 41 km de faixas adicionais, 51 km de contornos urbanos e dois pontos de parada e descanso para caminhoneiros, além de outras melhorias.
> Os primeiros trechos a serem beneficiados são a conexão entre Serra e João Neiva, que devem ser entregues nos próximos três anos, bem como o trecho entre Alfredo Chaves e Iconha, chegando a seguir à Safra, no entroncamento da BR-101 entre Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Itapemirim.
> No Sul, entre João Neiva e Cachoeiro, a previsão de conclusão é para até 2028. Já o trecho Norte ainda depende de licenças ambientais e aumento do fluxo de veículos.
Fontes: Valor Econômico e Secretaria de Estado de Desenvolvimento
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