Obras da BR-101 devem ser retomadas em até 6 meses
Casagrande defendeu a repactuação do contrato com a Eco101, para que a concessionária possa dar sequência aos investimentos
Escute essa reportagem
No pacote de pedidos prioritários do governo do Estado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no Espírito Santo nesta sexta-feira (15), está ajuda para o impasse envolvendo a BR-101.
“O presidente Lula reafirmou o compromisso na BR-101 e BR-262. Na BR-101, nós estamos dependente de um parecer, de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que nós acreditamos que até fevereiro ou março do ano que vem a gente tenha uma decisão final”, disse o governador.
A decisão que interessa, como reafirmou Casagrande, é a repactuação do contrato com a Eco101 para que a concessionária possa dar sequência aos investimentos.
O governador explicou que o Ministério dos Transportes propôs essa repactuação.
“O Tribunal de Contas está avaliando se isso é vantajoso para o cidadão ou não. Nós estamos defendendo que sim, que isso é vantajoso, porque a gente ganha tempo. Com uma nova concessão, vamos ter obra daqui a três, quatro anos na BR-101. Se fizer uma repactuação, já teremos obra no primeiro semestre do ano que vem”, comparou o governador.
A reportagem apurou que um investimento superior a R$ 1 bilhão em obras na BR-101 no período de 2024 a 2026 está previsto no acordo em análise pelo TCU para repactuação do contrato da concessão com a Eco101.
O valor seria de R$ 350 milhões por ano, caso a repactuação seja aprovada pelo Tribunal de Contas da União.
BR-259
Na lista de prioridades está a BR-259, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais.
O governador disse nesta sexta que a rodovia deve ganhar adequações de capacidade, sendo alguns trechos com duplicação e outros com terceira faixa.
Comentários