O que as empresas querem de você após a chegada da Inteligência Artificial
A pedido do jornal A Tribuna, empresários revelam como se preparar para o mercado de trabalho após a chegada da IA
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Muito tem se falado em Inteligência Artificial (IA), mas, afinal, o que as empresas querem de você?
Buscando essa resposta, a reportagem de A Tribuna esteve nesta sexta-feira (14) no evento Espírito Santo Innovation Experience (ESX) promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
Empresários falaram sobre a importância de acompanhar as mudanças, sobretudo as crianças e jovens, já que a Inteligência Artificial está transformando o mundo.
A sugestão é ler mais, melhorar o vocabulário e se qualificar de forma contínua, pois a IA exige isso, uma boa comunicação.
No espaço Talentos do Amanhã, Jussara Pancieri, gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-ES, citou o trabalho que vem sendo feito pela entidade estimulando os alunos a desenvolverem soluções com uso de ferramentas como a inteligência artificial visando sanar problemas encontrados na sociedade.
O programa educação empreendedora desenvolve competências e habilidades empreendedoras para os futuros líderes transformadores.
Ela lembrou ainda que durante o evento, que vai até amanhã na Praça do Papa, em Vitória, pais, educadores e demais profissionais da educação podem assistir palestras que trazem as tendências e questões ligadas à tecnologia.
OPINIÕES
Diferencial do futuro
“É preciso se atentar para a inteligência artificial, pois nós estamos no mercado cada vez mais competitivo e que exige muito dos profissionais.
A inteligência artificial veio para amplificar todos os conhecimentos. Portanto, é importante que principalmente as crianças e os jovens se atentem para isso, estudem mais, leiam mais, melhorem o vocabulário porque saber conversar com a inteligência artificial vai ser um diferencial no futuro.”
Gustavo Consoli, CEO da Lais Inteligência Artificial
Bom vocabulário
“Para os futuros profissionais, eu digo que é preciso ter vontade de aprender. Comece com o curso na área de tecnologia ou, caso você não tenha uma vocação inicial para a tecnologia, comece com uma área gerencial, que também é valorosa, principalmente para o curador de IA.
Ele consegue ter boa comunicação e passar com riqueza de detalhes informações para a IA generativa.
Às vezes, o jovem digita de forma muito abreviada e para construir prompts (conjunto de palavras) é preciso ter um bom vocabulário, afinal inteligência artificial também é comunicação”.
Walber Tonn, arquiteto de soluções de inteligencia artificial da Intelliway
Transformação
“Mudar a estratégia de negócios para uma estratégia digital de negócio é exatamente o propósito da transformação digital.
É fundamental criar estratégias digitais de negócio, de sorte a explorar ao máximo as possibilidades das tecnologias, sistemas de informação de base digital e captura de dados atualmente à disposição dos clientes, na qual se inclui ultimamente e com muita força a inteligência artificial”.
Chico Saboya, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
Avanço na inovação
“É uma alegria ver a cada ano como nós estamos avançando na inovação, em novas tecnologias e na integração entre as instituições. Ver, ainda, o papel que a Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa) e a Secti (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional) desenvolvem e como a gente conseguiu financiar bons projetos das instituições públicas e privadas.
É importante ter aqui os estudantes das nossas escolas técnicas, das escolas de todo o Estado para que possam ver a importância desse investimento em tecnologia e inovação”.
Renato Casagrande, governador do Estado
Oficinas de tecnologia de graça neste final de semana
No espaço “Talentos do Amanhã” do ESX 2024, crianças e adolescentes podem se divertir e ganhar conhecimento em oficinas gratuitas que estão sendo disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória em parceria com a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.
Luana Lemos, subsecretária de Gestão Pedagógica da capital, explicou que elas têm o objetivo de promover experiências de inovação e tecnologia, abordando o pensamento criativo computacional, explorando conceitos básicos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, conhecida como a ‘metodologia steam’.
Uma das oficinas é a Lego Adventure Kids, voltada para crianças de 5 a 7 anos. Ela utiliza o Kit Lego Discover com peças de encaixe para introduzir conceitos de robótica.
De acordo com a subsecretária, a oficina contribui com o desenvolvimento de habilidades essenciais como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento lógico através de atividades divertidas e estimulantes que despertam o interesse pela tecnologia desde cedo.
Outra é a Lego Essential Inventores, voltada para crianças de 8 a 10 anos. Ela combina tijolos e peças eletrônicas Lego com software fácil de utilizar para ensinar os alunos a resolver problemas e a pensar de forma divertida.
As oficinas têm como público alvo crianças e adolescentes de até 15 anos. Para os interessados, é necessário se inscrever no stand Talentos do Amanhã anteriormente.
Mais informações sobre a programação completa estão presentes no link esx.com.es.
Luana finalizou afirmando que as oficinas apresentadas fazem parte de uma proposta pedagógica curricular da rede municipal de Vitória que envolve um grande investimento em tecnologias.
Existem projetos de robótica que acontecem em 15 unidades de ensino de Vitória e são “uma iniciativa que visa estimular o aprendizado de tecnologia e a programação desde cedo”.
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