Novos golpes prometem 14º do INSS para enganar idosos
Ligações telefônicas e pedidos de depósitos estão entre as práticas. Abordagens ocorrem por e-mail, celular e por meio da internet
Escute essa reportagem
Novos golpes e fraudes com falsas promessas sobre o pagamento do 14º salário a aposentados e pensionistas têm surgido nos últimos anos.
Com a tentativa de enganar os beneficiários, informações falsas são espalhadas por diversas redes sociais com o intuito de liberar um falso benefício previdenciário.
É comum que as abordagens aos idosos aconteçam por meio de ligações telefônicas ou pedidos de depósitos financeiros. Além disso, podem ser por e-mail, ou mensagem de celular. Essas tentativas de golpes têm se tornado comuns, principalmente pela “credibilidade” adquirida pelos golpistas com as vítimas, o que facilita a fraude.
Muitos aposentados acabam sendo surpreendidos e são induzidos por armadilhas produzidas pelos golpistas, que se aproveitam de assuntos que estão em evidência, para conseguir roubar dados pessoais dos beneficiários.
O especialista em Tecnologia da Informação, Eduardo Pinheiro, faz um alerta sobre o assunto, e orienta aos beneficiários sobre como evitar cair nesses tipos de golpes.
“É importante salientar que órgãos oficiais do governo não se comunicam através de aplicativos de mensagem. Busquem sempre se atualizar pelos canais oficiais, mantenham-se informados sobre o assunto e desconfiem de tudo que se compartilha nas redes sociais, até que se prove o contrário”, afirmou.
O resultado da pandemia da covid-19 fez com que muitos beneficiários do INSS encarassem uma crise financeira, acumulando dívidas, já que tiveram que ser provedores do próprio lar para os filhos, netos e familiares que ficaram desempregados.
É o que afirma o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Espírito Santo (Sindnapi), Jânio Araújo.
“Os aposentados sofreram injustiça ao longo da pandemia. Foi o único segmento que não obteve uma assistência do governo, e isso fez com que houvesse uma sobrecarga financeira”, afirmou.
O presidente reforçou a importância de ficar alerta ás armadilhas dos golpistas.
“A vulnerabilidade financeira na pandemia fez com que aposentados caíssem em golpes. Sugerimos sempre que, ao surgir qualquer informação duvidosa, os beneficiários busquem ajuda de pessoas de confiança”, complementou.
Leia mais
Governo recua e mantém isenção para compras internacionais até US$ 50
Receita realiza leilão com quilos de ouro e diamantes apreendidos em operação
Dificilmente será aprovado e não se deve contar com ele
O auxílio do 14º salário consta em um projeto de lei apresentado ainda durante a pandemia e está em tramitação. Mas especialistas advertem: dificilmente a proposta será aprovada e ninguém deve contar com o dinheiro.
O texto criaria, de forma excepcional, um abono anual, a favor de aposentados e pensionistas para compensar os impactos da pandemia, que já está mais perto de ficar sob controle com a vacinação.
Mesmo assim, há na bancada capixaba parlamentar que defende a criação do benefício, como o senador Fabiano Contarato (PT).
“No contexto específico do momento agudo da pandemia, algumas iniciativas dessa natureza tramitaram no Congresso e não foram aprovadas. Naturalmente, o contexto posterior à fase aguda da pandemia exige um debate em conciliação com as pautas econômicas do País e com responsabilidade no equilíbrio das contas públicas”.
Os demais parlamentares capixabas foram procurados pela reportagem, mas não se manifestaram.
SAIBA MAIS
Atenção aos golpes
Empréstimo consignado sem autorização
Os dados dos segurados já estão na posse dos golpistas. Eles utilizam isso para contratar empréstimos consignados sem autorização da vítima.
Golpe dos atrasados
Os golpistas se passam por advogados enviando uma carta para o segurado, informando que ele tem dinheiro atrasado para receber.
Aumento por revisão do INSS
Golpistas se passam por advogados e dizem que o segurado pode receber um aumento no valor do benefício que já recebe, por meio de algum tipo de revisão.
Falso pente fino
Um dos golpistas liga para os segurados e se passa por funcionário do INSS.
Assim, ele diz que está sendo realizado um pente fino e o segurado deve pagar uma certa quantia para evitar que o seu benefício seja suspenso ou cortado.
E-mail falso
São criados e-mails falsos que se passam por um canal oficial do INSS e enviam mensagens à vítimas, informando que há problemas envolvendo seu benefício.
Golpe do cartão clonado
Os criminosos ainda tentam o golpe do cartão clonado.
Assim que tiverem acesso às informações pessoais da vítima, inclusive senha de cartões, enviam um falso motoboy para retirar o cartão e realizar saques indevidos.
Golpe da auditoria previdenciária
Os golpistas enviam links para uma suposta comprovação de vida.
Como se proteger?
Atualização de dados
Para evitar cair em golpes desse tipo, o INSS sugere que o beneficiário mantenha seus dados de contato sempre atualizados. Isso pode ser feito pelo próprio aplicativo oficial do Meu INSS ou mesmo pelo telefone 135.
Atenção redobrada
É importante conferir o endereço do link enviado, cuidar da privacidade dos dados e sempre desconfiar quando pedirem algum depósito financeiro para liberar qualquer benefício.
Desconfie sempre
Desconfie de ligações suspeitas e verifique o endereço do e-mail recebido. Em caso de dúvidas, verifique as informações e evite agir de maneira impulsiva.
Canais oficiais
Utilize apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento.
Fonte: Pesquisa A Tribuna
Análise
“Sou completamente a favor do benefício”
“Sobre a concessão do 14º salário, sou completamente a favor, tendo em vista que o Projeto de Lei 4.367/2020 foi criado para amenizar os impactos financeiros sofridos na pandemia, que por via de consequência, demandou mais responsabilidade financeira aos aposentados e pensionistas.
Esse grupo, em sua maioria, são o sustento da renda básica familiar e teve, assim, uma sobrecarga de gastos indispensáveis para dar conta da crise pandêmica.
Logo, a aprovação do 14º salário seria para ajudar no dia a dia dos segurados em geral, a fim de fomentar a economia do País. Assim, seria um investimento do governo federal e não um gasto”, disse Tamires Freitas, advogada previdenciarista.
Leia mais
Correios vão leiloar 50 mil itens. Confira os produtos e como participar
Restituição do IR será paga primeiro a quem enviar declaração até 10 de maio
Comentários