X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Novas regras vão mexer com bolso dos aposentados

Limite para empréstimo, cálculo para conseguir aposentadoria e prazo para fazer prova de vida estão entre alterações, a partir de janeiro


Como consequência das diversas leis e medidas provisórias aprovadas nos últimos anos, novas regras vão mexer na vida e no bolso dos aposentados a partir de janeiro de 2022. 

Entre as mudanças estão as alterações na data para fazer a prova de vida, os novos limites para a contratação de empréstimo e a contribuição maior ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por conta da pandemia, as regras para obtenção do crédito consignado passaram por mudanças, com o aumento do limite. A partir de 1º de janeiro, no entanto, a margem passa a ser menor: 30% para solicitar empréstimos.

Já o período de carência de até quatro meses para novas contratações  deixará de ser concedido. 

Outra novidade é em relação à prova de vida, que passará a ser realizada no mês de aniversário do beneficiário. O procedimento voltou a ser obrigatório para que o aposentado não tenha o benefício cancelado.

“O INSS aprimorou o procedimento, permitindo que ele seja feito pelo celular. O segurado também pode comparecer ao banco”, ressaltou a advogada previdenciarista Gisele Kravchychyn.

Imagem ilustrativa da imagem Novas regras vão mexer com bolso dos aposentados
INSS em Vitória |  Foto: Dayana Souza - 18/02/2020

A Reforma da Previdência, promulgada  em 2019, também trouxe  mudanças, principalmente sobre a idade mínima para se aposentar, que passa a valer em 2022.

Com a nova regra, os homens com 35 anos de tempo de contribuição deverão ter, ao menos, 62 anos e 6 meses de idade. Já as mulheres com 30 anos de contribuição deverão ter 57 anos e 6 meses, como explicou a advogada  previdenciarista Aline Simonelli. 

“Nessa regra, a cada ano aumenta seis meses na idade mínima da aposentadoria”, disse.

Também houve alteração da pontuação por tempo de serviço. Cada ano de idade e cada ano de tempo de contribuição correspondem a um ponto cada. Para os homens, a soma deverá chegar a 99 pontos, enquanto as mulheres devem alcançar 89. 

“É muito importante estar atentos a essas mudanças para requerer o benefício já com base nas novas regras exigidas”, ressaltou a advogada previdenciarista Amanda Medeiros Kravchychyn.


Algumas mudanças


1 - Prova de vida

- A partir de 2022, a prova de vida passa a ser feita no mês de aniversário dos beneficiários para a atualização cadastral. 

- Até setembro de 2022, aposentadorias e pensões das autarquias e fundações públicas federais terão seus processos centralizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

- Quem não realizou a prova de vida desde novembro de 2020, e não o fizer até dezembro de 2021, deverá fazer no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.

- O INSS aprimorou o procedimento, permitindo que ele seja feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo celular. O segurado também pode comparecer ao banco.

 2 - Crédito Consignado

Margem do crédito

- A Medida Provisória 1006/20 foi reeditada para este ano e trouxe algumas mudanças. A  margem do crédito consignado foi ampliada de 35% para 40%.

- Com  as alterações deste ano, até 31 de dezembro de 2021 temos:

- 35% com o empréstimo consignado

- 5% com o uso de cartão

 A partir de 2022

- Já a partir de 1º de janeiro de 2022,  as regras do consignado voltam ao modelo tradicional do programa, sendo:

- 30% é destinado para solicitar empréstimos

- 5% é destinado para o uso de cartão 

Carência

- O período de carência de até quatro meses, tanto para novas contratações quanto para antigas, deixará de ser concedido.

- Para os novos contratos negociados será necessário ficar atento,  pois apenas  haverá a suspensão das parcelas caso a instituição financeira ofereça. Porém, é preciso ficar atento  as condições, uma vez que  o prazo adicional pode influenciar nas taxas dos serviços, bem como na taxa de juros cobrada.

Novas regras para liberação  e bloqueio do consignado

- Os segurados que queiram bloquear ou desbloquear a opção do empréstimo consignado do seu benefício devem seguir as novas regras.

- Agora é exigido o envio obrigatório do documento de identificação com foto do beneficiário e, em casos específicos, do procurador ou do representante legal do segurado.

- Pela plataforma Meu INSS o segurado pode solicitar o bloqueio ou liberação do crédito, a regra também vale para solicitações de mudanças, bem como a forma de pagamento.

Para realizar a operação, o segurado deve:

- Acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/)

- Clicar na opção “Entrar com gov.br”

- Digitar CPF e a senha cadastrada

- Na página seguinte, ir até à barra de pesquisa, onde aparece “Do que você precisa” e escrever “consignado”. Lá, aparecerá “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”.

- O segurado deverá aguardar para solicitar o desbloqueio para empréstimo se o benefício foi concedido há menos de 30 dias ou caso tenha pedido a transferência do benefício há pelo menos 60 dias.

3 - Contribuição maior 

- A tabela de contribuições com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reajustada. 

- Isso acontece porque, com o novo valor do salário mínimo, o teto e piso do INSS 2022  mudam a partir de 1º de janeiro, como destaca o   advogado previdenciarista João Eugênio Modenese Filho.

- “O teto previdenciário é o valor máximo que o aposentado irá receber.  A estimativa de salário mínimo para o ano que vem é de R$ 1.192. Com isso, a estimativa de teto é de R$ 6.832,45.”

4 - PEC dos Precatórios

- O segurado vai demorar ainda mais para receber os valores devidos pelo INSS em ações judiciais perdidas pelo órgão, já que tudo depende da aprovação no Senado.

- O advogado previdenciarista Geraldo Benício explica que, com relação a PEC dos Precatórios, os aposentados que têm precatórios para receber (valor acima de 60 salários mínimos) poderão ter seus precatorios parcelados em até 10 anos. 

- Já os aposentados  que têm direito a receber Requisição de Pequeno Valor (RPV) - valor até 60 salários mínimos -, não sofrerão alterações, ou seja, vão receber normalmente seus pagamentos.

5 - Centralização

- Até setembro de 2022, aposentadorias e pensões das autarquias e fundações públicas federais terão seus processos centralizados no   INSS. 

6 - Novas regras para aposentadoria

- A partir de 1º de janeiro começam as novas regras de transição para aposentadoria por idade e de pontuação para aposentadoria por tempo de serviço. 

Pontuação 

- Cada ano de idade corresponde a um ponto, e cada ano de tempo de contribuição corresponde também a um ponto. 

- Os homens deverão ter, pelo menos, 35 anos de tempo de contribuição. A soma do tempo de contribuição com a idade deverá alcançar os 99 pontos, ao invés de 98, como é hoje.

- As mulheres deverão ter, pelo menos, 30 anos de tempo de contribuição. A soma do tempo de contribuição com a idade deverá alcançar 89 pontos, ao invés de 88, como é hoje.

- Essa Regra prevê um acréscimo progressivo na pontuação a cada ano, até atingir o limite de 100 pontos para mulher, e de 105 pontos para homem.

Por idade

- Com a nova regra, a cada ano aumenta seis meses na idade mínima da aposentadoria. 

- Os homens com 35 anos de tempo de contribuição deverão ter, ao menos, 62 anos e 6 meses de idade. 

- As mulheres com 30 anos de tempo de contribuição deverão ter, ao menos, 57 anos e 6 meses de idade.

Fonte: Advogados entrevistados e pesquisa A Tribuna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: