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Economia

Mutirão online de renegociação de dívidas vai até 17 de janeiro

É possível negociar dívidas de água, luz, energia elétrica e várias outras com condições especiais.


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Oportunidade para começar o ano com o nome limpo. Até o dia 17 de janeiro, consumidores com dívidas podem ingressar na 2ª edição do Renegocia, mutirão nacional de negociação de dívidas. Sendo realizado exclusivamente pela internet, nele a população pode conseguir várias condições especiais para quitar seus débitos, como parcelamento e descontos. 

Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa inclui  dívidas bancárias e não bancárias, como contas de água, energia elétrica, telefonia, operações de crédito, compras parceladas e dívidas protestadas. 

Mas, nem todas as dívidas podem ser negociadas. Não estão inclusas: pensão alimentícia, impostos, créditos rurais e imobiliários.

Letícia Coelho Nogueira, diretora-presidente do Procon-ES,  orienta o consumidor que esteja atento à proposta de negociação da empresa antes de fechar o acordo. “O consumidor deve observar se a proposta de negociação atende as suas necessidades e se poderá arcar com o compromisso”, alertou Letícia Nogueira.

Entre as condições que o consumidor terá acesso na 2ª edição do Renegocia, estão: descontos em juros, prazos ampliados para pagamento e opções de parcelamento.

Passo a passo para negociar no consumidor.gov.br

A negociação acontece através do portal consumidor.gov.br. O primeiro passo é acessar o site usando a sua conta gov.br prata ou ouro;

Após, deve-se selecionar a empresa para formalizar o pedido;

No campo "Problema", escolha a opção "Renegociação/Parcelamento de dívida";

No campo "Descrição da Reclamação", informe que deseja participar da ação de renegociação e forneça detalhes da dívida;

O credor apresentará uma proposta, que você pode avaliar, comentar e complementar, se necessário;

Durante o processo, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação.

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