X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Mutirão do INSS para liberar 2 mil aposentadorias

Iniciativa será para adiantar liberação de 2 mil aposentadorias que aguardam análise. Órgão vai avisar por telefone ou texto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mutirão do INSS para liberar 2 mil aposentadorias
Fila para receber atendimento no INSS: ministro disse que vai pagar horas extras e contratar mais 3 mil servidores concursados |  Foto: Arquivo/AT/Thiago Coutinho — 10/08/2018

Nos dias 2 e 3 de setembro será realizado o mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado, que tem mais de 2 mil pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) — espécie de aposentadoria para idosos e deficientes de baixa renda — aguardando por análise. 

A ação tem por objetivo julgar os processos que estão na fila a mais de 45 dias. Promovido pelo Ministério da Previdência e pelo Conselho de Recursos da Previdência Social, o mutirão integra o plano do governo federal de dar andamento à fila de pedidos por benefícios previdenciários. 

Ontem, as equipes do Espírito Santo e de Minas, que integram a mesma superintendência, se reuniram para definir os detalhes da ação. No Estado, a expectativa é de que ao menos 15% dos pedidos em fila sejam analisados e concluídos. 

Para que seja possível concluir o benefício para o quantitativo esperado, que corresponde a aproximadamente 300 pessoas, é preciso definir a equipe que vai participar da ação. Para isso, falta formar o time de assistentes sociais e peritos médicos federais. 

Segundo a agência regional da autarquia, uma nova reunião vai acontecer no mês que vem, onde a questão será abordada e encaminhada para os trâmites finais. 

Leia mais:

INSS estuda aceitar uso de biometria do transporte público como prova de vida

Nubank confirma adesão ao programa Desenrola

A gerência executiva do INSS em Vitória também informou como os segurados que estão na fila serão chamados para o evento. “Por meio de ligação telefônica, mensagem de texto e e-mail, iremos chamá-los para o mutirão”. 

Mas, para participar da ação, é preciso ter a documentação em dia – CadÚnico atualizado, RG ou CPF e documentos da pessoa menor de 16 anos.

Biometria 

Outra medida para resolver questões burocráticas do INSS é a possibilidade de utilizar o sistema de controle biométrico presente em transportes públicos como uma forma de os aposentados, pensionistas e outros beneficiários de auxílios federais comprovarem que estão vivos.

A proposta está em fase de análise e  será testada no Distrito Federal, podendo ser expandida para outras regiões. O INSS busca tornar a prova de vida mais acessível e menos complicada para os beneficiários.

Leia mais:

ES terá a primeira Zona de Processamento de Exportação do país

Operadoras querem limite de internet para uso do WhatsApp

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: