Multinacional quer atrair estrangeiros para a 1º zona franca do ES
Autorização para o projeto da zona franca deve ser dada nesta quinta-feira (27) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em visita ao Estado
Escute essa reportagem
Líder global em serviços e investimentos imobiliários, a empresa canadense Colliers visitou nesta quarta-feira (26) o município de Aracruz, no Norte do Estado, com o objetivo de avançar em novos projetos de desenvolvimento para o Estado.
A multinacional visitou a região onde será instalado o Porto da Imetame e conheceu o projeto da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) que está sendo planejado para Aracruz. ZPE é uma espécie de zona franca, mas voltada para a atividade de exportação.
Leia mais notícias de Economia aqui
Esse tipo de área tem benefícios fiscais e cambiais, tornando-se atraentes para a operação de empresas. A autorização para a ZPE deve ser dada nesta quinta-feira (27) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em visita ao Espírito Santo.
A CEO da Colliers no Brasil, Paula Casarini, destacou que a criação da nova ZPE vai colocar o Espírito Santo em um novo patamar e abrir novas oportunidades de negócios internacionais. Ela destacou, inclusive, a intenção da Colliers de intermediar a vinda de clientes internacionais para a nova Zona.
“Temos muitos clientes do segmento e também de outros países que poderão encontrar nesta ZPE uma solução para um problema de negócio que ela possa ter. Ou seja, empresas que ainda não atuam aqui, poderão vir para cá. Esperamos poder fazer com que isso aconteça”
O grupo canadense tem 20 mil funcionários em todo o planeta e US$ 92 bi em ativos sob sua gestão, e é especializado em fazer arranjos imobiliários. Um de seus negócios principais é procurar área para quem tem empresa e empresa para quem tem área.
CARIACICA
Paula contou que nesta quinta-feira (27) haverá uma agenda com a prefeitura de Cariacica. O objetivo da conversa é verificar a possibilidade de implantação de empreendimentos e ocupação de logística no município. A ideia, resumidamente, é fazer com que o crescimento logístico visto na Serra nos últimos anos também ocorra em Cariacica.
“Tem muita coisa na Serra, mas lá há vacância baixa. E como já está muito adensado, Cariacica está surgindo como uma alternativa para a implantação desses empreendimentos. Então o que estava acontecendo na Serra, essa expansão que ocorreu nos últimos anos, pode vir a acontecer em Cariacica, porque há potencial para isso. Mas ainda iremos conversar com o prefeito sobre essa possibilidade”.
Comentários