Moradores reclamam da instabilidade do sinal 5G
Clientes que moram em cinco bairros de Vila Velha se mostram insatisfeitos com a nova tecnologia e dizem que há oscilação
Escute essa reportagem
Praia da Costa, Itapuã, Centro, Divino Espírito Santo e Olaria são os cinco bairro de Vila Velha onde o 5G foi homologado, mas a oscilação da rede móvel tem incomodado moradores que utilizam a nova tecnologia.
Ruth Paula de Cássia, de 44 anos, é empreendedora e tem um negócio em casa. Para ela, quanto mais rápida a velocidade da internet, mais fácil é o trabalho.
“Emito nota fiscal, atendo minhas clientes nas redes sociais e enquanto faço tudo isso, planejo a estratégia de marketing e o design das páginas. A internet não pode ser boa, tem que ser ótima”.
Moradora do Centro, Ruth diz que o 5G às vezes funciona bem, outras vezes não.
“Talvez tenha esperado muito do serviço, mas não é constante como deveria ser”, conta.
Procurada pela reportagem, a operadora Vivo, por meio de nota, argumentou: “A Vivo informa que não identificou nenhuma falha massiva na sua rede 5G e enfatiza que o sinal está disponível para todos os clientes da empresa”. A operadora reforçou a necessidade de utilizar aparelhos que sejam compatíveis com a tecnologia 5G.
Advogado do consumidor, Armando Betti orienta que não importa o número de pessoas que elogia o sistema, se ele falhar para um indivíduo, a prestação do serviço não cumpriu seu papel. “A operadora justifica que não houve nenhuma falha massiva, mas esse registro não precisa existir para a falha, basta que afete uma pessoa”.
A orientação, segundo o profissional, é primeiro procurar a companhia de celular. “Tentar resolver entre as partes é importante. O problema pode ser simples e não exigir a atuação do Judiciário”.
Apesar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já ter liberado o sinal, Fundão, Guarapari, Cariacica e Viana seguem sem a tecnologia. O consumidor da Vivo que quiser saber quais regiões têm o sinal 5G devem acessar o site: Vivo Cobertura.
As demais companhias nacionais de celular foram procuradas pela reportagem, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.
Leia mais:
Anatel autoriza 5G em mais quatro cidades do ES. Veja lista
Fundadores do Instagram lançam novo aplicativo de texto. Conheça
Como está o sinal 5G
tecnologia já está disponível
O sinal 5G é uma realidade no Espírito Santo, apesar do serviço não ter cobertura em todo território capixaba.
Em Vila Velha, Vitória e na Serra é possível acessar a internet com quinta geração de internet móvel.
No Estado, os municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana foram liberados, segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O que dizem as operadoras sobre o sistema
TIM
A TIM ativou a tecnologia no Espírito Santo em agosto de 2022. Por enquanto, o serviço 5G é oferecido apenas na Capital.
A operadora afirmou que outras localidades devem ser ativadas até o final do primeiro semestre deste ano.
Vivo
A tecnologia 5G da operadora está ativa nas cidades da Serra, em Vitória e Vila Velha, mas não em todos os bairros.
Claro
O 5G já está disponível nas regiões de Vitória e Vila Velha. Os bairros da capital que têm o sinal são: Antônio Honório, Barro Vermelho, Goiabeiras, Ilha do Boi, Jabour, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Praia do Canto, Pontal de Camburi, República e Santa Lúcia.
“Não dura e logo cai para o 4G”
Sandro Peixoto, de 39 anos, mora no bairro Divino, Vila Velha, em casa, e trabalha como desenvolvedor de sistemas. Formado em Tecnologia da Informação, a internet é a ferramenta principal da profissão.
“Monitoro a velocidade do meu celular, já vi chegar a impressionantes 700 Mbps, mas não dura e logo cai para o 4G”, afirmou Peixoto.
Para o serviço que executa, a internet é o ponto-chave. “Quanto mais rápida a velocidade, mais rápido executo as tarefas. Com mais tempo, fecho mais trabalhos, o que significa dinheiro na conta”
Apesar do 5G ainda ser restrito às redes móveis (celular), a expectativa é que o serviço logo seja oferecido em todos os aparelhos, principalmente nos computadores e notebooks.
Leia mais:
WhatsApp planeja permitir envio de fotos em qualidade original, diz site
Samsung lança Galaxy S23 com câmera de 200 MP por R$ 9,5 mil
Comentários