X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Moradores reclamam da instabilidade do sinal 5G

Clientes que moram em cinco bairros de Vila Velha se mostram insatisfeitos com a nova tecnologia e dizem que há oscilação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Moradores reclamam da instabilidade do sinal 5G
Antenas 5G, necessárias para a tecnologia funcionar |  Foto: Reprodução / Canva

Praia da Costa, Itapuã, Centro, Divino Espírito Santo e Olaria são os cinco bairro de Vila Velha onde o 5G foi homologado, mas a oscilação da rede móvel tem incomodado moradores que utilizam a nova tecnologia.

Ruth Paula de Cássia, de 44 anos, é empreendedora e tem um negócio em casa. Para ela, quanto mais rápida a velocidade da internet, mais fácil é o trabalho. 

“Emito nota fiscal, atendo minhas clientes nas redes sociais e enquanto faço tudo isso, planejo a estratégia de marketing e o design das páginas. A internet não pode ser boa, tem que ser ótima”. 

Moradora do Centro, Ruth diz que o 5G às vezes funciona bem, outras vezes não.

“Talvez tenha esperado muito do serviço, mas não é constante como deveria ser”, conta. 

Procurada pela reportagem, a operadora Vivo, por meio de nota, argumentou: “A Vivo informa que não identificou nenhuma falha massiva na sua rede 5G e enfatiza que o sinal está disponível para todos os clientes da empresa”. A operadora reforçou a necessidade de utilizar aparelhos que sejam compatíveis com a tecnologia 5G. 

Advogado do consumidor, Armando Betti orienta que não importa o número de pessoas que elogia o sistema, se ele falhar para um indivíduo, a prestação do serviço não cumpriu seu papel. “A operadora justifica que não houve nenhuma falha massiva, mas esse registro não precisa existir para a falha, basta que afete uma pessoa”.

A orientação, segundo o profissional, é primeiro procurar a companhia de celular. “Tentar resolver entre as partes é importante. O problema pode ser simples e não exigir a atuação do Judiciário”.

Apesar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já ter liberado o sinal, Fundão, Guarapari, Cariacica e Viana seguem sem a tecnologia. O consumidor da Vivo que quiser saber quais regiões têm o sinal 5G devem acessar o site: Vivo Cobertura.

As demais companhias nacionais de celular foram procuradas pela reportagem, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Leia mais:

Anatel autoriza 5G em mais quatro cidades do ES. Veja lista

Fundadores do Instagram lançam novo aplicativo de texto. Conheça

Como está o sinal 5G

tecnologia já está disponível

O sinal 5G é uma realidade no Espírito Santo, apesar do serviço não ter cobertura em todo território capixaba.

Em Vila Velha, Vitória   e na Serra é possível acessar a internet com quinta geração de internet móvel.

No Estado, os municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana foram liberados, segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O que dizem as operadoras sobre o sistema

TIM

A TIM ativou a tecnologia no Espírito Santo em agosto de 2022. Por enquanto, o serviço 5G é oferecido apenas na Capital. 

A operadora afirmou que outras localidades devem ser ativadas até o final do primeiro semestre deste ano.

Vivo

A tecnologia 5G da operadora está ativa nas cidades da  Serra, em Vitória e Vila Velha, mas não em todos os bairros.

Claro

O 5G já está disponível nas regiões de Vitória e Vila Velha. Os bairros da capital que têm o sinal são: Antônio Honório, Barro Vermelho, Goiabeiras, Ilha do Boi, Jabour, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Praia do Canto, Pontal de Camburi, República e Santa Lúcia.

“Não dura e logo cai para o 4G”

Sandro Peixoto, de 39 anos, mora no bairro Divino, Vila Velha,  em casa, e trabalha como desenvolvedor de sistemas. Formado em Tecnologia da Informação, a internet é a ferramenta principal da profissão.

“Monitoro a velocidade do meu celular, já vi chegar a impressionantes 700 Mbps, mas não dura e logo cai para o 4G”, afirmou Peixoto.  

Para o serviço que executa, a internet é o ponto-chave. “Quanto mais rápida a velocidade, mais rápido executo as tarefas. Com mais tempo, fecho mais trabalhos, o que significa dinheiro na conta” 

Apesar do 5G ainda ser restrito às redes móveis (celular), a expectativa é que o serviço logo seja oferecido em todos os aparelhos, principalmente nos computadores e notebooks.

Leia mais:

WhatsApp planeja permitir envio de fotos em qualidade original, diz site

Samsung lança Galaxy S23 com câmera de 200 MP por R$ 9,5 mil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: