X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Momento ideal para locação de imóveis

Advogados imobiliários e demais especialistas do setor explicam os diversos fatores que apontam o cenário favorável no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Momento ideal para locação  de imóveis
Locação: maior interesse devido aos novos investimentos e à entrada de empresas de logística no Estado |  Foto: Divulgação

O início deste ano é visto por especialistas em mercado imobiliário do Estado como o momento ideal para a locação de imóveis, com diversos fatores indicando uma alta demanda neste setor.

O vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi-ES), Alexandre Schubert, detalha que o Espírito Santo tem performado de forma semelhante à média nacional, que, por sua vez, tem apresentado progressivo aumento da população que usa residências por locação.

“Vários são os motivos: o amadurecimento da população, que procura residências diferentes e muitos serviços que não existiam antigamente; os novos entrantes no mercado, como jovens que estão iniciando a vida. Isso tudo leva a uma procura maior ao invés da compra pela locação de imóveis”.

O diretor comercial da Betha Espaço, Charles Bittencourt, explica que o desenvolvimento econômico da região, que tem atraído investimentos e empresas de diversos setores, inclusive o de logística, também é um fator para o alto interesse por locações.

“A questão do preço é uma consequência da pandemia, quando houve certa redução. Está num nível saudável, e não deve ficar abusivo ou complicado de se alugar, mesmo com a alta demanda”.

Os advogados especialistas em Direito Imobiliário Gabriela Gomes Machado e Vinícius Pessoa Egídio explicam que a valorização dos imóveis e a alta taxa de juros, e a maior dificuldade no acesso à moradia por casa própria no País também são fatores que ajudam a explicar o crescimento na locação de imóveis no Estado.

O advogado especialista em Direito Imobiliário Diovano Rossetti explica que, por conta dessa demanda maior do que a produção de novos imóveis, há uma tendência de aquecimento do mercado de locações.

Outro advogado especialista em Direito Imobiliário, Daniel Fernandes Alves Filho alerta que o aumento da demanda deve vir acompanhada de atenção às normas jurídicas do setor.

“Proprietários e locatários devem entender seus direitos e obrigações conforme estabelecidos pela legislação, não só pela lei do inquilinato, mas também no código civil, incluindo normas condominais e de vizinhança”.

Queda no home office reaquece aluguel de salas e galpões

O mercado de aluguéis comerciais está passando por um período de reaquecimento após ter vivenciado uma queda por conta do período da pandemia. A explicação é que com a tendência de redução do home office pelas empresas, mais salas comerciais estão sendo alugadas.

A advogada Gabriela Gomes Machado explica que o trabalho remoto, ao se popularizar na pandemia, impactou o setor.

“O volume de lançamentos reduziu, sendo substituído por condomínios residenciais mistos, com unidades residenciais e comerciais”, explica.

O vice-presidente da Ademi-ES, Alexandre Schubert, explica que o mercado está, neste momento, se recuperando. “O índice de aumento de locações de imóveis comerciais no ano passado foi de 5,85%, o que indica um crescimento sustentável e saudável para o mercado”.

O diretor comercial da Betha Espaço, Charles Bittencourt, salienta que o segmento foi favorecido pelo crescimento do setor logístico na Grande Vitória. “A demanda pelo aluguel de galpões em municípios como Serra, Viana e Cariacica está disparando. Esse mercado está aquecido”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: