Ministérios da Justiça e Turismo vão investigar 123milhas
Uma das questões abordadas é sobre a suspensão de emissões de passagens para viagens entre setembro e dezembro deste ano
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Brasília - O Ministério do Turismo pediu para que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça investigue a 123milhas pela suspensão de emissões de passagens para viagens entre setembro e dezembro deste ano. O Procon-SP também informou que notificará a empresa amanhã.
A agência de viagens digital anunciou nessa sexta-feira a suspensão de pacotes e emissão de passagens aéreas da linha “Promo” com data variável.
O Turismo considerou “grave” o anúncio da companhia e afirmou ter acionado o Ministério da Justiça para que ele “avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos”.
A pasta quer ainda que a Senacon “identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”.
A 123milhas disse que devolverá o valor pago pelos clientes prejudicados com vales, com correção monetária ao mês de 150% do CDI – título de dívida negociado entre bancos que acompanha a taxa básica de juros. Os cupons valerão apenas para outros produtos do site (passagens aéreas, hotéis ou pacotes).
Eles valerão por 36 meses após a solicitação de reembolso, que pode ser feita no site. As informações estão disponíveis em nota pública divulgada pela empresa no endereço da 123milhas.
“Ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, por ventura, tenham agido de má-fé”, continua a nota do Ministério do Turismo.
“O MTur e o MJ acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informados todas as pessoas e setores envolvidos”, concluiu.
Procon
O Procon de São Paulo será outro órgão a questionar a 123milhas. A entidade de defesa do consumidor quer saber os motivos para a suspensão e enviará uma notificação amanhã.
O órgão questionará como a agência havia se preparado para a situação, como está informando os clientes e quais as medidas de compensação que estão sendo adotadas.
O Procon-SP recomenda que os consumidores entrem em contato com a 123milhas e registre uma queixa contra a empresa no Procon.
Saiba mais
Perguntas e respostas sobre a suspensão
Passagens já emitidas serão mantidas?
Sim. Para quem já recebeu a passagem, o localizador ou o e-ticket, a viagem está confirmada.
Como ficam os pedidos ainda não emitidos?
Os pedidos da linha “Promo” com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 não serão emitidos.
Nesse caso, a empresa informou que irá devolver integralmente os valores já pagos pelos clientes. A devolução será por meio de vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado.
E os embarques a partir de janeiro de 2024 pela linha “Promo”?
Nesse caso, a empresa orienta que os compradores já solicitem seus vouchers. A devolução, segundo a 123milhas, será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023.
Até quando o voucher ficará disponível?
Os vouchers recebidos pelos clientes da linha “Promo” poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da data de solicitação.
Onde solicitar os vouchers?
A solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência: www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba "Promo 123"; ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.
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