X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Mesários não vão precisar pagar taxa de inscrição para concurso no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Mesários não vão precisar pagar taxa de inscrição para concurso no Estado
Mesário vai poder disputar sem pagar as seleções do Estado, que prevê 5 concursos para efetivos em 2021 |  Foto: Divulgação

O governo do Espírito Santo publicou uma lei que isenta os mesários voluntários que trabalharem nas eleições de pagar taxas de inscrições de concursos promovidos por órgãos do governo estadual.

Para ter direito à gratuidade, o voluntário precisará trabalhar em ao menos dois eventos eleitorais, como eleição, plebiscito ou referendo. A lei considera cada turno como uma eleição. O benefício será válido por dois anos após a data de encerramento da participação com a Justiça Eleitoral.

Para as eleições municipais deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo (TRE-ES) prevê convocar 46 mil voluntários para prestarem serviço. Destes, 36 mil atuarão como mesários e outros 10 mil como colaboradores em diversas funções administrativas e auxiliares.

Na Lei nº 11.196 publicada ontem no Diário Oficial do Estado, a isenção em taxas de inscrições para os mesários valerá para concursos públicos realizados pela Administração Pública Direta e Indireta, Autarquias, Fundações Públicas e Entidades mantidas pelo Poder Público Estadual.

O voluntário terá que comprovar o serviço prestado, apresentado, no ato da inscrição, documento emitido pela Justiça Eleitoral, contendo o nome completo, a função desempenhada, o turno e a data da eleição.

O projeto que deu origem à lei foi protocolado em agosto na Assembleia Legislativa pelo deputado Dr. Rafael Favatto. Segundo o autor, a ideia é compensar o trabalho realizado sem remuneração nas eleições pelos cidadãos

Em 2021, o governo prevê concursos em ao menos cinco órgãos: Secretarias de Fazenda, Educação e Justiça, Polícia Civil e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

O TRE-ES ainda está recebendo o cadastro de quem deseja ser voluntário nas eleições de novembro, que pode ser feito no site do tribunal, e a inscrição é contínua, já que pode ser necessário convocar voluntários substitutos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: