Mercado de trabalho capixaba tem mais de 600 mil jovens, diz estudo
Em 2022, percentual de jovens inseridos na força de trabalho no ES ficou acima da média nacional
Escute essa reportagem
O Espírito Santo superou a média nacional de jovens inseridos na força de trabalho — grupo formado pela população entre 15 e 29 anos que trabalham ou querem trabalhar. Os dados, referentes ao ano de 2022, foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) nesta quarta-feira (24), quando se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador.
No ano analisado, o percentual da população jovem capixaba inserida na força de trabalho chegou a 67,6%, percentual acima da média nacional de 64,7%. Em números absolutos, isso significa que 602,4 mil jovens estiveram presentes no mercado de trabalho do Estado.
“São indicadores relevantes que demonstram que o jovem capixaba tem forte inserção no mercado de trabalho, atingindo uma expansão maior que a média nacional”, avalia o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.
De acordo com o estudo, chamado “Caderno da Juventude – Jovem na força de trabalho 2016 a 2022”, a taxa de participação na força de trabalho dos jovens capixabas na série analisada foi de +3,0 pontos percentuais. No Brasil, no mesmo período, a elevação foi de +0,8 pontos percentuais.
Destaques
Segundo o Caderno da Juventude, a maior taxa de participação foi entre os jovens de 25 a 29 anos (83,1%), seguida pela faixa etária de 18 a 24 anos (73,0%). Os jovens de 15 a 17 anos obtiveram 25,8% da taxa de participação na força de trabalho — o que indica, de acordo com o instituto, que a maioria dos jovens efetivamente participam do mercado de trabalho a partir dos 18 anos.
Ainda segundo o estudo, no ano de 2022, dos jovens na força de trabalho, a maior participação por posição na ocupação é de empregados (78,6%) e, em seguida, daqueles que trabalham por conta própria (16,8%). Entre os setores com maior número de jovens ocupados se destacam Comércio, com 27,8%, e Informação e Comunicação, com 11,8%.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários