X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Medida aumenta imposto de bancos

Editada em abril deste ano, a MP aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 20% para 21%


Ouvir

Escute essa reportagem

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) que eleva a alíquota de imposto cobrado sobre o lucro dos bancos. Editada em abril deste ano, a MP aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em um ponto percentual para as instituições financeiras de 20% para 21%.

Caso o texto seja aprovado pelo Senado, a alteração da alíquota, adotada desde agosto, será mantida apenas até o fim do ano. Na Câmara, não houve alteração em relação ao texto do governo.

O objetivo da política foi compensar a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que renegocia dívidas de micro e pequenas empresas, o chamado Refis.

Em seu relatório, o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) cita a estimativa da União para o incremento da arrecadação.

“A exposição de motivos (do governo) da proposição atribui sua urgência e relevância pela necessidade de aumento da arrecadação tributária para manutenção do equilíbrio orçamentário-financeiro da União, e estima um incremento de receitas de R$ 244,1 milhões para o ano de 2022”.

A MP também eleva de 15% para 16% a mesma contribuição sobre o lucro de pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização.

Em 2021, a CSLL imposto subiu para 25% até o dia 31 de dezembro, como forma de compensar, naquele momento, a redução temporária de impostos federais sobre o óleo diesel.

Neste ano, porém, parlamentares e governo negociaram um aumento mais modesto, com elevação de apenas um ponto, para bancar o Refis.

Mais cedo, a Câmara aprovou uma outra MP que amplia o uso do Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHab) para financiar moradias do programa Casa Verde e Amarela. O texto também segue para o Senado.

Quanto a linha de crédito voltada para pequenas e médias empresas. A MP amplia o prazo para empréstimos contratados a partir do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: