X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Mais de 30 mil carros em portos do ES até o fim do mês

Número de veículos importados, sobretudo elétricos chineses, que chegam pelo mar ao Espírito Santo tem batido recordes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 mil carros em portos do ES até o fim do mês
Navio gigante da BYD atracou no Porto de Suape (PE) com 5.459 híbridos e elétricos importados da China |  Foto: Divulgação / Vports

No ano passado, o Espírito Santo se destacou como o Estado que mais recebeu carros importados no país. Neste ano, de janeiro a março, o número de veículos importados pelos portos de Vitória e Vila Velha triplicou, se comparado com 2023.

E o volume de chegada de veículos deve continuar crescendo. A reportagem apurou que até o final deste mês há uma previsão de chegar ao Brasil, - pela Vports, que administra os terminais de Vitória e Vila Velha - , um número recorde de importação de carros.

Segundo fontes portuárias, a previsão é chegar ao Estado mais de 30 mil veículos, principalmente elétricos.

No primeiro trimestre deste ano, 43 mil automóveis foram importados, contra 14 mil no primeiro trimestre de 2023 - um aumento de 207%.

Espaço

Reportagem recente publicada em A Tribuna, mostrou que as empresas estão buscando ampliação das áreas alfandegárias, para armazenamento temporário dos carros, que estão lotadas.

Grande parte desses veículos são elétricos e híbridos e vem da China, de marcas a exemplo de BYD e GWM, e de outros países com as marcas Honda, Mercedes e Volvo.

Com tantos carros chineses sendo exportados, já estão faltando navios no país asiático. A China dispõe da oitava maior frota marítima do mundo, com 33 navios que transportam automóveis, segundo a consultora marítima Veson Nautical.

Para reverter a situação, empresas chinesas já encomendaram 47 novos navios, o que representa um quarto de todas as encomendas mundialmente.

Na rota de navio gigante de chinesa

O Espírito Santo está na rota para receber navio gigante da China, trazendo carros elétricos. Na última segunda-feira, uma embarcação atracou no Brasil, no Porto de Suape, em Pernambuco.

Com a maior movimentação de carros da história do Porto de Suape em uma única vez, o navio trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado nacional, visando atender à alta demanda dos brasileiros por carros elétricos e híbridos da BYD.

A embarcação mede 199,9 metros de comprimento, levou 27 dias em uma viagem da China ao Brasil e deve retornar ao país de origem.

Esta é a segunda viagem do navio, que tem 23 tripulantes, a maioria deles da Bulgária.

João Paulo de Barros, gerente regional de vendas da BYD, disse que o Estado deve receber esse navio gigante até o final do ano. No entanto, ele explica que ainda não há prazo e também não é possível afirmar se será a mesma embarcacação que atracou em Pernambuco ou se será outro navio semelhante.

Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 21 mil unidades no País, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, (Fenabrave).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: